segunda-feira, março 30, 2009

Monte do Trigo Epic - Agradecimentos

Claro que, tal como no Cape Epic, existe sempre um agradecimento especial para aqueles que nos acompanham mais de perto e nos ajudam a curar as feridas causadas pelo desgaste emocional e físico, que vivem as nossas ansiedades e frustrações, que nos apoiam e se sacrificam por nós e que, esperam por nós na linha de chegada para nos incentivar, motivar e aplaudir, quer sejamos os últimos ou primeiros, mesmo depois de horas ao frio e ao vento à nossa espera.
Neste fim-de-semana tive o prazer de ter um suporte alargado.
Apesar do frio e vento que se fez sentir, apesar de ter previsto terminar o passeio por volta das 13h e só ter chegado às 14h, eu e o Hugo fomos contemplados com a festa e incentivo da Mariana e da Francisca, que aguentaram estoicamente até à nossa chegada, dos seus pais, Ana e Miguel, e claro, como não podia deixar de ser, da minha fã número um, a Sofia!!

Para eles um grande beijinho e muito obrigado, sem vocês aquela última subida não teria sido a mesma coisa....

A todos um grande bem hajam.

domingo, março 29, 2009

Monte do Trigo Epic





Pode parecer presunção, mas acho que o título de adequa, e vou tentar explicar porquê. Este sábado terminou mais uma edição daquela que é já uma prova de referência nas provas de ultramaratonas, o Cape Epic, realizado na África do Sul. Ora, findo tão ilustre desafio, nada melhor que rumar ao nosso Alentejo para um cheirinho do que por terras sul-africanas se passou. Então, não seria melhor rumar mais a norte, perguntam vocês. Não, respondo eu, porque efectuar um passeio de 66km com 1755mts de acumulado, números dignos de um Cape Epic, não é preciso ir mais para norte. Outra razão para o título que elegi foi o facto de, no percurso maior se andar aos pares, outra característica do cape Epic. Eu fui sempre com o Hugo, esperando um pelo outro sempre que algum de nós acusava alguma fadiga, e o mesmo pudemos constar com mais outros dois ciclistas, um da Vidigueira e outro aqui mais perto, de Azeitão.... Mas vamos ao relato dos acontecimentos...
Eram 8 da manhã quando eu saí do Refúgio da Vila, em Portel, em direcção ao Monte do Trigo para me encontrar com o Vuck Roger. O carro marcava 5,5º... mas como nestas coisas, quem corre por gosto não cansa, não me vou aqui queixar, mas que deu para bater o dente, deu!! Antes de alinharmos na partida ainda tivemos tempo para um cafezinho mais um dos repórteres da BTT TV. A partida foi dada pouco depois das 9h, após um breve discurso do presidente do Grupo Desportivo Local, e a um ritmo bastante elevado. Rolámos a primeira meia hora com velocidades na casa do 25km/h, claro que nós, como íamos à distância maior, optámos por um ritmo ligeiramente mais brando que o da grande maioria que ia aos 30 ou 45km. PAra terem uma pequena ideia, começamos a subir desde o km 3,7 até ao km 17... dos 187mts de altitude até aos 420mts...aí. na igreja de São Pedro dar-se-ia a primeira bifurcação, e podemos constatar que muitos dos que estavam a pensar ir aos 45, se ficaram pelos 30... pudera!! Nós mantivemo-nos fieis às nossas convicções, e lá fomos! O primeiro abastecimento foi ao km22. Imediatamente depois do abastecimento, deu-se nova bifurcação, ou 45km ou 70km... não hesitámos, depois das fortes subidas iniciais achamos que o pior já tinha passado, estávamos um bocado enganados!!!! Grande parte deste percurso foi feito sem ver vivalma... eu e o Hugo mantínhamos um andamento animado enquanto púnhamos a conversa em dia. O percurso não tinha como enganar, ora subíamos sem parar ora descíamos vertiginosamente... Antes do segundo abastecimento, passámos os tais dois ciclistas que também seguiam em par. Daí para a frente, depois do terceiro e último abastecimento, começamos a desmontar nas subidas, que eram sempre iguais e monótonas junto com as pernas que já começavam a fraquejar. Finalmente, chegámos a Monte do Trigo, passadas 5 horas de termos arrancado. Os banhos já estavam vazios a essa hora, o que me deixou bastante satisfeito, pois pude demorar o tempo que achei que merecia... Depois da banhoca, havia almoço, mas eu apontei para São Manços, para o restaurante o Xico onde já me esperavam algumas das melhores entradas da gastronomia Alentejana!!!


