terça-feira, abril 20, 2010

Rescaldo de SRP 2010

People,

cabe-me a mim abrir as hostilidades relativas ao rescaldo da participação do Vacas Velhas MBT na sua 1ª incursão à mítica Maratona e Ultra-Maratona de Serpa.

Desta feita, e como já anunciado em posts anteriores, responderam ao desafio os elementos: Jakas, Trips, Gafa e Vuck Roger.

Os últimos dias foram de alguma ansiedade para os elementos que iriam participar. A consulta multidiária dos vários boletins metereológicos e o agrado ou desagrado com as alterações da previsão eram motivo de conversa frequente! Bem cientes estávamos todos de que a nossa participação iria ser desafiante, não só pelos relatos que já tínhamos lido/ouvido, mas porque a nossa última volta de preparação para esta prova (Lx-Castanheira do Ribatejo-Lx) permitiu verificar que a lama estava aí!

Na sexta-feira passada a malta organizou-se, picou as suas check-lists, empacotou os materiais e fez-se à estrada. Chegámos a Beja, depositamos as bagagens na Pousada de São Francisco e fomos jantar um belo bife... depois da janta ainda passeámos pelas ruas de Beja e aproveitámos para "bater esta chapa" q ainda nos arrancou uns risos nervosos a pensar na prova do dia seguinte...

seguimos para Serpa para levantarmos os respectivos dorsais e ouvir as últimas sobre a prova. As informações que tínhamos eram de que na zona, durante a tarde de sexta, tinha chovido desgraçadamente... Os dorsais e respectivas lembranças foram levantados em menos de "um ai" e houve lugar a algumas perguntas, das quais destacámos o encurtamento do percurso "por motivos de segurança".

Voltamos para Beja, decididos a regressar a Serpa no dia seguinte um pouco mais cedo para o respectivo briefing de segurança.

Ás 7h15 o petit-dejeuner estava a entrar pontualmente pela porta dos nossos quartos! A simpatia e a disponibilidade foram os principais pontos fortes da Pousada. Deixaram-nos inclusivé guardar as borregas num compartimento de arrumações, QUE LUXO!

pequeno-almoço de campeão, embora nesta fase o "nervoso miudinho" já estivesse a dar cabo do apetite ao pessoal, e lá fomos nós de volta ao nosso desígnio.

A chegada a Serpa e o estacionamento das viaturas foi realizado sem qualquer problema. Ficamos no parque de estacionamento do LIDL, com direito a espaço para o que nos desse na real gana!

À partida, os ânimos estavam elevados e a Vacaria já tinha decidido qual iria ser a sua estratégia para esta prova: NINGUÉM FICA PARA TRÁS! O São Pedro prometia continuar a descarregar, mas a 2ª metade da prova foi praticamente ao sol... (nesta foto falta o Trips, que foi o fotógrafo oficial da prova. Obrigado e um abraço, amigo!)

O estilo da Vacaria aliado à participação irrepreensível nas principais provas do calendário nacional (para já, porque ouvi dizer que está para breve a 1ª internacionalização à séria!) tornam os elementos e O CLUBE cada vez mais conhecidos por todos!

Tempo para aliviar "a carga" e descontrair contemplando as nuvens de intempérie que lá vinham... nesta fase estávamos todos a "fazer contas à vida" e a tentar decidir se levávamos os impermeáveis ou não. Decidimos levar!!!!

A prova começou à horinha marcada, partida ordeira, todos juntos e com a moral lá em cima!
Como já referi anteriormente, o percurso da Maratona de SRP80 foi encurtado por "razões de segurança". Confesso que numa primeira fase fiquei um bocado triste, tinha pensado em fazer a SRP160 e tinha alterado para a SRP80, na sequência da quebra do quadro da minha Rush e naquele momento, a distância de Meia-Maratona não era bem o que tinha previsto! No entanto, deixo uma palavra de apreço e de coragem à organização que não descurou a segurança dos participantes! E, na minha opinião, fizeram bem encurtar a prova, porque nalgumas zonas era (ou devia ser praticamente) impossível passar as ribeiras a vau, mesmo com a burra às costas!

O percurso teve um total de cerca de 50 kms, que completámos em 3h23'. O desnível acumulado foi de, quase 900m e destaco apenas a 1ª parte da prova, em que a lama e a água foram o tema dominante. Era quase impossível descansar as pernas, porque mesmo nas descidas as bicis não embalavam. A lama parecia cola a agarrar os pneus e nas subidas, a sensação era de que a âncora estava lançada!
Uma nota positiva para a organização que disponibilizou lubrificante nas ZA. A propósito de ZA's, nada a assinalar. A organização disponibilizou o clássico: laranjas, bananas, bolinhos de coco, bolo de chocolate, água e bebidas energéticas oferecidas pela Gold Nutrition. Gastámos de tudo!!!!
Na última ZA, os nossos equipamentos eram o espelho do que encontrámos! (apenas uma nota para os fãs: eu não sou assim, sem pescoço, estava a fazer palhaçadas para a câmara, ok?) o Trips foi um bacano e registou (mais) este momento de descontração!
Muito mais haveria a dizer, mas resume-se a isto: viemos sempre a andar, no nosso ritmo, como uma ocasional picaria com alguns "artistas do pedal" que têm a mania que são aceleras (right, Jakas?) e pode dizer-se que viemos a curtir largo! Chegámos praticamente ao mesmo tempo do João Marinheiro (Team Rocky Moutain) e de mais 2 elementos da equipa Gold Nutrition.
Ainda tivemos tempo para a mítica foto do pódio; podem ver atrás o mural do SRP 2010 e a Vacaria, feliz e contente por ter dado o tempo e a vinda por bem empregues!

