quarta-feira, julho 29, 2009

Ecovia Algarvia

People, ainda em jeito de preparação para a grande aventura Africana, no sábado passado fomos desbundar na Ecovia do Algarve.

Foi só um treininho para ambientar e experimentar este traçado... pelo caminho ainda tivemos oportunidade de "bater umas chapas" para a posteridade, nessa bela paisagem algarvia.

Desta feita, eu , a T. e o João - o mesmo que aparecia nas fotos de estreia do Alvalade-Porto Côvo 2009 - fomos dar uma pedalada de cerca de 40 km's por este trajecto bem catita.



mesmo, mesmo ao lado da Fábrica, em Cacela Velha. As ostras estavam a chamar por nós...

Foi mais uma voltareta num dia de algum calor, em que não faltou a boa companhia, o pó, o barulho da N125 e o cheiro a mar.
Grande abraço!

quarta-feira, julho 22, 2009

Crónicas de um passeio alentejano

Começo por vos pedir desculpa por este tempo sem notícias e quero assegurar-vos que está tudo bem! O tempo é que tem sido curto para fazer tudo... Em jeito de acto de contrição fica aqui a crónica do nosso último treino em terras alentejanas, no fim-de-semana passado, co-adjuvados pelo sempre atento (e por vezes atónito) Vuck Rogério.

Decidimos que dadas as temperaturas estivais que se fazem sentir no belo continente africano (44ºCelsius de temp. média) deveríamos ir treinar uma distância considerável (+ 70 km's), sob o calor mais intenso possível. Ultimamente a metereologia não tem ajudado à preparação das altas temperaturas - nem na Amareleja! - mas, ainda assim, no fim-de-semana passado o São Pedro e o outro ( o do solzinho maneiro!) decidiram dar uma ajuda e lá rumámos ao alentejo.

A volta estava planeada em terreno misto, com preponderância de terra batida com gravilha à mistura. Decidimos ir de Évora até Mora (ou onde desse, porque não existe qq tipo de informação publicada sobre o actual trajecto completado) porque queríamos, entre outras coisas, experimentar os nossos novos Schwalbe Marathon Extreme num piso conhecidamente difícil.

A carga consistia "apenas" nuns 5l litros de água, repartidos por um CamelBack Mule e 2 bidons, um dos quais cheio c/ um litro de uma bebida isotónica c/ hidratos ... algumas barritas e 2 peças de fruta.

À passagem pela "Sempre Noiva" impunha-se a foto-trocadilho... (tá gira, não tá?)
Na passagem pela antiga estação de comboios de Arraiolos, agora transformada e adaptada, a temperatura registada pelo Polar marcava os 42ºC. Estava um daqueles dias em que ficámos a pensar como estaria em Beja...

Na foto, podem ver a mais recente biker a emigrar para África Terra-Mãe sob o tórrido sol do nosso Portugal!
Os dados da coisa foram os seguintes: tempo total acumulado, praticamente sem paragens, 3 horinhas de belo pedal, sem escaldões - também queríamos testar se o nosso protector solar Factor 50 estava à altura da coisa (5 estrelas) - num total de 75 km's. A temperatura média registada no percurso foi de 38ºC e a máxima de 42ºC... a água chegou e só sobraram uns míseros mililitros, para manter o saco do CamelBack húmido. O pó acumulado nas partes mecânicas - das bikes, claro! - teve de ser retirado com auxílio de uma escova de dentes velha e algum desengordurante.
Fica apenas a nota de que neste percurso não há qualquer ponto de abastecimento de água, ou seja... é preciso algum planeamento.
A malta estava com fome qd chegou finalmente a casa, mas estava feliz! Foi mais um treino que correu muito bem. Acho que estamos prontinhos...
ÁFRICA PEOPLE, WE ARE ON OUR WAY!
Abraços

sábado, julho 18, 2009

Vacas Velhas MBT ainda mais internacional...

Aproveitando a visita de uns amigos que se mudaram para Singapura, o Trips e o Jakas convidaram o Ricardo para umas voltinhas por Monsanto. Ao todo foram 68km, repartidos da seguinte forma: 42,8km no domingo 12/07 e mais 25,34km na sexta 17/07.
Se no domingo o tempo esteve de feição, já na sexta o forte vento que se fez sentir dificultou a progressão dos ciclistas...
Neste momento, os VVMBT já têm connections em Barcelona, São Paulo e agora, Singapura (em breve será Malásia...). Para quando uma Bike Trip para um destes destinos?? ;o)
Abçs


Deixo-vos aqui algumas fotos tiradas junto a uma paragem de autocarro em pleno parque de Monsanto. A julgar pelo cheiro dos urinóis aquela malta andou a beber umas cenas esquisitas!!!




Os dados dos passeios:







sexta-feira, julho 17, 2009

24h Lisboa - Dream Team ;o)

sexta-feira, julho 10, 2009

Vacas Velhas nas lentes das 24h (ainda...)





quarta-feira, julho 08, 2009

Hoje tava assim...

E pronto, meus amigos, hoje foi assim: saída de casa por volta das 18h30 em direcção à Mata de São Domingos, por lá o Monsanto estava com este aspecto.

O terreno está muito duro e a chuva dos últimos dias acentuou as marcas dos pneus das bikes que por ali passeiam...


