quarta-feira, janeiro 02, 2008

FINALMENTE...!

Está finalmente em vigor em Portugal, a lei contra o fumo do tabaco na maioria dos espaços publicos fechados! Chegou algo tarde em relação a outros países, mas ela aí está para ser cumprida. Só é pena a lei não ser aplicada desde já em pleno, mas estou certo de que mais ano menos ano, serão os próprios cidadãos a reclamar essa plenitude.

Por causa das frequentes viagens que faço, já tenho alguns anos de experiencia em relação a esta matéria e por isso me dou ao trabalho de aqui expor alguns pontos de vista, de forma a demonstrar que todos os "iluminados" que têm nos ultimos dias dado entrevistas ás televisões dizendo que a lei é tirânica, castradora, fascista, fundamentalista, não sabem do que estão a falar e daqui por 2 ou 3 anos nem se lembram desta "problemática" questão...

Comecemos pela Noruega, o 1º país europeu a restringir o consumo de tabaco em espaços fechados. Começou logo bem; não se fuma em lado NENHUM e pronto. Grande, médio ou pequeno, privado ou publico, seja o que for... é fechado, não se fuma! E na Noruega está um bocadinho mais de frio do que em Portugal.

Cheguei a Oslo logo em Janeiro desse ano. Ninguem resmungava e todos os fumadores vinham para a rua fumar. Tranquilamente e a nevar... Hoje - creio que já lá vão talvez 4 anos - ninguem fala no assunto e tenho para mim que dentro de 15 ou 20 anos a população Norueguesa (e Escandinava em geral), será - maioritáriamente - não fumadora, porque os hábitos de consumo são poucos e todos sabem que fumar não traz nada de bom!

Vi numa peça do telejornal que há meia duzia de Discotecas a recolher assinaturas para que se altere a lei... Saibam que a primeira coisa que se sente quando se entra numa Discoteca - na Noruega, Estados Unidos, Itália ou Finlandia - é a frescura do espaço. Logo depois chegam os perfumes e os cheiros das mulheres! E ao fim da noite, mesmo com muitos copos, a sensação de leveza e bem estar é bem melhor; o fumo do tabaco - activo ou passivo - manda todos abaixo e a ressaca (do alcool) é muito maior quando se inala fumaça. Outra coisa boa é que no dia seguinte ainda não vai ser necessário mandar o casaco para a lavandaria!

Mas o melhor é poder saborear um jantar sem levar com o fumo dos outros. É que disso nem os fumadores gostam! Faz algum sentido estar a jantar e a inalar aquele fumozinho ordinário? Nããã... verão que a partir de agora a comida vos irá saber melhor.


E nos shoppings? Aquela malta com o cigarrito ridiculamente pendente no canto da boca, a mandar fumo para fora porque as mãos estão ocupadas com os sacos das compras e invariavelmente, a fumaça a entrar-nos pelas narinas sem que tal seja necessário. E quando compramos roupa nova e já em casa a retiramos do saco e levamos logo com o smell do tabacum que já está ele próprio entranhado na loja?

E as crianças? Que vão deixar de levar com o fumo só porque sim?! Isso sim, é democracia!

Deixem-se de tretas e de dizer disparates na TV. É que está toda a gente a ver e ouvir...! Modernizem-se e deixem de fumar. Sabem que são cada vez mais os pobres (de espirito) e os menos cultos que mais fumam? Ah pois é; nas sociedades verdadeiramente evoluídas, fumar está completamente OUT e o preço dos cigarros é verdadeiramente HIGH!


By the way; fui um fumador indomável durante 17 anos. Já não fumo há quase 8 anos. Deixei de um dia para o outro - literalmente - porque me apeteceu! Tenho a certeza que desta feita, os meus cada vez menos amigos que ainda fumam, tambem vão deixar de fumar. E porque não, começar a andar de bicicleta? Só custam os primeiros 1000 kms!!! A partir daí o pulmão começa a limpar eheheheheheheheh


3 Comments:

At 20:34, Anonymous Anónimo said...

Amigo, deliciei-me uma vez mais a ler a tua crónica sobre o tabaco e fumadores. Apesar de vez em quando gostar de fumar um cigarro concordo e subscrevo o que acabo de ler. Uma vez mais me deliciei com as crónicas do El Mourex.....bj gordos Galhaço.

Sandrixa

 
At 11:53, Blogger Mar Max said...

...
Artigo 4º.

Proibição de fumar em determinados locais

1- É proibido fumar:

a) Nos locais onde estejam instalados órgãos de soberania, serviços e organismos da Administração Pública e pessoas colectivas públicas;
b) Nos locais de trabalho;

...

Todos sabemos a clara diferença entre a) e b)

Divinal... A honestidade do legislador acima de tudo.

MM

 
At 12:17, Blogger EL MOUREX said...

Eheheheheheeh
O Senhor Professor agora esteve bem!
LM

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...