quarta-feira, julho 22, 2009

Crónicas de um passeio alentejano

Começo por vos pedir desculpa por este tempo sem notícias e quero assegurar-vos que está tudo bem! O tempo é que tem sido curto para fazer tudo... Em jeito de acto de contrição fica aqui a crónica do nosso último treino em terras alentejanas, no fim-de-semana passado, co-adjuvados pelo sempre atento (e por vezes atónito) Vuck Rogério.

Decidimos que dadas as temperaturas estivais que se fazem sentir no belo continente africano (44ºCelsius de temp. média) deveríamos ir treinar uma distância considerável (+ 70 km's), sob o calor mais intenso possível. Ultimamente a metereologia não tem ajudado à preparação das altas temperaturas - nem na Amareleja! - mas, ainda assim, no fim-de-semana passado o São Pedro e o outro ( o do solzinho maneiro!) decidiram dar uma ajuda e lá rumámos ao alentejo.

A volta estava planeada em terreno misto, com preponderância de terra batida com gravilha à mistura. Decidimos ir de Évora até Mora (ou onde desse, porque não existe qq tipo de informação publicada sobre o actual trajecto completado) porque queríamos, entre outras coisas, experimentar os nossos novos Schwalbe Marathon Extreme num piso conhecidamente difícil.

A carga consistia "apenas" nuns 5l litros de água, repartidos por um CamelBack Mule e 2 bidons, um dos quais cheio c/ um litro de uma bebida isotónica c/ hidratos ... algumas barritas e 2 peças de fruta.

À passagem pela "Sempre Noiva" impunha-se a foto-trocadilho... (tá gira, não tá?)
Na passagem pela antiga estação de comboios de Arraiolos, agora transformada e adaptada, a temperatura registada pelo Polar marcava os 42ºC. Estava um daqueles dias em que ficámos a pensar como estaria em Beja...

Na foto, podem ver a mais recente biker a emigrar para África Terra-Mãe sob o tórrido sol do nosso Portugal!
Os dados da coisa foram os seguintes: tempo total acumulado, praticamente sem paragens, 3 horinhas de belo pedal, sem escaldões - também queríamos testar se o nosso protector solar Factor 50 estava à altura da coisa (5 estrelas) - num total de 75 km's. A temperatura média registada no percurso foi de 38ºC e a máxima de 42ºC... a água chegou e só sobraram uns míseros mililitros, para manter o saco do CamelBack húmido. O pó acumulado nas partes mecânicas - das bikes, claro! - teve de ser retirado com auxílio de uma escova de dentes velha e algum desengordurante.
Fica apenas a nota de que neste percurso não há qualquer ponto de abastecimento de água, ou seja... é preciso algum planeamento.
A malta estava com fome qd chegou finalmente a casa, mas estava feliz! Foi mais um treino que correu muito bem. Acho que estamos prontinhos...
ÁFRICA PEOPLE, WE ARE ON OUR WAY!
Abraços

1 Comments:

At 17:36, Blogger EL MOUREX said...

Ler com sotaque africano:
"...Porra manos, vocês são mesmo duros..."

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...