Vacas Velhas Mountain Bike Team V.V.M.B.T.
GRUPO DE AMIGOS QUE PRATICAM LEISURE MOUNTAIN BIKE +/- HARDCORE, UNS HÁ 15 ANOS OUTROS HÁ 15 DIAS. O TEAM FOI FUNDADO EM MAIO DE 2006. TÊM PARTICIPADO EM ALGUNS DOS MAIS CARISMÁTICOS PASSEIOS ORGANIZADOS POR OUTROS CLUBES. PEDALAM EM MONSANTO, ARRÁBIDA, SINTRA MAS GOSTAM DO CIRCUITO URBANO BEIRA RIO / LINHA / GUINCHO E COLINAS DE LISBOA. SÃO 6 OS SEUS FUNDADORES E ENTRE OS QUE TÊM PEDALADO CONNOSCO AO LONGO DOS ANOS NÃO SERÁ DIFICIL REUNIR MAIS 30 OU 40 AMIGOS...
segunda-feira, abril 28, 2008
quarta-feira, abril 23, 2008
Vacas Velhas em Serra Nevada
No passado mês de Março, mais propriamente nos dias 27, 28 e 29 de Março, eu, o Trips e o Artur, combinámos uma incursão rápida a Serra Nevada aproveitando os preços de fim de estação junto com a neve que teimava em se manter fruto de alguns nevões que haviam caído recentemente!
Ficam aqui as imagens...
Votos de rápidas melhoras ao Artur que ainda se encontra a recuperar de uma pequena entorse no joelho esquerdo!
Metodo de ensino muito à frente... ou atrás, neste caso!!
A solução para a melhoria do relacionamento entre professor(as) e alunos...
terça-feira, abril 22, 2008
1ª MARATONA BTT "ÁGUIAS"
25 de Maio de 2008 - Domingo 7h30
Percurso de dificuldade Média 40km/80km
Prémios monetários para os melhores classificados.
LEMBRANÇAS PARA TODOS
inscrições: Prova + Almoço = 15 Euros --- Prova / Almoço = 10 Euros
Data limite de inscrições: 22 de Maio de 2008
Contactos p/Inscrições e Informações: 919938269 - 938053366 - 961796131
FAX: 243558429 - E-mail: cdaguias.btt@sapo.pt
Pagamento por transferência p/ C.D. Águias
NIB: 0045 5473 4004 7336 9185 7
A confirmação da inscrição será efectuada mediante da apresentação
do comprovativo de transferência bancária.
MOUREX EL SOLITÁRIO!
De vez em quando sabe bem estar sozinho... e entre outras coisas, sempre gostei de pedalar sozinho. No Sábado ninguem respondeu á minha chamada. Sentía que precisava de rolar e assim fiz. Afinal a coisa até nem está assim tão preta e eu fiquei orgulhoso da minha performancezinha!!!
Fiz quase quase 50 kms. em 3 horas e pouco e só não foram mesmo 3 horas porque fiquei um tempinho debaixo da estrada marginal - em Carcavelos - á espera que a chuva me desse umas tréguas. Mas ao contrário do que os meus ilustres companheiros apanharam no Domingo, só me choveu em cima mesmo em Carcavelos. De resto, o sol ía sorrindo aqui e ali e valeu mesmo a pena o passeio / treino!
Saí de casa directo, atravessei Monsanto a partir da Decathlon e sujei a bike. O single track do Hospital Francisco Xavier até Algés está á maneira! Depois foi sempre a bombar junto ao rio e ao mar até Cascais (de Carcavelos a São Pedro do Estoril fui por dentro; estava vento e junto ao mar naquele troço a coisa arrefece!). O que esta altura do ano ainda tem de bom para quem quer fazer este passeio é que ainda não é proibido ciclar nos calçadões e com este tempo há muito pouca gente a fazer jogging, por isso é bem catita!
De Cascais continuei até á Quinta da Marinha mas como o tempo estava a passar rapidamente e a mesa no QB estava marcada para as 13:30, apontei para a estrada que sai de Cascais para a Malveira da Serra e ali a meio saí para a direita em direcção a Murches. Conhecem? Eu tambem não!!! Segui, segui, segui e a estrada acabou. Á minha frente estava um vale aí com uns 300 metros de desnivel; brutal, parecia que estava nos Himalaias ehehehehe. Avaliei a coisa, vi que havia trilhos para descer e depois para subir do outro lado, por isso siga! Boa descida, grande subida! Mais uns kms e estava no Cascais Shopping. Até á Beloura foi um tirinho!
