Foi no passado dia 3 de Novembro que duas vacas foram em representação da manada à maratona de Santarém. O dia estava espetacular com uma temperatura ideal para a prática da modalidade e o céu sem uma única nuvem.
Eu e o Bruno (O Sr. Pirex que em 3 meses andou 1 vez) chegamos a Santarém às 8.30 Horas para a prova com a partida às 9.30Horas. A partida deu-se sem problemas, que à semelhança do ano passado foi no CNE, e logo com uma acentuada subida até ao centro de Santarém, mas não muito problemática pois era em alcatrão.
A prova desenrolou-se com facilidade até por ser na sua maior parte plana, só um pequeno engarrafamento por volta do Km 10 onde se esperou cerca de 3 minutos.
Como estávamos inscritos nos 80KM tinhamos o dorsal respectivo(vermelho), quando por volta do 30km nos surge a mota de apoio que ao nos encontrar nos deu a informação simpática que eramos os últimos desta categoria(algo que nos supreendeu, nós Vacas Velhas, últimos?) mas pouco depois ao pararmos no abastecimento, onde pudemos constatar que estavamos no meio dos verdes. Pusemo-nos novamente a caminho. Quando chegámos ao ponto de separação entre as duas maratonas, logo o Buno fez questão de me informar do seu desejo de voltar para o lado dos 40, mas com a minha insistência e a atravessadela de pessoal da organização que prontamente nos indicou a direção dos 80Km, fez com que Ele não tivesse a "lata" de desistir.
O percursso daí para a frente não era muito desnivelado, mas tinha muita areia, o que fazia com o esforço fosse grande (como o Bruno fez questão de me ir lembrando desde o Km 45 até a meta).Até ao fim foi sempre a rolar, conseguimos mesmo passar 6 participantes (fora os que estavam inscritos nos 80 e passaram para os 40) .
O único senão foi que a cerca de 5Km do fim e já com todos o suplementos tomados (inclusivamente uma aspirina que lhe tive de fornecer), tivemos de parar alguns minutos , para o Bruno se poder descalçar e descançar um pouco os pés, sendo que a parte mais dificil foi o desmontar da bicicleta pois estava com caimbras nas duas pernas.
Mas chegamos ao fim sãos e salvos, logo fomos tomar um grande banho nas cabines de duches, que se encotravam vazias e com água quentinha.
O senão foi o almoço onde nos obrigaram a estar cerca de 45minutos em pé para nos atenderem.
Mas o balanço foi muito positivo, incluindo grandes elogios da parte de bombeiros e de várias pessoas que passavam na feira, do nome do nosso grupo e do nosso logotipo, e até o pessoal da assistência se virou para nós
"pera lá VACAS VELHAS?! Vocês estiveram aqui no ano passado no passeio de Vale de Santarém, não foi??" - Pois é, a malta não esquece um grupo com esta magnitude.PS: Mais uma quedazinha, desta vez nas planícies Ribatejanas, esta com menos consequências, só umas nódoas negras e dois rasgões na perna.