quinta-feira, agosto 13, 2009

A Odisseia Africana (cont.)

Os nossos amigos Heróis, encontram-se já em terras Burkinames, e a paisagem parece que é de tirar a respiração... mais do que os km's que já levam nas pernas e dos que ainda hão-de fazer... Aqui fica o relato na primeira pessoa enviado pela Teresa:

Ola amigos e familia!
Correndo o risco da ligacao cair, aqui vai uma pequena missiva acerca da nossa viagem.
Chegamos ontem a Banfora, pela estrada nas nossas 6 rodas, sob a ameaca de chuva. Revelou se o melhor tempo para fazer a viagem ja que nao esteve muito quente. A estrada, que liga Bobo a Costa do Marfim, nao e muito movimentada contribuindo para mais um ponto a favor, no nosso dia de ontem. Fomos varias vezes acompanhados por varios locais que da forma singela exibiram as suas melhores capacidades nas suas 2 rodas presas por arames. Grandes pernacas que este pessoal tem!
A paisagem foi luito diferente do que temos encontrado, sendo de um verde continuo ao lado da estrada, verdadeiramente uma paisagem tropical, com a humidade e ditar as suas regras.
Em Banfora, cidade calma deste lado do BF vive se da terra, constituindo uma das maiores fatias da producao ligada a cana do acucar e a producao de arroz. A cana emprega cerca de 4000 pessoas, 3000 em permanencia e o arroz que e produzido tem como destino apenas a exportacao. Na realidade, o arroz que e consumido no BF e exportado da China e Taiwan.
O hotel onde ficamos alojados e muito agradavel e "civilizado". Eu, apesar de ter almocado uma refeicao divinal, acabei por comer demasiado e depois do almoco atirei me para os bracos do Morfeu e o que aconteceu foi que passado uma hora estava a virar o pandeco. Hoje ja esta tudo bem. Pronta para outra.
Hoje fomos visitar as Cascades de Banfora (devo dizer que na santaterrinha temos mais bonitas), o Lago Tangrela (onde existem cerca de 30 hopopotamos, mas que nao tivemos oportunidade de ver mesmo com o passeio de barco, infelizmente) e ainda as Domes, que sao formacoes rochosas belissimas na Falesia de Banfora. Fomos devidamente enquadrados por um guia recomendado pelo hotel, que foi uma ajuda preciosa para nos deslocarmos ate aos sitios. Tamnem levamos "chofer" que conduziu com mestria o Toyota Carina que se nao e do tempo da guerra, ja passou por muitas guerras e sobreviveu. Umq salva de palmas para o para brisas que todo rachado se aguentou estoicamente sem cair e ainda outra salva de palmas (desta feita de pe) para o condutor que meteu a bocarra no tubo da gasolina para meter a "coisa" a funcionar. No final de contas, somos nos que somos uns enrascados. Este pessoal tem solucao para tudo.
Amanha vamos fazer nos a estrada de terra, numa vannette, para realizar o percurso entre Banfora e Gaoua. Na realidade, sao 200 kms que seriam muito agradaveis de fazer em 2 rodas, mas consumiria muito tempo, nao teriamos onde dormir pelo caminho (aqui, sendo uma regiao de costumes tribais, nem sempre e facil o chefe da aldeia deixarnos acampar) e nao sabemos o que podera ou nao chover, sendo que a chuva torna a estrada muito complicada de circular. Vamos entao entrar numa das mais isoladas regioes do BF amanha.
Espero que continuem a "viajar" connosco, as vossas mensagens sao sempre bem vindas. Temos pena de nao conseguir passar vos fotografias, nesta altura. Estamos de facto numa regiao lindissima, ainda de alguma maneira "virgem" em termos turisticos o que acaba por ser muito gratificante e merecedor da visita e esforco.
Beijos e abracos
T, H, M e D

2 Comments:

At 22:11, Blogger Ricardo Dinis said...

Admiro a persistência com que vão fazendo estes belos relatos.
Bjs e abraços.

 
At 15:32, Blogger EL MOUREX said...

O velho ALTO VOLTA! Para a maioria de nós sería um dos ultimos destinos de férias a considerar... Já algum de vocês foi nomeado Consul Honorário de Portugal no Burkina Faso? Já merecem!!!!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...