O nosso Chef Zé - que para quem não sabe para além de Vaca Velha é o Chef do QB - preparou-me com esmero um almoço divinal (que afinal foi bem merecido!); de entrada um carpaccio de polvo bem temperado e um requeijão com ervas enrolado em salmão fumado, como prato principal a bela Asa de Raia confitada e a regar tudo, um excelente, frutado e fresco Chardonnay da Quinta de Pancas. Sobremesa; os miticos Pastelinhos de Cascais! Ah pois é!!!
Tirei fotos. Daquelas fotos que os riders solitários tiram... á bike!!! Tambem fotografei o tal vale e a chegada ao QB. Só que ainda não sei sacar as ditas do meu new iPhone, por isso quando aprender (daqui a uns 2 meses...!), as fotos logo aparecem!
------------------------------------------
Entretanto, como continuava com pica para pedalar sozinho, hoje fiz-me a Monsanto ao fim da tarde. Saí de casa montado na minha bicha ás 19:00. O Filipe da Amazing fez-lhe uma bela revisão e ela está no ponto. Cheguei a duvidar da minha gaja, mas estava enganado. Com a pressão certa na suspensão e amortecedor, a minha Enduro é uma curte e responde a todos os meus pedidos. Fiquei só com a sensação - já notada no Sábado - que o pneu novo que tenho agora montado atrás não é bom para pisos molhados e lamacentos; talvez para Portalegre seja a opção ideal; veremos!
Hoje decidi subir; subi tudo o que havia para subir em Monsanto. E como me acontece sempre que vou a Monsanto sozinho, lá descobri um novo trilho ehehehehehe! É um clássico apesar de ali pedalar há uns 12 ou 13 anos... Monsanto está muito bom depois destas chuvas. Está muito técnico e divertido e o downhill está escorregadio como nunca; adorei fazê-lo e atravessar-me aqui e ali sempre a dominar a montada! Sujei-me imenso, puxei pelo body e depois de 1:30 cheguei a casa. Tinha feito 20 kms. Yááá, boys alive!
Cá para mim amanhã vai haver mais do mesmo. Alone...
PS. Não se pense que eu não gosto da V. companhia suas vacas. Como sabem, não sei viver sem vocês!!! Mas há alturas assim, people...
Para além disso, Portalegre é uma prova solitária; vamos andar todos a ritmos diferentes e á chegada á meta raramente acontece estarmos juntos mais que 2. De uma forma ou de outra, o que é preciso é CURTIR!
segunda-feira, abril 21, 2008
Belas... Fotos!
As Fotos do passeio deste domingo...
Jakas e o seu impermeável amarelo...
MarMax a posar prá foto...
Travessia a Vau, olha, o Néné molhou os pés... ;o)
...foi só uma ameaça!!
O Pedro aproveitou a paragem no 'Elefante Azul' para lavar a bike e não só...
Belas... Impressões!
sexta-feira, abril 18, 2008
FUCKIN' RAIN...
Foram várias as vezes esta Primavera que combinámos pedaladas que acabaram por se cancelar por causa do mau tempo. E o pior é que chove sempre ao fim de semana oh camandro!
MTB nas colinas de Itupeva
Passeio em puro estilo mountain-bike... sem montanhas! Mas com bastantes subidas e descidas!
47Km, 1800m de desnível acumulado e uma temperatura de 29ºC.
Região de Itupeva, com suas pedras enormes à beira da estrada, cactos, estradões de terra bons para rolar, parada numa fazenda para um espectacular banho de cachoeira, bom para tirar o pó até dos ossos.
O Carlão vem a Portugal para limpar o caneco e bater-se com o Aguiar na especial "A MAIOR VACA VELHA 2008"! Oh pra ele com a sua gaja nova! A SPECIALIZED comprada em Lisboa foi sol de pouca dura; o PdP agora corre para a SCOTT com esta SCALE de carbono14 ehehehehe
Se não chover (....................) a minha ideia amanhã é rolar. Sim preciso mesmo de rolar as pernas e desenferrujar o reumático, por isso, sozinho ou acompanhado, vou sair de casa em Lisboa, vou junto ao rio e ao mar até ao Guincho, subo á Malveira da Serra, entro de fininho na Serra de Sintra e termino na Beloura, onde me esperam a patroa, os meus filhotes, o carro e uma mesa marcada para almoçar no QB.
Anyone, anyone?!
quarta-feira, abril 16, 2008
FREE BIKE MAGAZINE; troca de mimos!
Em nome de todos e em particular do Xor Presidente Marmax - reeleito entretanto á revelia para os próximos 22 anos - agradecemos a divulgação do nosso humilde clube nas V. páginas e ainda a publicação do texto sobre o passeio de Vila de Frades. Com o xixi e tudo!
