sexta-feira, janeiro 02, 2009

MARATONA DE PORTALEGRE; pensamentos!

A democratização (ou popularidade) do BTT é um fenómeno social...
Ao fim de 48 horas "no ar", o site dos Ases do Pedal fechou as inscrições na Maratona de Portalegre 2009. Foram 3000 os bikers que "ainda foram a tempo" de se inscrever.
Pergunto; alguma Vaca Velha conseguiu inscrever-se?
Como eu já havía referido já estavam previstas 4 baixas, mas, será que o Gonçalo, os Pires, o David, o Vuck Rogers, alguem foi a tempo? E o pessoal da Armada, está IN?

Ainda me lembro de quando comecei a pedalar, talvez há uns 13 ou 14 anos... Passeios organizados (ainda não havíam Maratonas) eram aí uns 2 ou 3 por ano em todo o país. Nessa altura nunca participei em nenhum, mas o Gonçalo foi uma vez a um - creio que no Algarve - onde devíam estar prái uns 28 bikers!

Nos trilhos - á epoca andávamos pelo Guincho, Cabo da Roca, Sintra e claro Monsanto - era raro encontrar uma bike (na sua grande maioria completamente rigidas!). Todas? Não... o Nuno, de cognome "O Gordo" mas forte que nem um touro, foi um dos pioneiros da suspensão total em Portugal e apresentava-se orgulhosamente na sua Proflex vermelha!

Encontrei na net uma foto da minha velha Diamond Back Topanga (embora fosse verde escura) e outras duas da Proflex, essa máquina préhistórica de suspensão total...!
A bike do Moitex era uma Marin tambem rigida - com um complicado sistema de cabos ao longo do avanço... - e se não estou em erro, a do Gonçalo era uma GT Avalanche tambem rija que nem cornos! Todas estas 3 bikes levaram depois com uma suspensão para grande alivio dos nossos braços; a partir daí, a descida do Abano passou a ser muito mais rápida eheheheheh!

PS. O nosso Luis Aguiar - homenagem lhe seja feita - tambem fez parte dessa história dos anais do BTT em Portugal, muito embora noutro espaço pois á época ainda não nos conhecíamos...!

Depois o "hobby" começou tornar-se desporto e em Portugal começa a haver competição. Á semelhança de quase tudo, o fenómeno chegou tarde ao nosso país. Na maioria do mundo ocidental (principalmente USA, França e Inglaterra) o Mountain Biking já tinha nos anos 90 a expressão que só agora - ou pelo menos de há 4 ou 5 anos a esta parte - tem em Portugal.

Não quero ser elitista - ou velho do Restelo (velho já sou, mas do Restelo é o Moita!) - e dizer que antigamente é que era bom, mas penso que o BTT se transformou numa moda - embora seja uma moda saudável, claro - mas como acontece com qualquer moda, deixou de haver algum do charme e glamour - ou exclusividade se quiserem - que lhe estava associado!
Por outro lado - á excepção de meia dúzia de animais que continua a deixar lixo nos trilhos e a não dizer bom dia á passagem com outros bikers (uma imagem de marca "old school") - o pessoal das bikes é boa onda e tem espirito positivo!

A globalização do fenómeno tambem tem permitido que a generalidade dos equipamentos cheguem a Portugal a preços de mercado. Dantes era complicadíssimo comprar material (peças, equipamento ou mesmo bikes) mais exclusivas, porque o mercado ao não as absorver, era obrigado a comprar mais caro ou a nem sequer nelas investir. Hoje, a oferta de capacetes por exemplo, é completa. Encontram-se todas as marcas no mercado e a preços equivalentes aos dos outros países, quando há 12 anos só quase se encontravam Bell, carissimos e feios que nem noites de trovões!

Creio que este ano os participantes na Maratona de Portalegre vaó ser muito jovens. O pessoal que está cheio de pica e sangue na guelra é que passou de ano ligado á net á espera de se inscrever...! Os dorsais talvez apresentem numeros na ordem dos 10.000, uma vez que acredito ser a grande maioria destes 3.000 inscritos, ou rookies ou participantes rookies da edição anterior. A maioria dos numeros na casa das centenas ou do milhar - como é o caso dos numeros dos dorsais da maioria dos Vacas Velhas - serão cada vez menos vistos nos trilhos da Serra de São Mamede.
Mas uma coisa é certa; como em tudo na vida "na natureza nada se perde, tudo se transforma". Vivam os bikers rookies, viva o sangue novo que rola nos trilhos de Portugal. Desta forma e á semelhança do jovem Marinheiro, será cada vez mais possível que hajam Portugueses a ganhar provas internacionais e quiçá, o ouro nuns quaisquer Jogos Olimpicos!