Em jeito de resumo, acho que o passeio teve uma organização simpática, mas que falhou no capitulo da comunicação, na véspera da prova não se conseguia saber a hora da partida, o secretariado era para estar aberto até às 20h de sábado, mas por causa da selecção (o futebol sempre a falar mais alto...) fechou cerca de meia hora mais cedo, enfim, alguns aspecto melhoráveis. O percurso estava bastante bem sinalizado, mas pecou por ser demasiado duro. Num passeio, que não uma prova, com 70km não seria necessário, digo eu, incluir as subidas que faziam parte do percurso, mas enfim, este capítulo é discutível.


Resta-me agradecer ao Hugo pela excelente companhia, na qualidade de anfitrião e de companheiro nos trilhos solitários do caminho de São Pedro. De facto, sem companhia psicologicamente teria sido muito difícil.







quinta-feira, março 19, 2009

Body Geometry Fit - Motovedras





Eu acho que vou experimentar este sábado...


Desde que comprei a Merida que ainda não lhe consegui "apanhar" a posição óptima e cheguei mesmo a ficar com algumas dores ligeiras num joelho depois do fim de semana do Carnaval... Não há nada como falar com os peritos!!


Pedale mais rápido, vá mais longe com mais conforto


Você sabia que pode pedalar mais rápido, ir mais longe e com maior conforto?
O segredo? O serviço de ajuste integrado que adopta a bicicleta ao ciclista.

BG Fit é um sistema de ajuste da bicicleta levado a cabo por técnicos BG Fit devidamente credenciados e especialmente treinados utilizando ferramentas de ajuste especificas, num processo único de avaliação física e análise dinâmica do ciclista, que em bicicletas e equipamento ergonomicamente optimizado, lhe permitirão pedalar mais rápido , ir mais longe e com muito mais conforto.

Desenvolvido pela SPECIALIZED em conjunto com o Dr. Andrew Pruit-director do Centro de Medicina Desportiva de Boulder, o programa BG Fit combina a mais recente investigação cientifica, mais de 30 anos de experiência, uma paixão imensa pelo ciclismo e uma competência sem paralelo para criar um sistema que melhora a experiencia de qualquer ciclista em cima da sua bicicleta.

O ajuste perfeito permite ao ciclista obter o máximo de performance da sua bicicleta e do seu corpo. Conforto, velocidade e controlo podem ser optimizados de acordo com as capacidades, limitações e objectivos de cada um.

Na MOTOVEDRAS , fizemos um investimento significativo na formação dos nossos tecnicos e aquisição de equipamento de forma a conseguir o serviço de ajuste BG Fit mais proffissional e de forma a conseguir o melhor resultado - O SEU!

Ajuste BG Fit 2D:

-Avaliação de Flexibilidade
-Ajuste da posição dos encaixes do sapato
-Ajuste dinâmico do selim
-Ajuste dinâmico do guiador

Ajuste Avançado BG Fit 3D:

-Avaliação aprofundada estrutural e da flexibilidade
-Avaliação e escolha das palmilhas e cunhas Body Geometry
-Ajuste e posicionamento dinâmico do selim e guiador
-Alinhamento de 3 dimensões
-Outros ajustes necessário

quarta-feira, março 18, 2009

Brasil Soul MTB Team com Training Camp em Portugal





Se você gosta de viajar e pedalar de Mountain Bike, venha fazer parte do Brasil Soul Training Camp – Edição Portugal! Uma expedição na Serra do Buçaco, conhecendo seus principais atrativos.

A Serra do Buçaco tem um perímetro florestal cuja a área é de cerca de 962 hectares. Junto a Serra, está a Mata do Buçaco que ocupa uma superfície de 105 hectares. É um verdadeiro jardim botânico com cerca de 700 espécies nativas e exóticas, protegidas por um decreto papal do século XVII que ameaçava de excomunhão quem lhes causasse danos. Dentre as espécies, destaca-se o Abeto do Cáucaso, o Cedro do Buçaco ou Sequóia sempre verde (árvore de grande porte que pode atingir os 100m de altura).

De cima da Cruz Alta é possível apreciar a beleza deslumbrante da Serra, em que se destacam locais como o Vale dos Fetos e a Fonte Fria.

Na planície vamos encontrar as famosas vinhas das regiões da Bairrada e do Dão além do Palace Hotel do Buçaco, categorizado como um dos mais belos e históricos hotéis do mundo.

Pernoitando na cidade localizada no complexo das Termas do Luso, os participantes terão um roteiro misto com Trilhas, Downhill, Single Track e muito Mountain Bike, o Training Camp Brasil Soul – Edição Portugal promete uma viagem inesquecível!