Só não foi contada a história do Alex o Sailor Man, mas foi por manifesta falta de espaço. Talvez noutra edição se conte a sua aventura de bicicleta a bordo de um barco!
Deixo aqui a mui simpática mensagem que o Rui nos enviou e a nossa resposta, onde se pode tambem ler como o Portuga do Pedal propõe o desenvolvimento da coluna "BTT no BRASIL", nas páginas da FREE BIKE. Segundo ele, já existem algumas matérias prontas...!
Olá Rui!
Antes de mais, obrigado pelas tuas palavras; foste muito gentil.
Mas muito mais importante é dar-te os parabens pela ideia que tiveste, pela coragem de a colocar em prática e sobretudo por ter sido uma aposta ganha!
A revista está muito boa e vai certamente melhorar; é fácil perceber isso quando se olha para o 1º numero de qualquer publicação e mais tarde se compara com o seu numero 64 ou 237! Por isso, longa vida á FREE BIKE é o que as VACAS VELHAS desejam!
Da nossa parte disponham sempre; será sempre um prazer colaborar - for free!
- com a revista. Usem e abusem do nosso material fotográfico e dos textos que se publicam no nosso blog. Peçam-nos textos, opiniões, entrevistem-nos...
Por outro lado gostava de te informar tambem, que o nosso VACA VELHA honorário Carlos Antunes - O Portuga do Pedal que vive em São Paulo no Brasil - se ofereceu tambem para colaborar com a FREE BIKE e enviar com regularidade textos e fotos de passeios que se realizam do outro lado do Atlantico e que pode representar uma mais valia - pela diferença- para a V.
revista. No fundo é mais do mesmo (...) mas com um cenário e formas de estar diferentes no mundo do BTT. O Carlos é bom "escriba" e já colaborou em revistas da especialidade no Brasil. Inclusivamente é "piloto de testes", sócio de um dos maiores clubes de bikers do Brasil (Os Olavo Bikers) e este ano virá a Portalegre defender a Jersey dos VACAS VELHAS. Contacta-o!
Grande abraço,
Mourex
PS* Como é que é Xor Fidalgo? É só lero lero e pedalar que é bom, fica para quando? É já hoje á tarde um raidezinho em Monsanto á moda antiga? 18:30 á porta do Bijagóz em Benfica. Eu e o Mário estamos IN.
terça-feira, abril 08, 2008
BELAS (Emoções... fortes !)
Fomos até lá no Sábado e um dos riders que nos acompanhava com a sua Cannondale era downhiller; o Raul.
Tudo bem; como tambem íam duas senhoras no grupo (a Adelaide e a Ana) adivinhava-se um passeio tranquilo apesar delas terem mostrado que sabiam ao que íam.
Sobe e desce, sobe e desce... normal. Mas quando apontamos a um singletrackzinho e alguem diz ás senhoras "...então até já encontramo-nos lá em baixo..." é que percebemos que íamos por caminhos diferentes; os MACHOS pelas revinas, as MADAMES pelo estradão!
Siga que o caminho é a descer!!! Eu gosto de descer; quem me conhece sabe que gosto. Mas gosto de descidas onde se pode rolar, com curvas apertadas, desafios constantes pela mudança de terreno, alguma pedra solta, um ou outro local mais dificil ou inclinado... mas aquilo era demais meus amigos!
Como é boys? Vamos ou não de cabeça por ali abaixo?! Marmax e Bijagóz vaidosas com a Jersey de Portalegre 2008 antes da estreia!!!
Tenho a certeza que só algumas cabras montesas conseguem ali andar ou então, de bike, tem de ser mesmo aos saltos para evitar os buracos entre as rochas e sobretudo nunca olhar para os lados! Mas isso não é para a maioria dos mortais bikers... Lá fomos, a custo, a sentir a poeira do nosso amigo.
Sim senhor; os meus parabens aos verdadeiros downhillers e freeriders de Portugal e arredores, aquilo não é mesmo para meninos!!! E este downhill de Belas é bem mais dificil do que aqueles que já fiz em Sintra (naturalmente sem os saltos nas estruturas de madeira e de velocidade "controlada"...!).
Depois fizemos um daqueles single tracks que eu gosto, longo, com inclinação q.b. de forma a proporcionar boa velocidade, uns ganchos apertados para cima a pedir algum pedal, uns riachos para atravessar, uns calhaus para nos desviarmos.
Normal, dirão alguns como eu, mas mesmo muito á frente para a grande maioria!!!
Fica esta foto que descobri na net, de um dos locais por onde passámos nessa manhã. Nice hum?!