Talvez isto signifique que nós "os Vintage" estamos noutra e que não nos interessa a quantidade mas sim a qualidade, por isso, está na altura de encontrar alternativas! Queremos fazer "Passeios" (e não provas) onde o grau de exigência seja ajustado (nem muito fácil nem muito dificil) e onde a componente social seja um must mas onde não seja necessário encontrar pelo menos umas 10.000 bikes no caminho!

Não Jakas e Trips, o Extreme Gerês/Xurês não é - para a maioria - uma alternativa... Antes um castigo!!!
PS. Amigos, venham de lá as instruções para inscrever uma segunda equipa da Vacaria nas 24 horas de Monsanto (isto se não estiver tambem já fechado o periodo de inscrições...!!!!!!!!!!!)

Abraços,
Mourex

8 Comments:

At 22:48, Blogger Trips said...

Grande Mourex,
Obrigado pela homenagem.
Nós somos do tempo...
Também não me inscrevi em Portalegre. Era meu objectivo fazer os 100km, assim ficam guardados para 2010!! Pode ser que mais Vacas também venham.
Estou de acordo com mais passeios. Mas, não me levem a mal, fiz natação de competição durante 16 anos! E por isso de vez em quando faz-me falta uma competição.
Assim, na próxima semana começo a correr para tentar fazer o duatlo do Jamor dia 1 Fevereiro. Disse tentar pq não sei se a Martita nasce nesse dia!!! Alguem alinha? Se quiserem saber como é digam pq eu fiz no ano passado, e não é dificil.
Um abraço

 
At 19:19, Blogger Jakas said...

Amigo Mourex, bela prosa!! É verdade que os passeios, apenas passeios, são boa onda, mas afinal todos nós gostamos de vez em quando de superar os nossos proporios limites. Seja fazer mais kilometros do que já se havia feito, seja fazer o mesmo número em menos tempo, seja para terminar á frente daquele(a) gajo(a) que nos passou lá atras... ;o)) O Xures/Geres foi uma experiência, gostei de ter participado. Mas voltar...
Trips, eu sou gajo para alinhar contigo nos treinos. Quanto à prova logo se vê.

 
At 20:22, Blogger Der Alte Fuchs said...

El Mourex, por aqui tb não houve sorte nenhuma na inscrição para Portalegre!

Estou convosco. O que interessa não é competir, é testar sempre os nossos limites. E se, de vez em quando, sabe bem um teste "cronometrado", o que realmente interessa é o cunbibio!

Por falar nisso, as inscrições para os trilhos de Pontvel - dia 11 de Janeiro, ao pé do Cartaxo - terminam amanhã, dia 4 de Janeiro!

Abraço a todos

 
At 23:49, Anonymous Anónimo said...

Eu ainda recebi a informação a tempo e até me inscrevi, mas sozinho não vou, e assim não paguei. Já começa a ser muita confusão esta maratona de portalegre, prefiro Alvalade/Porto Covo, mais descontraída, melhores abastecimentos e Costa Vicentina que me agrada muito.
PS: o pessoal do 85 Armada também não se inscreveu.

 
At 22:06, Blogger Jakas said...

Primão, para a inscrição nas 24h BTT de Lisboa, vai a:
http://www.24hbttlisboa.com/
e envia o formulário de inscrição e o pagamento.
Abçs e bem vinda a segunda equipa dos VVMBT.

 
At 23:28, Blogger Mar Max said...

Boas pessoal,

Para ti, Trips e companhia deve ser sem dúvida muito bom e competitivo fazer o duatlo do Jamor dia 1 Fevereiro, mas (para o lado de cá), mesmo agora começou o ano e bom, bom vai ser para o outro ano, ou seja para 2010, coisas da vida...
Para o El Mourex, boa prosa, como sempre, e Portalegre é para 2010 (quem sabe...),
Mas ainda este ano deve dar para ir á mítica prova de Alvalade/Porto Côvo, que gosto bastante,
Abraços
MM

 
At 00:07, Blogger Mar Max said...

Estava-me a esquecer, e temos que ir á Rota das Adegas, Datas alguém sabe?

 
At 10:11, Blogger EL MOUREX said...

ALVALADE PORTO COVO: SIM (OBRIGATÓRIO!!!)

ROTA DAS ADEGAS: SIM
Em relação a esta ultima, notem que é só em Dezembro... Temos de esperar. Em Novembro passado ainda lhes liguei, mas como estaría em Macau por essa altura nem pensei mais nisso.

COMPETIÇÃO: Eu tambem gosto de um bocadinho de competição e o Jakas tem razão sobretudo em relação "...áquele gajo que montado na sua Confersil já me passou 2 vezes e isto não vai ficar assim, ai não vai não..."!!!

Obrigado pelas V. palavras meus velhos; é um prazer estar aqui con usteds!

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...