Serão 9 dias de Training Camp, no comando dos experientes bikers Mário Roma (ultramaratonista de MTB medalha de bronze mundial 24 horas solo) e Adriana Nascimento (10 vezes campeã brasileira MTB XC). Este ano Mário Roma e Adriana Nascimento conquistaram a inédita posição de 3º lugar na Ultramaratona Transandes Challenge com 6 etapas 500 km e 9.300 m de ascensão, através das técnicas trilhas do Chile, Argentina e Patagônia.

Em pauta estão técnicas da utilização de MTB e desempenho, escolha apropriada de equipamentos, logística e preparação para participar de eventos esportivos e viagens, cuidados alimentares e físicos para melhorar seu desempenho e qualidade de vida através do Mountain Bike.


Mais informação em:


http://www.brasilsoulmtb.com.br/TrainingCamp/Portugal/

terça-feira, março 17, 2009

Domingo, volta das 24h


Domingo, 15/03.


Este domingo, pelas 10h lá estávamos eu, o Trips, o Vuck Roger e o Miguel Marecos que se juntou a nós para mais umas voltinhas pelo percurso das 24h de Lisboa de 2008 em Monsanto. O encontro foi no parque de estacionamento da Decathlon, e o objectivo era apenas continuar o reconhecimento do percurso e, se possivel fazer uma volta mais lançada para tentar perceber tempos possiveis por volta. O primeiro objectivo foi atingido, o segundo nem por isso. Eu e o Vuck Roger fizemos duas voltas completas, o Trips deixou-nos a meio da segunda volta para ir ter com a sua Marta, e o Miguel deixou-nos pouco depois da primeira volta. O ritmo empregue foi bom, mas não foi "a fundo". A esta distância, e com a (falta de) preparação que temos também não daria para muito mais.


Deixo aqui os dados do passeio:









Este Sábado também foi em familia...

A Familia Maxmouragarciaferreira!
Os noivos!

Sábado, 14/03.
Uma vez mais, o sábado foi dedicado a pedalar em familia no Parque das Nações. A mim e á Sofia juntou-se a minha prima, Carla Max, o seu maridão, El Mourex e o filhote mais velho de ambos, o Duarte! (o mais novo para a semana também já deve vir tal é a velocidade que está a crescer...ehehe!!) O xor Presidente e meu primo, Mario Max, saiu de casa a pedalar tendo-se também encontrado com o resto da familia no Parque da Nações. Parámos como de costume na zona sul e seguimos em direcção ao stand da Audi onde haveríamos de nos encontrar com o Mario Max. Voltámos então todos juntos, atravessando todo o Parque das Nações até ao rio Trancão e voltámos. O Duarte, apesar da tenra idade, foi sempre a dar-lhe... e até a escadaria do Teatro Camões já desce!! Cum catano, qualquer dia temos que abrir uma nova delegação para os mais novos porque já não os conseguimos acompanhar... ;o)
Tirando o acidente que o El Mourex sofreu com uma miuda de uns 6/7 anos que veio desenfreada direito a ele, o passeio decorreu em ritmo de... passeio, como se queria!! Houve lugar a uma paragem na Magnólia para uns sumos naturais e para o Xor Marmax estar um bocado com as suas duas filhotas lindas, que ainda não nos acompanharam desta vez, talvez para a próxima...
Eu e a Sofia, depois de nos despedirmos da familia, ainda fizemos uma perninha até ao Lux e voltámos. Ao todo forma mais 21km, de convivio em familia, de laser e boa disposição.

segunda-feira, março 09, 2009

Sábado em familia....

Este sábado, eram cerca das 11h quando eu e a Sofia chegámos à zona sul do Parque das Nações para a nossa voltinha a dois. É com grande satisfação que sábado após sábado a Sofia me desafia a irmos pedalar os dois para o Parque das Nações ou em Peniche, onde já está mais habituada, a uma ou outra incursão pelos estradões locais... A Sofia, para além do entusiasmo natural de quem se inicia numa actividade desportiva saudável ao ar livre, mantém uma determinação bastante contagiante. Para mim tem sido espantoso poder partilhar das suas conquistas e dos seus pequenos momentos de glória. Este domingo foram mais 24km feito junto ao rio. Fomos da zona sul até ao rio Trancão e voltámos, com direito à extensão até ao Lux... no regresso é que o vento resolveu pregar uma partida à Sofia e insistia em lhe dificultar a progressão... mas não levou a melhor. A Sofia com bravura e empenho, desmultiplicando as mudanças que tinha conseguiu vencer mais esta batalha!! Deixo aqui o registo deste passeio...


