Tenho andado a pensar nisto...
4 etapas, geralmente de 27 Abril a 2 de Maio, todos os anos desde 2006, esta maratona do deserto decorre em temperaturas médias que rondam os 38ºC, durante o dia.
O dia começa às 5h00 da manhã, com a preparação do equipamento, o "pedal" tem início às 7h00 e as etapas estão previstas terminar todos os dias por volta das 18h00.
A navegação é feita por roadbook, com alguns postos de abastecimento pelo caminho. Dsiponibilizam água, bebidas energéticas e barras. O resto... bom, o resto é com cada qual!
Durante uma parte do trajecto pedala-se com os restantes companheiros de luta, e quando as coisas correm menos bem,
vai-se tentando recuperar o tempo perdido!
As etapas da prova têm vários desafios: a areia, a subida de montanha (areia, essenciamente, claro!) e as etapas-maratona, para compor...
Na edição de 2009 participou um português (o único!)- Paulo Quintans - ficou em 136º da geral com um total de 34h20m25s, a 15h09m55s do primeiro. Mas o relato da epopeia é impressionante! Contabilizou "2 quedas" (as mesmas q eu nas 24H...), "6 furos, 1 desidratação e 1 noite sem dormir". As palavras do próprio valem mais que qq explicação.
Para q tenham uma ideia: 1ª etapa - 87,7 km; 2ª etapa (etapa maratona) - 122 km; 3ª etapa (etapa maratona) 117 km; 4ª etapa - 90,6 km. Ao todo 417,3 km/4 dias ... é mole, ou querem mais?
A foto-reportagem está na "Biking Aventura" de Jun 2009, aconselho a lerem com muita calma.
Posso dizer-vos que esta cena me anda a tirar o sono... ;-)
Abraços
Etiquetas: Nissan Titan Desert
2 Comments:
Olá,
Deparei-me com o vosso blog que não conhecia.
Essa aventura no deserto é obra é verdade.
Boas pedaladas,
Hugo,
Eu até te acompanhava (nem que para isso tambem tivesse de perder o sono), mas como na minha opinião a areia desgasta muito o material, acho melhor não submeter a minha máquina a esse tormento...! Sabes quanto é custa uma corrente nova, não sabes?!
Abraços,
Luis
Enviar um comentário
<< Home