segunda-feira, junho 28, 2010

Então, já anda tudo a banhos?!

Enquanto isso, El Mourex veio a Manchester desbravar novos trilhos e ver as novidades... Vejam as cenas "cool" (!) que aqui descobri:
Já anda por aqui nas revistas; as novas STUMPJUMPER e ENDURO EVO 2011. Cool hum?!

O nr. 100 da WHAT MOUNTAIN BIKE apresenta 100 sugestões de trilhos de norte a sul do Reino Unido, incluindo mapas e coordenadas de GPS para "descarregar". Cool hum?!

Enquanto isso as modas vão mudando... os bifes andam-lhe a dar largo nos SKATES ALL MOUNTAIN (Downhill obviously!). Cool hum?!

Na "Bifolândia" existe uma empresa de emergência médica que opera de... bike. Cool hum?!

Esta é a escultura de um artista de Manchester que gosta de bikes. Chamou-lhe "The Ghost Bike". Cool hum?!
PS. Os mens continuam lixados com a má prestação da selecção e com a roubalheira a que foram sujeitos... O melhor é irem beber umas pints que isso passa!!!
Tirei mais estas 2 fotos que não queria deixar passar sem partilhar com vocês:
A 1ª é um poster - pintado á mão - que se encontrava na loja da CRUMPLER; brilhante hein?!?!


E que tal esta? Granda style tinha esta Senhora Dona Gaja que parou a sua bike mesmo á minha frente para telefonar a... um gajo qualquer que a anda a montar?!?! Á gaja naturalmente... a bike monta-a ela e bem!!!!!!!!

quarta-feira, junho 16, 2010

12ª Travessia de Portugal em BTT - 1ª etapa

People,

fica a 1ª foto do 1º dia, à partida. Acho que a expressão vale mais que mil palavras...

o dia amanheceu bastante fresco (um frio do catano!) e com nuvens muito carregadas no horizonte, a promessa de chuva era quase uma certeza!

Esta 1ª etapa (para nós, porque o grupo já vinha de Bragança!) estava prevista ter 86 kms e um total de acumulado de subidas de 1819m. Além disso, iria ser uma estreia à VACAS porque esta é uma das duas etapas da travessia classificada com sendo de dificuldade ALTA.

A etapa unia Alfaiates, uma pequena localidade no concelho do Sabugal, distrito da Guarda às (re)conhecidas Termas de Monfortinho, onde iríamos pernoitar (e pernoitámos que nem uns anjos!)
A partida teve lugar às 8h30, dada na primeira pessoa pelo mentor (ex-aequo com a Berta Malvar) o António Malvar, no largo da residencial Pelicano - bom alojamento, espartano e asseado. Esteve tudo muito bem servido, desde o jantar do dia anterior, até ao pequeno-almoço antes da partida.

Os primeiros 12 kms marcaram a subida à Serra do Homem de Pedra, com uma elevação máxima registada de 1131m. Descida até Foios e novamente subida até ao Geodésico da Ladeira Grande. Subimos e descemos a Serra da Malcata, por trilhos há muito esquecidos por todos... A chuva intensa, o nevoeiro e o frio foram os nossos companheiros mais presentes durante todo o trajecto.
É indescritível a ausência de ruído no cimo da serra... até onde a vista alcança não se vislumbra vivalma. "Estamos num dos locais mais ermos e isolados do país", lembrava-nos o António Malvar. Isso era garantido, o GPS não registava qualquer localidade a muitos kms de distância. Estava dado o mote para este 1º dia!

Para quem não está dentro do conceito desta travessia, fica o esclarecimento: a totalidade (ou quase, como relataremos mais adiante) do percurso que compõe os 1088 kms é guiadfa por GPS. Cada participante percorre a distância das etapas à velocidade que pretender (e conseguir). Este evento não tem qualquer cariz competitivo e destina-se a levar-nos por "mares nunca dantes navegados" - esta é a minha versão da coisa!


Nessa manhã, o grupo de companheiros do pedal ainda estava a sentir o pulso da Vacaria... convenhamos que 3 sujeitos (2 machos e uma fêmea, bem gira por sinal!) trajados a rigor com a jersey da manada irromperem pelo petit-dejeuner de um grupo que já vinha de Bragança, pode não ser fácil de digerir logo de manhãzinha... rapidamente, com o nosso jeitinho meigo e simpatia q.m.m. (quanto mais melhor) nos enturmámos.

Este grupo tem gente para todos os gostos: novos, mais experientes (um abraço forte ao Gabriel, 66 anos e já umas quantas travessias de Portugal em BTT nas canetas; um exemplo a seguir. Espero que consiga chegar a Sagres, meu amigo!) homens, mulheres, portugueses, estrangeiros, BTTistas, pessoal a viajar em tandem, you name it! Mas todos partilham a sua paixão pela bicicleta fora de estrada, a oportunidade de chegar a sítios praticamente inacessíveis e o convívio descontraído em cima da bicicleta!

(na foto, Martin & Shelley Criminale dos USA. Ele já tinha participado na TransPortugal e desta vez veio com ela. Juntos, a viagem toda! Brutal o ritmo destes 2, acreditem!)

As 3 preocupações para estes dias eram: pedalar, comer e dormir! Todas concretizadas e ninguém ficou para trás!!!!

O dia terminou com a última travessia do Rio Erges, já bem conhecido de pelo menos 2 de nós. Desta vez, à semelhança do que tínhamos pedalado na Maratona Internacional de Idanha-a-Nova, percorremos largas dezenas de kms ao longo do Erges - que divide Portugal e Espanha, na zona da Beira.

(Vídeo da travessia a vau, com água pelos... calções, dentro em breve)

Os dados deste dia, registados pelo meu Garmin 60CSx foram:

- Odometro de viagem: 85,5 km
- Velocid. máxima: 55,9 km/h
- Tempo de deslocação: 7h14m
- Deslocação média: 11,8 km/h
- Tempo parado: 1h01m

Por hoje é tudo. Amanhã há mais.

Abraços,

Vuck Roger

Etiquetas:

terça-feira, junho 08, 2010

Travessia de Portugal em BTT

É já amanhã que o Jakas (#326), o Vuck Roger (#328) e a sua cara metade, Tê (#325), arrancam de Lisboa em direcção a Alfaites, uma localidade do concelho do Sabugal, Distrito da Guarda para na quinta-feira 10-06 darem inicio a 4 dias de BTT por esses trilhos do interior de Portugal a terminar em Campo Maior. Serão cerca de 340km e quase 7.200mts de acumulado de subidas...


terça-feira, junho 01, 2010

Sem Comentários...



Bergmönch - Hiking uphill Wheeling downhill from Thomas Kaiser on Vimeo.

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...