sexta-feira, janeiro 02, 2009

EU SOU DO TEMPO ...

Vou vos contar um pouco da minha história como betetista.

Era uma vez....! eu sou do tempo...!

Comprei a minha Specialized Rockhooper já lá vão 16 anos! Foi me oferecida pelo meu aniversário pelos meus pais. A partir daí começei a dar as minhas primeiras pedaladas no BTT.

Primeiros locais foram ao pé do rio (ainda não havia Docas!), Estádio Nacional (o caso very light ainda não tinha acontecido e podiamos andar por todo lado pq nada estava vedado) e Sintra.

Equipada com Alivio desde os desviadores até aos calços dos travões passando pelo eixo pedaleiro, e as mudanças eram GripShift. Na altura fazer mudanças na bike era caro, daí que fiz as minhas primeiras alterações ao fim de quase 2 anos!! Comprei uma suspensão Rock Shok (40cts!) e no ano seguinte comprei os SPD (+20cts). No 3º ano fiz a compra do tão famoso cubo Ringley! Porque fui a Odemira fazer um triatlo e ao colocar a bike no suporte traseiro do carro, esqueçi-me lá da roda da frente (sim, porque eu sou do tempo dos suportes traseiros, que tinhamos que tirar uma roda para que a bike não ultrapassa-se muito as medidas do automóvel).

Depois com o passar do tempo alterei os 2 desviadores. Coloquei XT atrás e LX à frente, travões ONZA a trás e mais tarde alterei frente e trás para V-Brakes.
E durou 14 anos!! É verdade. A corrente partiu tinha 13 anos!!
Já não se fazem materiais como antigamente.

Esta menina sofreu bastante nas minhas mãos. Mas as minhas costas também!

Nos primeiros anos, como Mourex disse, havia muito poucos passeios e poucas provas. Mas houve uma prova internacional no Jamor (talvez 1995), estiveram cá internacionais como o Tinker Juarez (na altura este americano tinha aspecto de indio!), e eu também fui na classe Promoção. Não sei em que lugar fiquei, mas lembro me que foi uma prova com muita lama (penso que ainda a tenho em VHS!...).

No ano seguinte fiz uma em Monsanto. Esta fazia parte do campeonato nacional.

Os tempos mudam e no BTT muito mudou.

São muitos os betetistas hoje, alguns são porque entraram na moda de comprar uma bike ou de andar com suportes na parte de cima do carro porque fica bem!!

A evolução nas bikes foi muita. Mais leves. Mais suspensões totais. Mais travões. Mais carbono. Mais pedais. Mais pneus. Mais marcas. Mais lojas. Mais provas. Mais passeios. ...

Será que vai haver tanta evolução no futuro? Vai haver, no entanto, penso que o caminho agora será para a redução do peso dos vários materiais.

Salut a todos os Vacas

P.S. - Já agora, também evolui e à 1 ano e meio comprei uma Specialized Epic Carbon.....

1 Comments:

At 10:16, Blogger EL MOUREX said...

MUITO BOM TRIPS! MUITO BOM...! Era exactamente assim; fazer upgrades nas bikes era um investimento sério. Um simples avanço, guiador ou espigão de selim custavam - proporcionalmente - muito mais dinheiro que hoje. Começaste a pedalar muito jovem, daqui por 30 anos és capaz de ser um dos Mountain Bikers mais antigos de Portugal ehehehehe

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...