segunda-feira, agosto 03, 2009

A Odisseia Africana (Dia -1)

Em sinal de admiração, deixo aqui o relato na primeira pessoa dos 2 Heróis, Teresa e Hugo, do momento em que se preparavam para deixar o Velho Mundo para irem desbravar o Continente Africano montados nas suas "burras", tendo como companheiros de viagem o Bob Marley e o Bob Dylan...

Independentemente da questão de se merecer, ou não, as férias, o facto é que está perto mais uma partida. Porque precisamos "da viagem" como do ar que respiramos.
Impõe-se, mais uma vez, a reflexão, a descoberta, a experiência em 2 rodas, porque "O que importa é a viagem".
O continente africano é desconhecido (ou semi-conhecido) e apenas uma experiência em Marrocos, dá alguma sensação de familiariedade que não chega para o "mergulho" que vamos dar no Mali e no Burkina Faso. Da borda da piscina passamos para a prancha de 20 metros, mas vai valer a pena a vertigem!

O ritual de "iniciação" repete-se: as burras estão empacotadas, revisões, compra de material, a lista pormenorizada de "coisinhas" a levar (tudo pesado à centésima), dentista, vacinas, cortes de cabelo, pelos e barbas,...
Desta vez vamos com algum peso extra devido à quantidade de ferramenta e sobressalentes que levamos (não contamos encontrar muitas opções de oficina e lojas :)), mais o resto do material (tenda, contentores para carregar água, filtros de água, purificador, trem de cozinha, mosquiteira), comida leofilizada (e não despensamos o muesli e frutos secos), medicamentos às centenas (para a troca), mapas,... Também não faltam os luxos clássicos de quem viaja: telemóvel com carregador solar (o Pai Bento emprestou), música, livros, diários de viagem, máquina fotográfica, (não me conformo que não levamos a cafeteira), fatos de banho...
A viajar connosco estão também os nossos novos companheiros de viagem Dylan e Marley (os nossos novos Bobs)! O Dylan tem agora uma nova vida (compramos usado) e o Marley é um fresquinho (basicamente). Vão em teste para África (eles e nós).

Amanhã, começa a grande aventura no balcão do check-in, logo pela manhã. Nós, as malas de porão, as burras, e as dúvidas do costume (podem ir, não podem, pagam mais, não pagam, têm peso a mais, não têm, estão fora do formato, não estão). Estamos com as bicicletas abaixo dos 15 kg, as malas de porão entre os 8,7 e os 10,8 kg, as malas de cabine com cerca de 7 kg. Não estamos fora do peso por pessoa, e reservamos o espaço no avião para as borregas. Sobram-nos ainda 13 kg (para o peso total nos Bobs) para poder transportar água quando andarmos por lá.

O tempo que nos espera em Bamako (capital do Mali) é de chuva (metade do país costuma ficar submerso), para além disso ainda não temos os vistos (mais uma aventura desta feita "de luvas"), mas já temos a primeira noite reservada, para descansar os ossos dos aviões. Desejar que toda a bagagem chegue, e depois é entrar no ritmo!
Pedalaremos o que o tempo nos deixar, na quantidade certa da água que transportarmos, no limite das nossas forças e vontades, no vagar do olhar africano.

Sabemos que cada jornada será diferente da seguinte, que todos os nossos movimentos (alguns tão básicos do dia-a-dia) serão difíceis de realizar, que a realidade que conhecemos estará distante, mas temos a certeza de que o sentimento de "conquista" dará o mote aos nossos dias!

Uma vez que o acesso à net será difícil, e apesar da cobertura do telemóvel no Mali ser algo limitada, vamos tentar dar notícias através do twitter em:

http://twitter.com/VuckRoger


Beijos e abraços a todos!

Vento na cara e pés nos pedais!!

Teresa e Hugo

2 Comments:

At 11:32, Blogger EL MOUREX said...

Somos todos uns meninos!
Nós os que julgamos conhecer o mundo através das janelas dos Hoteis de 5 estrelas, Restaurantes de luxo, Discotecas exclusivas e navios de cruzeiro...
Haja saúde meus amigos!!!

 
At 10:53, Blogger RuiRuim said...

Lindo! Muito força para voçes!

Ass: Rui com uma pontinha de inveja...

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...