domingo, agosto 15, 2010

Dia 5 - Plaza

Dia 05
05 de Agosto de 2010
Plaza
Outro dia em Plaza.

O nosso hotel. O nosso hotel e comunitario. Segundo dizem, neste local, antes de existir o edficio que conhecemos havia uma tenda preta (tendas pretas familias nomadas). E tambem o significado de Banakshol, o nome do hotel. Nesta tenda ficavam alojados os peregrinos que vinham visitar o palacio grande. Permanece (segundo dizem) o espirito.

Ja percebemos que estamos alojados num dos melhores quartos. Temos mobilia tradicional, temos casa de banho e banheira. O unico inconveniente e que para chegarmos aos nossos quartos temos de passar alguns dos quartos comunitarios que tem WC partilhado e que exala um cheiro que, de acordo com varios testemunhos tanto pode ser de jaula do tigre ou manteiga de yak derretida.

Temos servico de lavandaria gratis - excepto para roupas mesmo interiores - e seguranca 24 horas por dia.

Temos tomado o petit por aqui, atendidos pela simpatica que ainda ontem fui buscar a cama para nos servir e que hoje esteve de saco de plastico na cabeca todo o dia, a bem de uma coloracao de cabelo.

Ja provamos mas ainda nao somos fas do sampha. Manteiga de yak, acucar, sal, que constitui o pequeno almoco dos tio betos e que dizem tirar a dor de cabeca em altitude. Por isso, apostamos nas banana pancakes ou toasts.

De manha foi a vez de visitar outro palacio dos laranjinhas e o museu de historia. Continuamos com as dificuldades de entendimento do costume, so falta fazer apostas. Pirst pild e first field, happy eleven e half past eleven. Sem comentarios.

Em todo o caso, fizemos na noite anterior uma reclamacao e o guia acusou o toque, desdobrando-se hoje em explicacoes e esclarecimentos sobre a historia e tudo e tudo. O museu valeu a pena porque nos esclareceu quanto as antiguidades que vimos circular no mercado no dia anterior.

De tarde mais um mosteiro, muito interessante porque e como se fosse uma aldeia, com varios edificios e recintos. Neste local viviam 5000 monjes e hoje apenas 50. Foi a revolucao cultural, como lhe chamam (ou em ingles do Tio Beto, a cultural revelation).

Na verdade foram destruidos cerca de 6000 mosteiros e do total original restam apenas cerca de 500. Interessante esta revolucao cultural. No mosteiro assistimos ao debate entre os monges considerado um dos pontos altos das visitas a regiao. Passa se em recinto aberto e ao que parece debatem assuntos religiosos. Os professores, ou uns monges colocam questoes aos outro e num gesto assinalam as questoes correctas ou com outro as incorrectas.