à excepção de um rider que passou numa por mim num estradão paralelo, que ainda deu direito a uma paragem para um telefonema ao Jakas - acreditem ou não o man tinha uma jersey do Armstrong igualzinha à dele!!!! - não encontrei vivalma.


Um dos meus colegas ligou-me logo de seguida dizendo que estava com feeling para uma voltareta e lá fui eu. Atravessei o Monsanto e desci até à Cruz Quebrada, chegando ao estádio Nacional em cerca de 40 minutos... acho que fui a voar!!!

Uma volta no Estádio Nacional e o regresso para chegar a casa às 21h - estava com algum receio que fechassem a possibilidade de passagem ao pé do Dafundo por causa do Optimus Alive.

Foram cerca de 40 e poucos km's, mas deram um grande gozo. Amanhã há mais!

Abraços

This is fun!

sexta-feira, julho 03, 2009

Mais uma volta...

Bom, meus caros amigos (e amigas), então foi assim: depois da espectacular leitura do artigo infra-referenciado, galvanizei-me!

Apesar do tempo e do corpo não estarem a puxar para grandes cavalgadas de bike, resolvi ir dar uma volta ao jeito "calmo e descontraído", como diria o nosso Jakas.

A saída de casa e em direcção ao Monsanto, o sacana do corpo começou em transmutação... não sei se era o bidon amarelo da POWERBAR - q o meu amor me trouxe da Noruega - ou se foi do solzinho que ainda aquecia, mas dei por mim no percurso das 24H de BTT. O de 2009, pois claro!

Desta vez fui fazer a volta com a minha F5, a "Black Power" prós amigos, (hardtail, pneu Specialized Armadillo Elite pra rolar). Como tinha estado a chover nos dias anteriores, o terreno estava muito porreiro. Nem demasiado duro, nem solto. Fiquei a pensar como seria fazer aquela volta, com aquele terreno na Genius do nosso Mourex... talvez um dia!

Na chegada ao lago do Chimarrão (aka Monsanto dos patinhos!) encontrei uma ave linda e da qual deixo aqui uma foto,

chama-se Goraz (Nycticorax nycticorax) e, pelo que sei, já nidifica ali desde o ano passado....

Ainda me lembrei de uma das voltas do Jakas nas 24H qd me "atirei" para o singletrack... aquilo agora está mesmo tudo destruído... entre pedra, tronco e a terra que já foi, é tentar escolher o melhor percurso. E não é fácil!

Na passagem pelo Keil do Amaral, mais um dos residentes espreitavam lá no alto. Tentei fotografá-lo, mas só com muito boa vontade é que descobrem este "Wally"

passado algum tempo, no final da 1ª volta, e como me estava a correr bem, pensei seguir para uma 2ª volta. Desta vez optei por fazer o traçado das 24H de BTT de 2008. Aquele que treinámos vezes sem conta, às vezes tenho a sensação de que o conseguiria fazer de olhos fechados...

e reparei que numa 4ª feira, cheia de sol, com um tempo bastante agradável apesar de estar um pouco de vento, o Monsanto estava praticamente vazio... à excepção de uns bikers que passaram por mim enquanto tirava fotos e atendia 2 telefonemas perto dos patinhos, o resto era assim

De regresso a casa, passadas duas horas (e alguns, poucos, minutos de pedal) resolvi atalhar pela Mata de S.Domingos e ir dar uma espreitadela ao andamento dos trabalhos na ciclovia que passa perto do Fonte Nova. Aquilo está a andar!

E para terminar a crónica de hoje, deixo-vos com a foto paparazzi. Uma infeliz condutora embateu num outro veículo e espetou-se contra uma caixa de transformação da electricidade. Foi um espectáculo de fogo-de-artifício que, diz quem viu, há muito não se via nas terras de bem-fica!
Ainda deu para dar 2 dedos de conversa com as gentes que tinham assistido a tudo, ouvir a explicação dos agentes da autoridade e observar o corpo de soldados da paz em acção. O único senão, é que a malta costuma passar de bike neste cruzamento...

Um granda abraço a todos!

quarta-feira, julho 01, 2009

FREEBIKE Junho / Julho 09

Os nossos amigos Jakas, Vuck e Guilhas estão muita pros nos testes da Freebike ás bikes nacionais! É só style...!

Parabens ao Gonçalo e ao Rui por apresentarem um trabalho desta dimensão, com base nos produtos fabricados pela indústria nacional de bicicletas.
Se um dia outras marcas - espanholas, italianas, inglesas, alemãs e americanas - eram quase caseiras e amadoras e se tornaram conhecidas - e compradas - á escala global, porque não há-de acontecer o mesmo ás bikes tugas?! Um dia, talvez...
Só que para avançar o investimento têm de aumentar as vendas e isso é que é mais complicado; quase ninguem resiste aos nomes internacionais mais IN não é people?!
E começo por falar de mim "ah e tal, qual é a tua bike? Huummm é uma... Confersil..."

Ups... parece que me enganei na foto, mas como o que é Nacional é bom, aqui fica o verdadeiro tuga na festa da bola! Eh pá... este gajo é o Nuno Anjos na revista FLASH eheheheheheh


Aqui estão eles, os artistas mais mediáticos da Vacaria a rolar a alta velocidade e antes dos velocípedes se desintegrarem!!!

A MANGUEIRA

Se eu apanho o gajo que me fanou a mangueira com que eu lavava a bike, enforco-o nela...!

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...