domingo, janeiro 17, 2010

Trail-O ou Orientação de Precisão

People,

para vos dar conta de que no passado Sábado se abriu todo um novo mundo para mim! Como alguns de vocês sabem, desde o ano passado decidi participar nas competições de Orientação (www.fpo.pt, para quem quiser saber mais) e sou ainda um aprendiz nestas coisas da Orientação.

Ora bem, ontem decorreram na ESDRM (Escola Superior de Desporto de Rio Maior) as 2as Jornadas Técnicas de Orientação, apoiadas pela Federação Portuguesa de Orientação.
Participaram vários dos melhores nacionais, quer atletas, quer formadores e treinadores. Tive a sorte de poder assistir a um workshop ministrado pelo António Aires - Director Técnico da FPO - sobre uma modalidade que está a despontar na Orientação, o Trail-O ou em português, a Orientação de Precisão.

Fica o logo que irão certamente passar a ver com muito mais frequência na blogosfera!



e agora ficaram a pensar que esta vertente da Orientação é apenas para pessoas portadoras de deficiência motora? Ora aí é que está a beleza da coisa!

Inicialmente a Orientação de Precisão foi desenvolvida com esse intuito, mas rapidamente evoluiu para uma modalidade com características e regras próprias, onde o factor tempo (= cronómetro) não assume o papel crucial que tem, como por exemplo nas vertentes Ori-Pedestre ou Ori-BTT. Desta feita, o "trabalho" é essencialmente intelectual e, portanto, coloca em pé de igualdade TODOS os atletas, quer sejam ou não portadores de incapacidade motora. Que o digam os que participaram nas competições no último campeonato do mundo...

A simplicidade inicial com que a Orientação de Precisão foi apresentada pelo António Aires, rapidamente se desvaneceu após a aplicação prática (no terreno!) dos conhecimentos adquiridos, tanto ao nível da prova, como do desenho de percursos. Garanto-vos que fiquei com muita vontade de experimentar uma competição oficial desta modalidade e já me inscrevi para a minha 1ª participação oficial numa prova desta categoria, no próximo Portugal "O" Meeting.

O workshop terminou por volta das 15h30 e depois disso foi dar uma corrida de 10 kms para o Jamor!

Abraços

Etiquetas:

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...