Dia 10 - Shygatse to Sakya
Dia 10
10 de Agosto de 2010
Shigatse. Sakya
Comeco a missiva por fazer um escalrecimento: quando dissemos para nao nos entupirem a caixa, dissemo lo de forma ironica, o que parece que nao transpareceu da forma pretendida. Gostamos muito de receber as vossas mensages que agradecemos muito. Assim como para voces e importante receber noticias nossas, gostamos nos de estar a par do que ai se passa, por isso, quem ficou inibido de enviar mensagens ou sentiu se na obrigacao de mandar mensagens estilo telegrama, pode comecar a dao ao dedo, faz favor!
Bom, em relacao ao dia...
De manha, depois de um pequeno precalco ao pequeno almoco, que nos obigou a procurar outro local para fazer a refeicao, fomos visitar o mosteiro de Ta shi Lunn Po.
Na verdade, alguns de nos ja estavamos a ficar fartos dos os mosteiros e dos templos, mas la fomos todos a visita. Este e o templo do Panchen Lama, o segundo na "hierarquia" dos Lamas.
Por coincidencia, o 10 Panchen Lama que inaugurou o mosteiro, comeu qualquer coisa que lhe fez mal e morreu 3 dias depois. Que grande azar que o senhor teve... que coincidencia...
Na sequencia deste acontecimento, depois de escolhido o proximo Panchen Lama, este foi levado para Pequim e nunca mais apareceu... coitado... dizem que deve estar preso... ou que ninguem sabe para onde foi.
Bom, como os Chinas sao bons a resolver as coisas de forma celere, escolheram eles um, que por coincidencia (como estas coisas acontecem ...!) e filho de um membro do partido comunista! Mas esta resolvido e isso e o que interessa. O mais interessante e que os tibetanos budistas (que sao a maior parte, mas nao a totalidade da populacao) aceitam o facto e a forma como tudo aconteceu. Para eles a fe e o significado da posicao e o mais importante.
Nas paisagens que nos seguem na viagem, vamos esclarecendo com o guia algumas curiosidades: qual a utilizacao das rodelas concavas de bosta de iak, coladas nas paredes e sobre os muros das casas? Estao a secar. Este e o combustivel dos fogoes das cozinhas e das fogueiras. De momento secam, colados as paredes, para depois servirem as casas.
As paredes, os muros cobertos e as pilhas de rodelas de bosta esclarecem tambem a condicao social e economica das pessoas. Quanto mais rodelas de bosta, mais yaks, mais yaks, mais dinheiro.
Na chegada a Sakya, depois de largarmos a bagagem, fomos visitar mais um mosteiro. Desta vez, o isco foi que seria um mosteiro com influencia mongol, do sec XI. Afinal havia ostras....nao seria de influencia mongol, mas era um dos sitios para onde o imperador mongol viajaria de vez em quando.
Sakya, era um local de ensino, qualquer coisa parecida a uma universidade. Na revolucao cultural a destruicao dos mosteiros e templos, tinha por objectivo arrasar com os mosteiros ja que estes constituiam, para alem de locais de oracao, locais de ensino e de guarda de material e equipamentos de defesa.
Na realidade, a razia tentou, mas nao conseguiu destruir completamente os 6000 mosteiros e templos, e alguns deles apenas parcialmente. Os ataques eram feitos de forma rapida e de surpresa. Em alguns dos casos, as populacoes e os monges tiveram hipotese de dar resposta defensiva, mas nem sempre foi possivel.
No caso do mosteiro de Sakya, foi destruido o velho mosterio, mas do mais recente restou uma das capelas. De qualquer forma, mesmo posteriormente, todas as referencias ao Tibete como um pais livre foram destruidas. Inclusivamente uma ala que continha umas escrituras que tinham frases desta natureza e que foram fotografadas por um jornalista americano e divulgadas numa revista, foi encerrada ao publico para visita. Tambem durante as investidas, as escrituras foram atiradas ao lixo e posteriormente recuperadas pelapopulacao e escondidas para depois, na altura a reconstrucao de alguns mosteiros, regressarem.
Para atestar a importacia deste mosteiro no plano da educacao, temos tambem uma diferenca: o facto de todos os assentos dos monges que nele habitavam serem bastante altos. Os assentos rentes ao chao pertencem aquelas de "patente" inferior. Os tectos, da capela principal sao tambem muito altos e as suascolunas sao de madeira de sandalos, troncos inteiros que viajaram desde a India!
Nas ruas, as casas sao cinzentas, da cor da pedra e lama que envolve este pequeno (na escala de dimensao do Tibete) vale.
O jantar foi um desastre, de tal forma que o Nestum e as refeicoes liofilizadas que trouxemos estiveram quase para sair da mala...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home