domingo, agosto 08, 2010

Dia 03 - Plaza

Dia 03
03 de Agosto de 2010
Plaza
 
Espero que percebam que escrever tudo isto de enfiada...nao temos tido tempo e nao vamos ter net, provavelmente depois...e mesmo muito complicado...
 
O dia foi dedicado a Plaza. O primeiro de uma serie de...alguns. A ideia e permitir a aclimatacao. Estamos a cerca de 3650 metros de altitude. Hoje andamos na area velha da cidade, onde se desenvolve o comercio e existe um templo budista, local de peregrinacao.
O templo como epicentro. Da peregrinacao, que exije tres voltas ao templo, no sentido dos ponteiros do relogio, da organizacao do comercio local. Um desfile dos trajes tradicionais de cada regiao do "reino". Com as rodas de oracao, cada um, e os tercos de 108 contas nas maos, numa exibicao de cores e uma montra mais que perfeita daquilo que poderemos encontrar de mais tradicional no territorio. Um espectaculo singular.
Na frente do templo, os peregrinos que se deitam, levantam as maos ao ceu, juntas as maos, levantam se, deitam se num ritmo relogioso, dos lados, os fornos para onde, com a mao direita se deita ramos de cedro, tres vezes. Nas bancas do comercio, o artigos mais variados: objectos da vida quotridiana, artigos religiosos, ...Demos o ar da nossa graca nos regateios e pequenas compras.
 
Visitamos ainda um mosterio de monjas. Onde assistimos a oracao. Nao pude deixar de sentir algum desconforto pelo facto de a troco do pagamento da entrada nao tiramos os sapatos para entrar, quando todas elas tiram, tiramos fotos e cirandamos quase em cima delas, em momento de oracao...quando deveria ser um periodo de reflexao e recolhimento. Secalhar sou so eu...
 
O Hugo passou a noite com febre e por essa razao passou o dia a descansar no quarto. Levamos lhe o petit a cama de manha, mas ainda arranjou forcas para ir ter connosco a hora do almoco, para desanuviar. Depois recolheu novamente e nos atiramo nos com unhas e dentes as compras e lutas pelos melhores precos no comercio da zona velha.
Devemos ter feitos todos os circuitos de peregrinacao, no sentido dos ponteiros do relogio e no outro sentido tambem. Um fartote de andar, novidades e fotos. 
No regresso ao hotel, fomos apanhados pela chuva do fim do dia e chegamos que nem uns pintos...Jantamos optimamente comida regional.
 

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...