domingo, dezembro 13, 2009

Salvaterra de Magos





Grande Hugo, bela volta que vocês deram ontem!
Gosto imenso de pedalar em Lisboa; adoro a minha cidade, conheço-a muito bem e só de bike - assim como na serra - se consegue chegar a alguns lados...!

Obrigado pela tua expectativa; aqui está então o post acerca da aventura de hoje.
E cabe-me a mim - com toda a autoridade uma vez que este ano, acho eu, foi a unica maratona em que participei... (que VERGONHA...!) - fazer o seu relato.

O encontro foi marcado para as 08:00 no já habitual meeting point quando se parte em direcção aos passeios no Ribatejo; a bomba da GALP de Sacavem. Estavam moi même, Marmax, Alê, Jakas e Ricardo, um novo vitelo na vacaria. Estava um frio do cacete...! Café tomado e ala que se faz tarde. Chegámos aos destino - pasme-se - quase 1 hora e meia antes da partida!!!!!!! No minimo (para não dizer parvo) foi inédito. Mas deu para preparar a partida com calma, para mandar mais bocas e dizer mais disparates que o habitual e claro, ir aquecendo as carnes com umas palmadinhas... São aliás dos momentos que antecederam a partida as unicas fotos existentes; Mário, chuta aí mano!







Eu estava preocupado, confesso. Tenho pedalado pouco e só nas ultimas duas ou três semanas apertei mais com o pedal. As noites de 6ª e Sábado foram, digamos... heavy. Ou hard... quase lixadas eheheheh. Pouco sono portanto, uma ressacazita aqui e ali e claro os meus ligeiros 95 kilos e os meus jovens 43 anos! O resto da manada estava tranquila e os 40 kms da volta não incomodavam niguem.

Em Salvaterra estava ainda mais frio; 6 graus. O wind chill (sentido contra o vento nos primeiros kms devia rondar os 2 graus). Chegaram as 10:00 e lá partimos. Talvez uns 100 bikers de todos os tamanhos, idades, cores, credos e tipos de bicicletas. Á frente o grande Marco Chagas, que acabou por cortar a meta em 1º lugar, vá-se lá saber porquê...! Mas o Jakas ía-lhe fazendo a folha eheheheheh.

Os primeiros kms - em alcatrão - foram dificeis (para mim, claro) por várias razões; nariz tapado - acho que larguei 1 litro de dejectos nasais nos trilhos - o frio a congelar-me os pulmões (é o que acontece quando se respira pela boca), a visão dos kms no GPS (ainda faltam 35, ainda faltam 30...) e ver o pessoal a passar-me á frente. Primeiro o Jakas. Fizemos talvez uns 500 metros juntos; depois dele dizer "fonix, ka frio do caraças", desapareceu; o costume, portanto! Mas isso só demonstra a boa forma em que o Nuno continua; parabens meu amigo!!!

Passemos então á divisão de honra. O Mário (o Chagas d'Alfra) e o Alê (tambem conhecido por Destroyer e que já voltou a ter a sua Specialized operacional) tambem me passaram e rapidamente fiquei a uns 500 metros deles. O Ricardo acompanhou-me até entrarmos na terra. E aí deu-se uma espécie de metamorfose! Comecei a curtir largo e a "matar saudades" do BTT mais ou menos á séria... Por isso, decidi aproveitar a adrenalina e a força mental que a pica me estava a dar, e fiz-me ao caminho. Não o escondo; queria fazer o melhor possível. Por isso arranquei em direcção aos meus dois amigos com determinação. Por volta dos 10 / 12 kms passei-lhes á frente (com todo o respeito, claro!).

Continuei a dar-lhe gás (OK, uma pequena gazada...!) e enfrentei a odiável areia, as bossas e o percurso algo monótono ao longo de arrozais, com imenso prazer. Só parei para o controlo e segui. Estimo ter dado por volta do km 25, uns 5 minutos ao Alê e ao Marmax.
O pior foi ter-me enganado no percurso... não vi a seta para a esquerda, vi uns tipos ao fundo á direita e fui por onde não devia. Subi uns 300 metros em areia (2 ou 3 minutos) até perceber o erro e no regresso á pista (mais 1 ou 2 minutos) vejo os meus bons amigos passar-me á frente. Na boa, mas levavam-me agora uns preciosos 30 segundos á frente...

Lá segui atrás deles nos 5 kms seguintes. Até que aproveitei uma descidazita e me colei a eles de novo. O sol já brilhava, já estávamos quentinhos e já só faltavam 10 kms!!! Altura portanto para atacar a ultima parte do percurso; eu e o Mário seguimos juntos mais uns 5 kms. O Alê perdeu um bocadinho de terreno (de certeza que ía a pensar numa certa e determinada Santa Cruz!) e do Ricardo não havia noticias. Por outro lado, o Jakas já devia estar a coçar a micose e a beber imperiais com o Chagas !!!!!!

Não baixei a guarda e tentei descolar do Mário; não sei se ele me deixou seguir para me animar (...?!), mas a verdade é que cortei a meta 1 ou 2 minutos antes dele e 3 ou 4 do Alê. O Ricardo chegou tipo 5 ou 7 minutos depois. O Jakas chegou uns 20 minutos antes de nós (SEU ANIMAL) e segundo ele de braço dado com um novo amiguinho! OK, era só um "local", um gentleman por sinal: "...nunca, o cavalheiro é que corta a meta primeiro; por quem sois, só a corto depois de Vocelência...!!!

Mas mais importante do que quem chegou á frente ou depois, foi termos cumprido o objectivo inicial. fazer os 40 kms em menos de 2 horas. E isso, todos o fizeram!!!

