sábado, novembro 04, 2006

Maratona Santarém (o resumo que mais parece um canto dos Lusíadas...)

Sábado, 7:00h! Toca o despertador... Uiiii! Depois de uma noite em que tinha chovido copiosamente, aguardo com expectativa enquanto subo o estore... Dasssse! Está igual! Vai ser lindo, pensei! Bom, compromissos são compromissos e as outas Vacas estaríam a pensar o mesmo e nem por isso arredaram pé. Especialmente o Petrov que estava com uma pica capaz de mandar abaixo os 40kms mais a chuva mais a lama e mais o que aparecesse... 8:00h chega a Vaca presidenta! Eu já aguardava no carro, olhando o céu em busca de um sinal de que o tempo iria mudar... nada!! O Gonçalo chegou depois com a Berlingo, onde haveria de levar as restantes bicicletas, uma vez que a minha já estava no meu suporte no tejadilho. O Petrov, o Ricardo, que nos acompanhou em Santarém, e o irmão do Petrov, o Luis, chegaram logo de seguida. Apontámos para Santarém. 1 hora depois estavamos a chegar. O parque do CNEMA estava cheio de carros e de bicicletas e de carros com bicicletas... um verdadeiro festival! Apenas tinha presenciado tal cenário em Portalegre, em 2005... Levatámos os dorsais e as Jerseys de oferta sob uma chuva miudinha, que chateava mas não chegava propriamente a incomodar. Amandamo-nos então as guloseimas... ele era marmelada, ele era batidos, ele era barritas, um manjar, em pleno parque de estacionamento do CNEMA... lindo, mais parecia um acampamento de ciganos, mas o melhor ainda estava para vir... eheh!! Chega então hora de nos colocarmos a postos para a partida. Ehhhhhh!! Mais de 1.500 bicicletas... e tudo sob a tal chuvazinha... a ouvir o speaker... e o sorteio das bikes... e a policia que não chegava para cortar as estradas... C'um camandro! Levanta-se uma gajo às 7 da mata para isto??? Bom, já passava das 11 horas quando fizemos então uma 'falsa' partida, sabe Deus porquê, e lá arracámos todos... para a verdadeira partida que era afinal uma partida lançada?!?!?!? Eu não percebi nada disso, pensei que íamos nos juntar todos outra vez, ouvir o speaker novamente, o presidente da Camara, o presidente da Junta, o Vitor Gamito, o Marco Chagas, o Venceslau Fernandes... Dasssse! Mas não, foi uma partida em andamento... e como é que os gajos arrancaram com os cronometros? Tou pra ver a diferença para o meu GPS... Bom, lá fomos então eu, o Petrov e o Bijagoz juntos... o Mário, o Luis e o Ricardo também! Logo para aquecer, uma parede em alcatrão... a tal que faria a primeira selecção do pessoal... dou um toque ao Pedro de que iria avançar sober eles à bruta... Bem dito, bem feito! Começo a trepar e ganhar posições... pelo caminho assisti a uns furos, umas quedas, enfim, o costume... ao chegar ao cimo, c'um catano! tinha perdido o Petrov... e agora? E agora?! Agora era sempre a descer... e tá a dar-lhe com alma que ainda havia muitas posições a subir!! Ainda bati nos 57 km\h... mas isto é bike para dar mais... eheheh! Nova subida!!! E que subida... vamos com calma porque tudo o que sobe... desce!! E como desci... cheguei agora aos 61km\h... não tá mau!... ainda por cima a descida era em paralelo e havia malta a 'atirar-se' pró chão como gente grande!!! Parciam tordos a cair! eheheh! Abram alas, olha à esquerda, olha à direita, pelo meio, gritava eu a avisar da minha passagem... No final desta descida entrámos finalmente em terra, agora é que ía começar à séria!
Aparecem então as primeiras pocinhas de lama, os primeiro salpicos, e o primeiro erro da organização!!! Então estes gajos metem mais de 1.500 gajos com bicicletas a passar um campo cheio de valas de cimento praí com um metro de largura???? É o mesmo que tentar meter o Rossio na Rua da Betesga... Ora gerou-se logo uma grande confusão! o enlameado do terreno, mais os clips dos sapatos mais a bicicleta às costas, era a combinação perfeita para haver merda! pessoal a cair e/ou magoar-se!!! Vá lá que no meio disto houve tempo para alguma confratenização entre o people, e para mim foi fixe porque deu para voltar a reencontrar o Petrov e o Bijagoz!! Passado o primeiro obstáculo, nem montámos as bikes, as descida seguite tinha lama até ao tornozelo... ía dizer joelho, mas isso foi só para os que escorregaram e cairam... ehehe! Aliás, a mota de cross da organização estava atascada até quase ao assento... e o men queria