Termino dizendo que, mais que a competição, os km, a lama, a água e os bolinhos de coco, são a amizade, o companheirismo e a boa-disposição as imagens de marca que saem cada vez mais reforçadas das nossas provas! É sempre um verdadeiro prazer e orgulho poder recordar as nossas prestações e ficar ansiosamente à espera da próxima oportunidade em que se vai passar um dia com os AMIGOS!
Abraços VACARIA e força no badalo!
Vuck Roger

9 Comments:

At 14:31, Blogger Ameixa said...

Vocês são os bravos desta Vacaria!!!
Tive pena de ñ ter conseguido dar uma palavra de apoio na véspera!!! Fico contente q tenha corrido tudo pelo melhor e q em EQUIPA estes bravos representantes desta Vacaria tenham terminado esta Prova Alentejana UNIDOS!!!

Abraço Ameixa

 
At 15:39, Blogger Jakas said...

Amigo Vuck, bela prosa! Está quase tudo dito. Faltou apenas referir a fabulosa refeição que nos serviram na Escola de Serpa. Ahhh, o Alentejo! Aquelas migas estavam 5 estrelinhas assim como as febras, o frango e a entremeada (que eu não comi mas cheiravam muito bem...).
Foi de facto um belo passeio, apesar das adversidades do terreno, o objectivo foi amplamente cumprido! Obrigado a todos, aos que foram pela companhia, aos que ficaram pelo incentivo e palavras de força que tanto nos ajudaram!
Venha de lá Idanha-a-Nova agora e mais 100km... Ui!

 
At 03:04, Blogger EL MOUREX said...

Não me canso de vos dar os parabéns. Merecem-no sem excepção meus amigos!
Gostaria ainda de destacar a qualidade dos textos do Hugo, prendem "o leitor" de uma forma muito eficaz! Parabéns tambem por isso meu velho!
Não termino sem dizer que para mim - como fundador do nosso team - é um prazer enorme ver a "vacaria" a crescer de forma tão saudável, porquanto as pessoas que a nós se têm juntado ao longo do tempo têm interiorizado o espirito de amizade, diversão e companheirismo que presidiu á sua criação. Obrigado pelo empenho e por quererem ter passado a ser VACAS VELHAS!!! Abraços, Mourex

 
At 12:19, Anonymous Anónimo said...

PARABÉNS A TODOS! SÃO OS MAIORES!
Beijinhos
Sofia

 
At 23:15, Blogger Mar Max said...

Olá amigos,
Faço minhas as palavea do El Mourex, vocês são bravos, e campeões, campeões olé, campeões olé, (estou a treinar esta cantilena para domingo), hehehe, 1 forte abraço para todos,
MM

 
At 18:43, Anonymous Anónimo said...

Viva,

Pois que por pura coincidência, vim encontrar o vosso blog!! e isto ainda tem maior significado quando, e vou tentar dizer isto de uma forma que não pareça muito mal dado que envolve balneários e homens nús, eu sou o jovem que se esqueceu da toalha em casa e um de vós fez o obséquio de me emprestar uma para pelo menos não me vestir encharcado!!
Gostei bastante da crónica SRP80... os meus parabéns... também sou de lisboa e costumo ir para sintra ou monsanto, se for exequível podíamos um dia destes dar uma voltinha...vão a Portalegre??

Abraço e mais uma vez obrigado pela toalha...

Nuno Machado

 
At 14:37, Blogger Jakas said...

Caro Nuno Machado, não precisa de agradecer a toalha, a malta sempre que pode desenrasca um companheiro de pedal. Este ano não vamos a Portalegre, fomos em anos passados e é de facto uma grande prova, mas mete muita gente...
A próxima 'saída' vai ser Idanha-a-Nova e depois temos o clássico Alvalade-Porto Covo.
Até lá vamos fazendo uns km por Monsanto e uma ou outra ida até Santarém, se der... eheh!!

 
At 16:25, Anonymous Anónimo said...

Caro jakas,
Pois à Idanha este ano não dá... pois nessa data tenho um outro evento... mas vou a Alvalade, pode ser que nos encontremos por lá!
Abraço

Nuno Machado

 
At 22:16, Blogger Trips said...

O nosso amigo Jakas não podia esqueçer o belo repasto no final!! Ele come como uma verdadeira Vaca!!! Grande Jakas.
Obrigado ao Jakas e ao Vuck pela companhia durante toda a prova. Foram grandes companheiros.
Obrigado também ao Gafas por nos aturar!!!
Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...