Adorei meus amigos! A minha força de vontade acompanhou-me mais uma vez e declaro oficialmente aberta a minha época de treinos para as 24:00 de Monsanto e outras maratonas de 2010. Só mais um comment; a minha Scott Genius 20 é um maquinão! Obrigado querida pelo orgasmo multiplo que me proporcionaste!!!

Bikes lavadas, banhos tomados, almoço comido, mais umas palhaçadas e Salvaterra de Magos ficava para trás. É bom fazer turismo desta forma! Por falar nisso, desculpem lá mas prá semana não dá para eu ir treinar; estarei a banhos eheheheheh

Por isso, como disse um dos convivas da nossa mesa de almoço quando nos despedimos, BOAS PEDALADAS!!! Um clássico de sempre da verdadeira "malta" BêTêTista que quer dizer exactamente isso!!! Abraços a todos e até breve!

MOUREX

11 Comments:

At 12:17, Blogger Trips said...

Grande Mourex,
Foi apenas uma (entenda-se Maratona) em 2009, mas foi muito boa!!!
Parabéns para ti e para os restantes Vacas

 
At 12:23, Anonymous Vuck Roger said...

Boyz, granda curte!

até fiquei com lágrimas nos olhos... para a próxima tb vou. Se não for para fazer o filete ao Chagas, vou no meio da vacada!

Força nas canetas people. Tamos aí!

Forte abraço

 
At 15:09, Blogger Mar Max said...

Foi bem Porreiro,
Valeu por tudo,
Estáva um frio do camandro mas as vacas aqueceram logo as carnes,
Para a Vaca mais velha do grupo, parabéns, tás a ver... não estás assim tão velho como dizias... estás só cheiinho, cheiinho de def...., mas gordinho não, hehehehe
O mais importante é que todos nos divertímos mais uma vez,
Forte ABRAÇÂO

 
At 19:41, Blogger Gafa said...

Oi pessoal,

acabei de ir ver o vosso blog e fiquei com uma pica enorme para ganhar cabedal para deixar de ser o "cerra filas".
Sei que andam para aí uns manos que lhe dão com força. Eu por mais que queira, a minha velhita GT Avalanche 1.0 não ajuda.

O piso dos ultimos 20km, rijo como tudo, deu-me cabo dos costados.

Sempre que quiserem um cerra filas no grupo, e eu tiver ordem de soltura, contem comigo.

Até lá vou fazendo os meus 35km ao sábdo ou domingo da Parede ao Jamor, dando umas voltitas na pista de corta-mato. Os 10km que lá fiz há 3 semanas, ajudaram qq coisa ontem.

Abraço

Ricardo PXR Coimbra

 
At 09:40, Blogger Jakas said...

Primão, belo relato, está tudo dito!! Apenas queria aqui dar os meus Parabéns a todos nós, os que fomos, e em especial ao Mourex, pela sua grande prestação (és um animal primão, está-te nos genes... eheh!!) e ao Ricardo Coimbra, que foi a primeira vez que veio pedalar connosco e tem porta aberta para se juntar à manada, sempre que o queira, porque soube representar o digníssimo bom nome do Vacas Velhas Mountain Bike Team, esse marco do desporto Betêtístico Nacional... eheheh!! Foi de facto mais uma manhã bem passada.
E, para 'final de temporada' o pessoal esteve em grande nível, senão vejamos, em mais de 100 participantes:
29º Jakas (1h41m52s)
53º Mourex (1h57m)
54º Alex (1h57m19s)
55º MarMax (1h57m39s)
59º Ricardo Coimbra (2h01m06s)
Digam lá se isto não é um team do catano, hein?!?!?!?! O Marco Chagas que se ponha a pau, que para o ano trazemos nós o caneco!!

 
At 11:09, Anonymous Anónimo said...

PARABÉNS VACAS!!!
São os MAIORES!
Faça frio ou calor, estão sempre lá! Com garra, determinação, espírito de amizade e muito convívio...Se eu tivesse mais músculo nas "canetas" e não fosse tão "preguiças" também me juntava à manada! ;-)
Beijinhos da vossa fã
Sofia

 
At 11:45, Blogger EL MOUREX said...

Grande Ricardo, estás IN!
Manichas, cheio de def... está o cacete ehehehehe
Era capaz de jurar que o Mário tinha cortado a meta antes do Alê; não me digam que o Alexandre está a soldo do FCP e a batota já chegou ao BTT!!!!!!!!

 
At 11:45, Blogger EL MOUREX said...

Grande Ricardo, estás IN!
Manichas, cheio de def... está o cacete ehehehehe
Era capaz de jurar que o Mário tinha cortado a meta antes do Alê; não me digam que o Alexandre está a soldo do FCP e a batota já chegou ao BTT!!!!!!!!

 
At 12:16, Blogger Mar Max said...

O Alê tomou aquelas drogas ás escondidas a 2km da meta, só vi as rodas a largar fumo...
logo, fiquei sem ver nada,
Assim não dá,
Quero ser ressarcido,
MM

 
At 01:32, Anonymous Anónimo said...

olha, olha...e treinar já não vale? Tem que ser só à base de drogas e batota...VACAS!!
Mas foi um empate técnico, pois chegámos os três ao minuto 57...
Mas sim, esta Manada está a recomeçar a dar "cartas" nas provas, pelo que prevejo um 2010 em grande.

Abraços
Alex

 
At 01:32, Anonymous Anónimo said...

olha, olha...e treinar já não vale? Tem que ser só à base de drogas e batota...VACAS!!
Mas foi um empate técnico, pois chegámos os três ao minuto 57...
Mas sim, esta Manada está a recomeçar a dar "cartas" nas provas, pelo que prevejo um 2010 em grande.

Abraços
Alex

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...