sábado, maio 29, 2010

A Borrega NOVA!

People,

como isto pelos vistos anda fraco de crónicas - começo a pensar q o pessoal gastou os foguetes todos no último RAID - vou deixar-vos aqui a novidade. Já tenho a minha borrega nova!

De facto, chamar-lhe borrega pode ser considerado uma blasfémia! Esta BABE, com um peso à saída da loja (em balança analógica, sem ferramentas e sem bombas de ar comprimido) acusava 9,800kg. Se isto não é top, então eu não sei o que é top...

Com o material todo pronto a rolar em autonomia, bate os 10kg e 200 gramas!

Os primeiros 35 kms foram repartidos entre o Monsanto e o Estádio Nacional, hoje de manhã. Uma pequena pesquisa na net para acertar a regulação certa da carga do amortecedor DT Swiss XR Carbon, levantar um tudo-nada o espigão do selim e lá fui! As imagens de qualidade possível no Estádio e no Monsanto, respectivamente.

Não deixa de ser curioso que apesar de se disputar hoje a Corrida do Rugby Direito, o Monsanto tinha muito pouca gente... tanto melhor, deu para puxar o material!!!

Para quem vem de 4 meses a rolar com uma hardtail como a Taurine como a Carbon Team Replica, a fasquia está um bocado alta e os 35 kms não são suficientes para os joelhos sentirem diferenças abismais com a presença do amortecedor... no entanto, já deu para perceber que a Scalpel é uma Taurine com suspensão. Uma boa suspensão, por sinal!

Ainda não compreendo as críticas que se fazem à ausência de sistema ProPedal. O DT Swiss XR Carbon é um maquinão que, em conjunto com as escoras da Scalpel funcionam BRU-TAL-MENTE!

As principais diferenças relacionaram-se com: a capacidade incrível que o amortecedor tem de absorver as irregularidades do terreno, em particular nas descidas onde os Rocket Ron 26''x1.85 resvalam um pouco, em especial na lateral e em terrenos pedregosos, e a capacidade trepadora desta máquina mesmo sem bloquear o amortecedor.

A posição de condução é um pouco mais racing que a da Taurine (com as alterações que fiz no avança da direcção) e muito confortável.

(é favor reparar no logo das Vacas Velhas na Lefty 110 Carbon SL!!!!)

Comparativamente com a Rush, bom aí é outra conversa. A Rush é realmente uma máquina hiper-confortável de comer quilómetros. A expressão "sofá com rodas" assenta-lhe que nem uma luva... já a Scalpel aparenta ser uma versão mais pure rock&roll da Rush, completamente polivalente e, como diz o meu amigo Togu "uma máquina de fazer quilómetros".

Vou experimentar com mais afinco nas etapas que se avizinham da 12ª Travessia de Portugal em BTT, a partir do próximo dia 10 de Junho e, se tudo correr bem, no Caminho de Santiago a 18 de Junho.

Até lá, um abraço grande e força no pedal!!!!

Vuck Roger

p.s.- esta ainda não tem nome...

Etiquetas:

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...