segunda-feira, fevereiro 27, 2012

O regresso de Prometeu...

Caros comparsas, Vacaria de outros tempos e outras pastagens...

Bem sei que isto por aqui anda um bocado (muito) paradão e por isso decidi, cheio da FORÇA reiniciar hoje a reposição de crónicas dessas andanças pelo Mundo. Sim, porque se o outro senhor não quer que sejamos "piegas" (com aspas) isso deve querer dizer que teremos de nos ir adaptando aos tempos que vão evoluindo (ou nalguns casos involuindo).

E como vocês são merecedores de toda a verdade, essa é que como não me senti muito motivado para correr sozinho, aqui na neve e no escuro da metereologia berlinense, além de que sinto saudades de me expressar em Português, resolvi dar um jump-start a mim mesmo e utilizar o mundialmente famoso VVMBT para me motivar a escrever e, portanto, a treinar!

Cheguei este fim-de-semana que passou à conclusão de que não me mexia, leia-se correr, saltar ou realizar qq actividade física com o intuito de melhorar/ manter a forma física, desde o passado dia 3 de Janeiro de 2012... mesmo assim, a minha actividade tem sido muito inconstante. Trouxe para cá a minha bike Canondale semi-rígida (a que foi a África), mas rapidamente perdi a vontade de pedalar. Vários factores a concorrerem para ese facto, mas essencialmente a falta de verdadeiros trajectos de MBT e, acima de tudo, não há subidas! É tudo plano... o que é mesmo uma granda merda. Acreditem!!!

Por isso dediquei-me à corrida. No ano passado fiz 4 meias-maratonas e 3 ou 4 corridas de 10 kms. No passado mês de Outubro fui com o Trips à Corrida do Tejo e fiz o meu melhor tempo de sempre, desde que comecei a correr a Corrida do Tejo, em 2007!

Mas de lá para cá, com o ritmo do trabalho a apertar e com a metereologia a não ajudar mesmo nada - este ano já tivemos neve em barda e temperaturas de -20ºC, que só amainaram a semana passada - o chegar a casa - quando já está escuro como o breu desde as 16h - e correr,  não é o que mais puxa ao corpo!

Mas este fim-de-semana, passado em Portugal a matar saudades da família e do tempo ESPECTACULAR e maravilhoso, fez-me voltar a pensar que estava na altura de retomar, antes de partir para os States, em finais de Abril e aí, com sorte e se o trabalho ajudar, redescobrir os montes e as Apalachian Mountains e um dos Trails pertencentes ao Triple Crown do continente americano!

Uma das coisas que me tem entretido no tempo completamente gélido das temperaturas invernais, têm sido umas valentes caminhadas, e definitivamente apaixonei-me pelo hiking e pelo trekking. Imagino que são reminescências dos tempos das Corridas Aventura e dos Campeonatos de Orientação... e disso também tenho saudades... mas se um dia destes voltar ao burgo, já concorro em Veteranos e aí, aí meus amigos é vê-los! PROMETO!

Portanto e sem mais delongas, fica o treino de hoje. Um treino de inicio de época, com uma temperatura lá fora de 3ºC e vento de 13km/h... e a intenção de começar, com calma e construir a partir daí:

Distância: 5,5 km
Tempo decorrido: 26 minutos
BPM médio: 153
Training Effect: 3,6
Meteorologia (www.weather.com): Temp 3ºC (feels like 1ºC), Vento de 13 km/h, Chuva moderada
Por-do-Sol  às 17h28m

Por falar nisso, em Junho do ano passado comprei um Garmin Forerunner 610 com HRM porque comecei a assinar a Runner's World e as críticas eram bastante boas.

Já tinha um Polar 800 CX há uns tempos e estava a usar o acelerómetro uniaxial na sapatilha, mas o facto de estar sempre a viajar transformava a feature do Garmin em poder marcar a localização GPS do local de partida e voltar ao mesmo ponto a qualquer momento (desde que a bateria não pregue uma partida) numa enorme vantagem. Em especial para alguém como eu, que se perde no parque de estacionamento das Amoreiras...

Um destes dias faço a revisão da coisa, de quase 9 meses de utilização. Pode ser que convença mais alguém!

Abraços, Vacaria!!!!

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...