segunda-feira, julho 26, 2010

Maratona X100 - rescaldo inicial

People,

este rescaldo "inicial" serve apenas para vos satisfazer a curiosidade no que respeita a algumas imagens da prova.

Vamos ao relato: eu e o Togu fomos pernoitar à bela localidade de Salgueiro do Campo, a cerca de 13 kms da partida para a Maratona X100. No sábado à noite (23h30) o termómetro ainda marcava 27ºC... estávamos a beber uma água com gás numa esplanada e a pensar que a máxima prevista de 36ºC para o dia seguinte ia tornar a coisa bem mais complicada...

Às 9h da manhã, os atletas estavam organizadas nas respectivas boxes de partida; uma para os participantes da X50 (frontal amarelo) e outra, mais à frente para os da vertente X100 (frontal verde)

A partida foi dada à hora certa, depois do respectivo briefing. Esta era uma organização conjunta da ACBI, ACCB e da FPCiclismo. O percurso rolou cerca de 1 ou 2 kms em alcatrão, mas como foi a descer não houve grandes hipóteses do pessoal se separar todo.

A primeira parte do percurso, em direcção à localidade de Calvos ainda foi com o grupo bastante junto. A passagem a vau por um curso de água com muita pedra, alguma espadana e água, seguido de muita pedra (XISTO, pois claro!) cedo fez o "nosso" primeiro furo!
Aliás fica desde já o registo que nesta participação tivemos um total de 2 furos e um pneu rasgado. Mas como a malta já anda nisto há algum tempo, fez-se uma protecção com Powertape e aguentou-se na boa até ao final!

A partir daqui, com os furos a sucederem-se, a temperatura a subir e a psique a fraquejar, muitos foram os participantes que desistiram... verdade seja dita que num dia de tanto calor, ou 1º abastecimento líquido foi perto do km 30 (se não estou em erro!).

Já bem perto das Sarzedas, encontramos a nosso 1º local de mergulho! Uma charca de água que na altur aparecia a Lagoa Azul! Dessa não há fotos, mas fica registada nas nossas memórias. Com os motores arrefecidos lá rumámos em direcção a NW para o que seria o empeno do dia.

Posso dizer-vos que uma leitura do gráfico no meu Polar, regista que estivemos desde a 4ª hora até às 5h15 de pedal, sempre a subir!

O calor apertava e alguns atletas iam ficando pelo caminho, desidratados, a sentirem-se mal... a cerca de 12 kms de Almaceda, que marcava o ponto de regresso fomos informados que vinha uma senhora a fechar o pelotão. Com um andamento médio de 5 km/h, a organização estava a ficar preocupada com o facto de as horas estarem a passar e a pedalar sozinha poder ter um problema e não conseguir terminar - não sei o que aconteceu...

Pelo caminho, fomos a banhos noutros locais, mas destaco o tanque da roupa cunitário de Juncal do Campo. Embora a água não tivesse um look espectacular, soube-nos melhor que muitas idas a um qq SPA de luxo! (fotos a disponibilizar muito em breve tiradas pelo companheiro do BTT Sor).


No final, foram 10 kms para rebentar, com subidas de "alongar o tendão de Aquiles", num rompe-perna com Castelo Branco já à vista...

A passagem pelo Arco da Meta foi feita 9h10' após a partida (tempo não-oficial) mas com um grande sentido de dever cumprido! O comissário da FPC informou-nos à chegada que registaram durante alguns pontos do percurso, temperaturas médias acima de 46ºC... no comments!

Fica SÓ um grande e forte abraço para o Togu que esteve incansável na gestão da equipa! Este é que é o espírito do BTT. Obrigado amigo!!!!

6 Comments:

At 17:49, Blogger gemini_p said...

se isto nao e' amor 'a camisola, nao sei o qe lhe chame!! Fantastico, parabens!

 
At 00:22, Blogger Vuck Roger said...

Ficamos em 36º e 37º lugares, respectivamente. Não é q isso interesse, mas é pra que saibam!

 
At 15:42, Blogger Trips said...

Amigo,
Parabéns.

46ºC!!!!....
9h10'!!!!!....

Trips

 
At 16:33, Blogger EL MOUREX said...

Grandas tomates é o que é!
Com este calor nem apetece andar, quanto mais pedalar!!!
A foto tirada no esgoto (?) está do best eheheheheh

 
At 09:49, Blogger Jakas said...

Amigo, vocês são os Maiores!! Muitos Parabéns aos dois pela vossa participação.
Um abraço!

 
At 11:04, Blogger Ameixa said...

Grandes malucos!! eheh..
Muitos parabéns!! Carrega Vuck..

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...