segunda-feira, abril 21, 2008

Belas... Impressões!

Após alguma indecisão inicial sobre qual o melhor dia para a habitual saída de fim-de-semana para pedalarmos, até porque a Maratona de Portalegre está aí á porta, a opção acabou por recair no domingo. As previsões meteorológicas deixavam antever um tempo consideravelmente melhor do que para sábado… Combinados estávamos, o MarMax, o Bijagós, o Trips e o Jakas. O Trips, foi atacado por uma perguicite aguda de manhã e acabou por ficar em Vale Lençóis, enquanto eu e o MarMax chegávamos pelas 09:30 à loja oficial dos Vacas Velhas, a Amazing Bikes em Belas, para encontrar o Bijagoz e o Filipe com mais 5 amigos. Enquanto eu e o MarMax nos equipávamos, caía uma carga de água daquelas à antiga que nos fazia de certo modo invejar a perguicite do Trips… mas, como o prometido é devido, lá nos equipámos, em 30min., e fomos até à loja. Eram então 10h quando por fim arrancámos. E começámos logo a subir, assim em jeito de “toma lá que é para aqueceres!” Chegados ao final da subida de aquecimento, uma passagem a vau fazia antever que o estado dos trilhos não iam facilitar… e não facilitaram! Molhados que já estavam os pés, não mais voltaram a secar!!! Seguimos então por estradão, subindo, subindo, Seguíamos então em plena mata de Belas quando somos fustigados por mais uma descarga. Ainda procurámos abrigo numa estrutura abandonada, mas molhados por molhados, resolvemos seguir mesmo assim. E seguimos sempre a subir, até chegarmos junto da estrada de acesso do condomínio Belas Club de Campo. Aí, por consenso generalizado, apontámos para o túnel, o que se haveria de revelar uma autêntica prova à resistência física e mecânica, já que animicamente o grupo esteve sempre muito bem disposto, pese embora as condições difíceis do terreno e do tempo. Começamos então a descer, descida essa que com tanta lama, pedra e raízes molhadas pelas fortes chuvadas, se havia de revelar um autêntico Challange para os travões!! (Ainda bem que o Filipe deu um jeito aos meus à um mês atrás… Thanks Bro!) Chegados perto do famoso túnel, a água dava-nos pela canela!!! E pedalar dentro do túnel com água pelo eixo pedaleiro foi uma experiência avassaladora para todos nós, a julgar pela gritaria que fizemos enquanto dentro do túnel… Após as fotografias e comentários da ordem, dirigimo-nos então para a subida que nos havia de levar à loja da Without Stress no Belas Club de Campo… e que subida!! C’um catano! Longa, inclinação acentuada, e com os kilos de lama agarrados à bike, parecia que tinha uns 3 gajos a puxarem-me a bike para baixo… mas lá cheguei acima. Uma paragem para recuperação e para abrigar novamente de mais uma carga de água daquelas… Contornámos então o condomínio e seguimos pelos trilhos, ora subindo, ora descendo. As subidas, já de si difíceis, com a lama que se acumulava na bicicleta, tornavam-se verdadeiras epopeias. As descidas, sempre divertidas, devido o estado em que o piso estava, tornavam-se autenticas pistas de malabarismos entre escorregadelas e atravessadelas, todo o cuidado era pouco. Os antebraços acusavam já a fadiga da tensão aplicada nos travões… o material começava também a dar sinais de fadiga. O meu desviador traseiro começava a dar esticões… a corrente encravava de quando em vez… mais à frente, um companheiro arrancou literalmente o desviador traseiro!!! Daasssee! É obra! Ainda bem que havia no grupo vários entendidos no assunto. Remediou-se de imediato. O desviador já cá estava fora, e aí ficou! Encurtou-se a corrente em vários elos, et voilá! Seguiu assim mesmo até casa, numa mudança confortável… Apanhámos então uma estrada de alcatrão que não mais haveríamos de deixar e que nos levou de volta à Loja Amazing Bikes. Foi uma bela manhã de domingo. O passeio não teve mais de 20km, mas nestas condições, terá equivalido a 40km!!!

1 Comments:

At 09:35, Blogger Trips said...

Amigo Jakas,
Fui mesmo atacado pela preguiçite!!! Foi daquelas mesmo forte!!!
Vocês fizeram um excelente teste à vossa capacidade fisica e psicológica. PROVA SUPERADA.