ajuda!?!?!? e depois, o gajo ía-nos ajudar quando as pernas nos começassem a faltar nas subidas? Não!!!! Mais uma descidazinha em alcatrão, passámos o aerodromo e chegámos então ao primeiro estradão, digno desse nome, e aí volto novamente a perder o Petrov e o Bijagoz que aos poucos se deixaram ficar para trás... bom, só vos digo, foi sempre a dar-lhe onde havia terra, porque quando chegava à lama parecia que se sentava alguém na roda de trás e a cabrona da bike teimava em não andar... mas até ao primeiro posto de controlo fartei-me de deixar gente para trás. Neste percurso, aparece, na minha opinião, o segundo grande erro da organização!! Então não é que o percurso de regresso era o mesmo?? E que a malta se cruza com uns putos, os primeiros da cena, aos berros para nos encostarmos à direita?? Ora, mais uma vez isto podía ter corrido mal. Um estradão de terra no meio da Lezíria, com bikers a circularem nos dois sentidos e o peolpe carregado de testosterona... mas pronto, lá deixei passar os 'mens'! Segui então em grande velocidade até ao ponto de separação dos 75 prós 45km. Aí chegado, o pessoal da organização queria-me convencer a ir aos 75, que era para o que me tinha inscrito, é certo, diziam então que nem era muito dificil e tal, e coiso, e isto... eu passeio tão rápido e só tive tempo de no meio de um sorriso gritar, 'Fica pró aaaaaannnooo!'. E assim foi. Daí até ao 4º Posto de Controlo, a lama era mais do que muita. Sabia até bem quando chovia com mais força, para além de refrescar, dava ainda para limpar a bike, o biker, os oculos, o GPS e até a alma... de volta a Santarém ainda me cruzo com alguns ciclistas em sentido contrário... Coitados, o que ainda lhes faltava. Já quase a chegar à Meta da coisa, que haveria de ser no CNEMA onde se deu lugar à falsa partida, mais uma subidinha para queimar o resto das pernas. Era curta, tinha alguma inclinação, não muita é certo, mas as pernas já tinham 40km em cima, o que já fazia pesar um 'cadito'!. Mas fez-se, e a bom ritmo! Após isto, à entrada do complexo do CNEMA havia um insuflavel a indicar o último kilometro pra meta. Pensei, ah é? Então agora é o tudo ou nada... dos 3 gajos que íam à minha frente, nenhum chegou antes de mim, tinha de ser, né? eheh! E por fim lá terminou, 2h39min e 17seg depois de ter iniciado.
Não pensem contudo que as dificuldades se ficaram por aqui, não, o pior estava pra vir... então vamos a elas.
Depois desse tempo todo a pedalar, havia que esperar na fila para lavar as bikes, mais de hora e meia, a arrefecer ao frio e à chuva. Dos chuveiros, enquanto esperava pela lavagem da minha bike, começam a surgir gritos de falta de àgua... malta a tomar banho de mangueira na rua, à chuva, e não estamos propriamente no pino do Verão... eu, o MarMax e o Bijagóz, enquanto nos dirigíamos para a berlingo para trazer a roupinha para a banhoca, começa a chover com tal intensidade e força que rápidamente ficámos com àgua pelo tornozelo, daí que resolvemos tomamos banho ali mesmo, à chuva!!!! Para manter o decoro, ficámos de calções! e qual 'Singing in the rain' do Sinatra, lá tirámos a maior e vestimo-nos dentro da berlingo para irmos ao Bike Festival onde na maioria dos stands não se podía comprar nada... só ver! Dos 22€ da inscrição, nem um almocinho estava incluido... podiam ser umas sandes de carne assada ó camandro! mas não, nada!
Se eu soubesse bem que me tinha posto a andar a seguir à prova!! A organização, deixou muito a desejar!
Se quiserem a minha opinião, pró ano deixem lá isso. Prefiro dar uma voltinha em Monsanto com os meus amigos!
Como se não bastasse, à noite fui jantar à Charcutaria Francesa, um restaurantezinho perto do Pavilhão Chinês, com alguns amigos que já não via à bué, e partiram-me o vidro traseiro do carro para me assaltarem o porta-bagagem! onde estavam os meus travõezinhos Formula Oro 18k, que os gajos remexeram mas deixaram! Ainda bem que o gajo não era Bttista, no meio disto ainda poupei 300€ em travões! Dasssse! Ele há dias dificeis... eheh!
O percurso. A Vermelho os 45km que fizémos, a amarelo o percurso dos 75 que tinha tirado da página da maratona...
Altimetria:
Os meus dados estatisticos:
P.S.: Não podia terminar sem agradecer e parabenizar todas as Vacas que estiveram presentes e sofreram nesta Maratona! Como dizia o mentor Mourex: 'Vacas Velhas Rules'

