domingo, agosto 22, 2010

Dia 11 - Sakya to Everest Base Camp

Dia 11
11 de Agosto de 2010
Sakya to Everest base camp
Na aproximacao a um dos momentos mais significativos da viagem, passamos o passe mais alto: 5248m de altitude. De carro, claro. Entramos no Qomolangma ( o nome tibetano do Everest) National Park.

Depois de sair da estrada asfaltada, seguimos por uma penosa estrada de terra batida. Esta subiu em serpentina pela encosta gigante, para chegar ao cume e depois descer. Adiante, depois da descida, tivemos um furo.Obrigou-nos a uma paragem para remendar o pneu, de camara de ar e engenheiros varios na intervencao.

Durante a espera, a cobica por alguns dos nossos objectos como o colar de contas ao pescoco, os relogios, as maquinas fotograficas. A curiosidade dos mais pequenos, que obrigou a fotos e cantorias. Devemos ter parado mais de uma hora e depois seguimos pelo vale ate ao campo base.

Este campo base, e o que nos permite acampar, sem ter uma licenca para escalar. Aqui o acampamento esta organizado por tendas/hotel onde uma familia tibetana nos acolhe. A organizacao da tenda e interessante: no centro, o fogao comprido. Alimentado a bosta de yak, aquece todo o ambiente dentro da tenda. Em volta, junto as "paredes" das tendas, assentos camas e pilhas de cobertores e edredons.

Foi uma das noites mais bem dornidas da viagem ate agora. De noite, tao perto do ceu, este apresentou-se muito estrelado o que nos deixaria antever que na manha seguinte ( a manha da ascensao ate ao ultimo ponto permitido ao comum dos mortais) teriamos sorte com o tempo que nos deixaria ver o cume do Everest, ja que hoje apenas conseguimos bater umas chapas apressadas porque rapidamente se escondeu no nevoeiro.

Jantamos todos na mesma tenda, apesar de nao dormirmos todos juntos, uns noodles optimos. No caso da minha tenda ficamos a dormir com a "mae tibetana e os seus 2 criancos", e um dos nossos guias.