WE'RE A HAPPY FAMILY, ME, MOM AND DAD*



* RAMONES, in Rocket to Russia 1977

Dear friends,


Como teria dito Liam Gallagher, "...today is gonna be the day..."!


Mas o grande dia foi Saturday; a familia Mourex foi - finalmente - pedalar junta!!!


A Carla recebeu na semana passada das mãos do Bé da Bike Shop do Corte Inglês, a sua Specialized Mika Sport Disk devidamente preparada para o que der e vier.




E para já deu para rolar e adaptar-se; a Max demonstrou grande confiança e á vontade em cima da sua bike - que está muito bem afinada; thanks Bé - e eu próprio me surpreendi com a sua boa forma e sobretudo, pela grande vontade de curtir umas pedaladas. Tenho a certeza de que daqui a uns meses já está a fazer uns trilhos mais hardcore. Não me tivesse ela dito "...agora começo a perceber porque gostas tanto de andar de bike...". Quem gostou muito de ver a Max a pedalar e se encheu de orgulho, foi o Duarte; ele que estava sempre a perguntar-me "mas oh pai, a mãe sabe andar de bike?" e "oh pai, achas que a mãe vai cair?!"




Atravessámos o Parque das Nações da BBDO á Ponte Vasco da Gama e voltámos. Para quem "nunca" tinha pedalado, está óptimo hein?!




Acredito que a maioria da malta prefira não ter a sua mulher, namorada ou amante nos trilhos... Eu gosto.


Mas naturalmente - havendo uma volta só de gajos - aí (como eu escrevi num comment recente a um post do Jakas) se calhar é preferível que ela fique em casa a preparar o almocinho (tinha de me armar em macho man; ou isto era só dizer bem do gajame?!?!?!)

Fica a foto de familia:
PS. + 2 ou 3 meses e o João começa a vir connosco no reboque!

domingo, março 08, 2009

Reconhecimento percurso 24h Lisboa 2008


Domingo, 8 de Março 2009. O encontro foi marcado por SMS para as 10h no parque da Decathlon. E às 10 lá estavam os que tinham respondido afirmativamente, eu, o Trips e o Vuck Roger'. Fomos então abordados por uma casalinho de holandeses ele com os seus 66 anos e ela não muito distante. Queriam ir dali até ao Down Town de bicla... bom, decidimos acompanhar o casalucho, atalhando pela subida ao lado do parque de campismo de Monsanto, e levando-os até ao Instituto de Ciências Sociais e Politicas de onde apenas teriam que descer direitinhos ao rio e seguir para a baixa da cidade. Deixamos a recomendação de subirem ao Castelo por causa da vista... Nós voltamos ao percurso das 24h de 2008. Foi um sobe desce constante, bem ao estilo de Monsanto, com subidas no mínimo puxadotas, e com algumas descidas trialeiras e bem divertidas. Eu e o Vuck Roger fizemos uma volta e meia ao percurso total. O Trips, que acabou de ser pai da Marta, regressou um bocado antes para as suas funções de pai! Foi bastante divertido, como sempre que se pedala na companhia de bons amigos e deu para puxar pelas perninhas. Ao todo foram 25,39km (para mim, porque o Trips e o Vuck Roger como foram e vieram a pedalar das respectivas casas fizeram um bocado mais...) em cerca de 2 horas.





A verde pode-se ver o ercurso efectuado este domingo e que, salvo a passagem pela Decathlon, foi o percurso das 24h de Monsanto em 2008. A vermelho podem ver por onde eu e o Vuck andámos na semana passada num final de tarde frio e com muito vento, à procura dos trilhos...








sábado, março 07, 2009

Carnaval a dar ao pedal... (parte III)


Nesta segunda-feira, 23 de Fevereiro, houve ainda lugar ao meu batismo e do Mar Max em passios nocturnos. Forma 10km para testar o equipamento para as 24h de Monsanto em Junho. O equipamento portou-se à altura!!












Carnaval a dar ao Pedal... (Parte II)


Segunda-Feira, 23 de Fevereiro.
Depois de uma incursão relâmpago às Caldas da Rainha no domingo para comprar SLIME, o liquido vedante que haveria de deixar o pneu operacional outra vez, resolvemos fazer o passeio que estava previsto para o dia anterior. E assim foi, desta vez com sucesso, fizemos cerca de 44km. Eu o o Mar Max seguimos então por estradão até ao Baleal e daí pela ciclovia até Peniche. Demos a volta a Peniche e depois partimos em direcção à Consulação. Da Consulação fomos pela Atouguia da Baleia e entrámos novamente em estradão até à casa dos nossos avós onde nos esperava o resto da familia com o almoço já pronto.


















Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...