sábado, dezembro 12, 2009

A volta de hoje - 12/12/2009

People,

como já vem sendo hábito fica um pequeno resumo em jeito de partilha "das aventuras de hoje"...

Ainda ontem, tinha telefonado ao Jakas e ao Trips para saber se queriam ir num "passeio pelas ciclovias de Lisboa e Restelo" - foi assim que me venderam o conceito. Estava eu longe de imaginar que seria mais ao estilo "volta calma e descontraída em Sintra"... mas num género soft!

O resto da manada não teve direito a telefonema porque vão representar a vacada no Challenge BTT de Salvaterra de Magos, no dia de amanhã. (Ficamos à espera do post e da reportagem fotográfica!!!)

Assim, o pedal começou por volta das 9h da manhã, em Benfica. Eu e o Guilhas combinamos sair de casa e atravessar o Monsanto para nos reunirmos com o resto do pessoal que aceitou participar nesta confraternização. Não foi um Passeio de Pais Natais, mas podia ter sido, uma vez que ciclamos por (quase) toda a Lisboa e arredores, como já vão perceber...

Chegámos ao meeting-point, a Torre de Belém, por volta das 9h30 e esperámos por mais dois elementos, um dos quais tinha tido um furo - no carro, em casa!. Estava a começar bem... Passados poucos minutos, e uma volta para não arrefecer - estava um frio do caraças! - até ao monumento dos combatentes do Ultramar, eis que estava a grupa toda reunida.

Partimos da Torre e subimos o Restelo (todo!) até ao Mercado do Peixe. Daí, fomos em direcção à ciclovia que passa na Mata de São Domingos, e passámos em frente aos pupilos, sempre pelos tracks do Monsanto, até à nova ciclovia de Campolide. Algumas paragens - poucas - para esperar pela malta que se fica para trás, e lá ia o people todo a rolar! No Keil do Amaral estava um grande grupo de corredores a treinar para a São Silvestre de Lisboa e fiquei muito feliz por ver o meu amigo Jorge Bicho, envergando a sua T-shirt da Corrida do Tejo 2009, comandava o pelotão, ainda no seu ritmo de aquecimento...

De Campolide seguimos o azimute do Marquês do Pombal, através do Parque Eduardo VII. Daí até ao Eduardo da Ginginha foi sempre a dar. Bom, quase sempre. Em frente ao Coliseu dos Recreios encalhamos na multidão que estava na fila para comprar bilhetes para o circo. E que fila... mais de 15 minutos para passar, à mão, aqueles magote de gente...

No Eduardo tirámos a foto da praxe, que aqui vos deixo
(é preciso dizer que esta já foi depois da ginja...). Foi a oportunidade que alguns de nós esperavam para poder brilhar! O frio de Natal, as castanhas, as prendas, o convívio salutar, leva a exibições menos felizes. Fica a prova...
estivemos tentados a engraxar os sapatos... mas seguimos viagem até Santa Apolónia, Xabregas e finalmente Parque das Nações onde houve tempo para dar um call ao nosso Jakas. A hora do almoço aproximava-se e os km's já não se escondiam com barritas e geles...

O grupo foi diminuindo e no final, os que ficaram foram sem paragem do Parque das Nações de volta até à Torre de Belém. Era tempo de despedidas e de regresso a casa para mim e para o Guilhas. Torre, Restelo, Monsanto, Decathlon, Parque de Campismo, Buraca e casa...

Ao todo foram 70,4 kms, a uma média de 16 km/h num total de 4h27m. Para um gajo que não pedalava quase à 15 dias, cheguei ao fim em melhores condições do que imaginei quando saí de casa às 8h30 da manhã.

Fica apenas uma última nota de "reportagem". Foi a primeira volta grande que fiz com a minha transmissão nova, de onde destaco o pedaleiro Cannodale SL (na foto) com eixo cerâmico e (3) pratos FSA. O resto é tudo SRAM - corrente e cassete 11-32, em equipa que vence... - e a única ideia que me vem à cabeça é, o silêncio e a suavidade. Recomendado e 7 estrelas! Resta ver como se vai comportar numa volta mais trialeira.

A todos os que se juntaram a esta iniciativa, um ganda abraço e obrigado por uma manhã de pedal bem passada. Ficam os votos de Festas Felizes!

Hugo "Vuck Roger" Teixeira da Silva

p.s.- boyz, espero que amanhã tragam o CANECÃO para por na sede!!! Força e não se aleijem, tá?

4 Comments:

At 12:00, Blogger Trips said...

Boa voltareta!!!
70 Kms para fazer um teste ao material é bom. Agora, resta mesmo, levá-lo para trilhos mais lamacentos! Em principio já no próximo fds.
Um abraço

At 17:30, Blogger Der Alte Fuchs said...

Man, continuo à vossa espera!

Esta semana já tou pronto para o reinício de actividade no gym! Diz coisas.

Abr

At 00:04, Blogger EL MOUREX said...

Boa descrição do passeio; Lisboa oferece-nos sempre mil surpresas!!!!

At 09:52, Blogger Jakas said...

Com alguma pena minha não deu para me juntar a vocês desta vez! Que bela voltareta deve ter sido... Fica para a próxima!!
Ah, e esse pedaleiro... espectáculo!! Dá-le Falâncio!