6 Comments:

At 00:45, Blogger EL MOUREX said...

Lindo! Estava aqui no levo, não levo o PC para Londres, mas só por causa dos próximos capitulos vou levar sim senhor!!! NOTA: O Jersey enconadinho de XC, tamanho XXL, para variar não me serve. Acredito que as medidas encomendadas por cada tambem um não lhes sirvam; tambem para variar! Tive pena de não ver a "minha" Enduro ao vivo e a cores. Jantei com o Marmax e vi as fotos que tirou. É mesmo linda a granda puta não é?!

 
At 12:13, Blogger Mar Max said...

Fotos do passeio:

www.abtfoto.com

Foi LINDO... Chuva, lama, o tempo estava de mais...

 
At 21:26, Blogger Trips said...

Suas Vacas,
Os meus sinceros PARABÉNS pela prova superada.
O sei bem o que custa fazer uma prova nestas condições, por isso vocês são uns verdadeiros BRAVOS VACAS VELHAS.
Depois de ler a crónica do Jakas concordo com o facto de não colocarmos este passeio no nosso calendário betetista do próximo ano. Outros há mais bem organizados, com menos gente e com um almoço merecido.
Parabéns
Um abraço
Trips

 
At 15:39, Blogger EL MOUREX said...

Bravo suas vacarronazinhas! Vocês são os maiores! Largueza prá organização; quem não sabe não deve inventar. Maratonas em Portugal com mais de 1500 gajos, só mesmo a de Portalegre. Eu - em duas edições - não tenho nada a apontar... Talvez só o facto da partida dever ser dividida em 3 ou 4 grupos ou a partir de 3 pontos diferentes para não falsear os tempos que os engarrafamentos iniciais provocam. Enfim; preocupações para Maio...
Bué da pictures! O blog parece uma galeria de arte, boys! Granda prosa Jakas; tás um perito em romances policiais e sabes prender o leitor! Melhor que isso só o livro que eu comecei a ler aqui em London; "Bandidos e Mocinhas" de seu nome e que recomendo.
Realmente, nem uma sandocha os gajos orientaram... imagino o stress para se conseguir comer alguma coisa nas tascas do CNEMA depois da prova. Tou a começar a ficar com nervoso miudinho; não pedalo "a sério" há já algum tempo e não quero ficar pra trás na pedalada. Como é? Há planos pró próximo fim de calendas?
Jakas ma men, granda "vaca" não te terem filado os Formula ORO! Podes crer brother; até te passavas! Tás a ver Marmaxcomo elas acontecem? Não te esqueças de contrinuar a deixar a "mobilia" dentro do carro todas as noites! PC's e tecnologia afim não passa tão despercebida como dois ferros com fios pendurados ma man!
Abraço a todos os meus queridos amigos,
Luis Moura
Vaca Velha
Londres
Reino Unido, para o canal UM!!!

 
At 17:24, Anonymous Anónimo said...

Os maiores parabéns às vacas que nos representaram na prova.
Pelo que está relatado não foi uma prova para qualquer um...não há dúvida que as Vacas estão em grande forma, e sempre a dar espectáculo onde quer que vão. Apesar de não ter ido, estava lá nas redondezas, "Almeirim city", e, em pensamento, estive sempre com vc's!!!!
GRANDES!!!!!!!!!!abraços

 
At 00:12, Anonymous Anónimo said...

Ganda aventura pessoal, o importante é que correu tudo bem e ninguém se aleijou.
Este fim de semana também tive a aventura da minha vida, nasceu o meu puto.

Cumprimentos a todas as Vacas Velhas.

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...