sábado, agosto 15, 2009

Ainda em Banfora

Ainda palavras belas da minha Terese, q como sempre consegue dar um ar de sua graça a uma cena que, nqo so nao deixa saudades, como nao permite que se fala assim na primeira pessoa...

"Portugueses e portuguesas do nosso Portugal,

Nao sendo individuos nascidos e criados neste enorme recanto do planeta azul, somos muitas vezes surpreendidos (na real acepcao da palavra) pelo quotidiano africano, que assume formas muito distintas das nossas, pelos modos diametralmente opostos aos nossos em algumas situacoes, pela "proporçao" que tem o tempo aqui, e ainda em aspectos mais basicos do viver o dia a dia como o simples comer ou beber. Assim, nao seria de estranhar sermos corpos tenrinhos, presas faceis de um eventual parasita, num destes dias, em que europeus fresquinhos, nos vimos intrometer neste ritmo, forma e vidas diferentes da nossa. E foi assim mesmo. Ainda estamos em Banfora no meio da savana burkinabe porque o Hugo foi derrubado por um desses parasitas implacaveis. Depois de ter passado a noite em "visitas" sistematicas a casa de banho e febre, seria impensavel seguir viagem na vannette por essa pista de terra que nos levaria ate Gaoua.

Depois de medicado com uma infima parte do que constitui a nossa farmacia de viagem, depois de algumas refeicoes de cha e arroz, o Hugo ja restabeleceu e amanha seguiremos entao ate Gaoua na carroca do maralhal.

Na parte de sorte que nos coube neste episodio, conta-se a hospitalidade do pessoal do Hotel La Canne a Sucre, onde estamos alojados, que foram impecaveis a tratar dos babous doentes. Apenas tivemos de trocar de quarto para uma "palliote" (casa tradicional da regiao com telhado de palha), com wc e ar condicionado. De facto, a forma amistosa com que somos recebidos no BF e, de certa forma, diferente da do Mali. No Mali, muitas vezes diziam nos "Cuidado que aqui no Mali ha muitos vagabubdos que vos querem roubar", aqui a frase e mais do genero "Aqui as pessoas nao sao mas", reflectindo se a mesma numa forma de ajuda um pouco mais desinteressada do que no pais vizinho, sem termos tanto a sensacao de, na proxima frase nos dizerem que nos ajudam a troco de qualquer coisa. Outra diferenca entre nacoes, que podemos em viagem avaliar pelo simples "indice coca cola" e o preco do referido refrigerante. Comecamos por pagar 1000 CFAS em Bamako, no interior do Mali pagamos 800, maior distancia da capital pagamos 500 ou ainda 350). No caso do BF pagamos cerca de 500 CFAS quase em todo o lado.

No BF tambem parecem receber os estrangeiros de forma diferente porque, segundo eles, o trabalho das ONGs e dos voluntarios e muito valorizado. Percebe principalmente porque num dos paises mais pobres do mundo, onde a escola e paga e as turmas funcionam com cerca de 100 criancas, um dos trabalho das ONGs e permitir que a escola seja gratuita.

Temo-nos entretido aqui por Banfora, enquanto o Hugo se restabelece, a "consumir" a nossa literatura de viagem: "Mongolia" pelo Bernardo de Carvalho (que, para quem gosta sa viajar e muito interessante) e "A conjura" do Agualusa. Fazemos a nossa dimensao o bookcrossing entre nos, a mistura com alguma leitura mais breve de alguns dos livros ou revistas que o hotel disponibiliza na sua biblioteca. Os seroes de vigilia, sao animados com alguma musica que vem da rua e ainda algumas variedades que a televisao burkinabe nos proporciona: Faso academy (versao muito preliminar em termos de conceito, realizacao e qualidade dos candidatos da Operacao Triunfo), filmes com essa diva do cinema (nao da actualidade) Romy Schneider e ainda alguns episodios do Yakari e o Pequeno Trovao. Amanha, rumaremos, entao com os corpanzis (esperamos) recuperados ate a Gaoua, no centro nevralgico do pais Lobi, perola de rituais ancestrais tribais. Uma vez que e territorio quase inacessivel, nao deveremos ter acesso a internet, pelo que depois dependendo de como nos sentirmos seguiremos a cavalo das burras ou de outros cavalos quaisquer no nosso periplo por terras de sahel e savana africanas.

Beijos e abracos,

Teresa e Hugo (os outros estao hibernados)

3 Comments:

At 21:23, Blogger RuiRuim said...

nunca imaginaram voçês que iriam ver Yakari num hotel no burkina faso!! Que lindo que é viajar!
Força aí tudo irá correr bem

 
At 22:20, Blogger RuiRuim said...

Espero que esteja tudo bem...

 
At 15:40, Blogger EL MOUREX said...

Muito bom!!!
E eu práqui armado em beto a coçar-me no Pestna Porto Santo lixado comó camandro porque o meu herpes labial voltou a dar sinal de vida...!!!

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...