Maratona X100 - rescaldo inicial

este rescaldo "inicial" serve apenas para vos satisfazer a curiosidade no que respeita a algumas imagens da prova.
Vamos ao relato: eu e o Togu fomos pernoitar à bela localidade de Salgueiro do Campo, a cerca de 13 kms da partida para a Maratona X100. No sábado à noite (23h30) o termómetro ainda marcava 27ºC... estávamos a beber uma água com gás numa esplanada e a pensar que a máxima prevista de 36ºC para o dia seguinte ia tornar a coisa bem mais complicada...
Às 9h da manhã, os atletas estavam organizadas nas respectivas boxes de partida; uma para os participantes da X50 (frontal amarelo) e outra, mais à frente para os da vertente X100 (frontal verde)
A partida foi dada à hora certa, depois do respectivo briefing. Esta era uma organização conjunta da ACBI, ACCB e da FPCiclismo. O percurso rolou cerca de 1 ou 2 kms em alcatrão, mas como foi a descer não houve grandes hipóteses do pessoal se separar todo.
A primeira parte do percurso, em direcção à localidade de Calvos ainda foi com o grupo bastante junto. A passagem a vau por um curso de água com muita pedra, alguma espadana e água, seguido de muita pedra (XISTO, pois claro!) cedo fez o "nosso" primeiro furo!
A partir daqui, com os furos a sucederem-se, a temperatura a subir e a psique a fraquejar, muitos foram os participantes que desistiram... verdade seja dita que num dia de tanto calor, ou 1º abastecimento líquido foi perto do km 30 (se não estou em erro!).


O calor apertava e alguns atletas iam ficando pelo caminho, desidratados, a sentirem-se mal... a cerca de 12 kms de Almaceda, que marcava o ponto de regresso fomos informados que vinha uma senhora a fechar o pelotão. Com um andamento médio de 5 km/h, a organização estava a ficar preocupada com o facto de as horas estarem a passar e a pedalar sozinha poder ter um problema e não conseguir terminar - não sei o que aconteceu...
Pelo caminho, fomos a banhos noutros locais, mas destaco o tanque da roupa cunitário de Juncal do Campo. Embora a água não tivesse um look espectacular, soube-nos melhor que muitas idas a um qq SPA de luxo! (fotos a disponibilizar muito em breve tiradas pelo companheiro do BTT Sor).

No final, foram 10 kms para rebentar, com subidas de "alongar o tendão de Aquiles", num rompe-perna com Castelo Branco já à vista...
A passagem pelo Arco da Meta foi feita 9h10' após a partida (tempo não-oficial) mas com um grande sentido de dever cumprido! O comissário da FPC informou-nos à chegada que registaram durante alguns pontos do percurso, temperaturas médias acima de 46ºC... no comments!
Fica SÓ um grande e forte abraço para o Togu que esteve incansável na gestão da equipa! Este é que é o espírito do BTT. Obrigado amigo!!!!