segunda-feira, março 29, 2010

Last call for SRP160...

People,

transcrevo o relato de um dos organizadores. Parece-me auto-explicativo...

""Felizmente Há Luar" O título da obra de Luís Sttau Monteiro, que no nosso caso serviria perfeitamente de mote à epopeia que ao longo de 16horas durante o passado sábado, nos levou pelos 162Km do percurso do SRP160.Para os que eventualmente se interrogaram como correu, este ecrã do GPS deve ser esclarecedor:Pedalar 162Km, depois de estar 4 semanas sem pedalar não foi das mais brilhantes ideias que tive nos últimos tempos, mas como diz um amigo meu: Tão mas somos homens, ou somos ratos?!E com isto nos fizemos ao trilho.Dos 5, chegámos 2 ao fim (haja gente com juizo).Dos 162Km, cerca 40Km foram feitos já depois de anoitecer.Noite cerrada, e tão somente com uma lanterna de leds, "apalpávamos" os trilhos, e no malfadado Km 144 o pneu tubeless que vinha a perder pressão descola do aro, roda completamente em baixo, e levo com a marreta psicológica. Entrei em desespero, era morrer na praia! Demasiado escuro, demasiado cansado, a simples tarefa de colocar uma câmara de ar no pneu parecia-me algo completamente hercúleo! Valeu-me a pertinácia do "louco" (Freddy82) com quem tenho tido a felicidade de pedalar nos últimos tempos, que com alguma calma e objectividade deu conta da tarefa.Roda cheia, novo ânimo e aí vamos nós, cada vez mais próximos do nosso ambicioso objectivo.Km 149 e eis que a minha corrente parte! Começo a acreditar que o que tem de ser tem muita força... mas ainda invadido pelo ânimo do esforço que o Freddy vez, saco do descrava, reparo pacientemente a corrente.Falta cada vez menos, mas ainda há um troço que não nos deixa sossegados, regos, lama, e sem o auxilio de luz, acabo inevitavelmente por me atascar até às canelas numa poça de lama. Pés molhados era algo completamente dispensável por esta altura, mas depois do que já tinha passado, era o menor dos males.Alcançámos finalmente os últimos 3Km do percurso, que são feitos numa recente estrada de alcatrão (consequência da instalação das condutas de regadio de Alqueva), e deixem-me que vos diga que nunca fiquei tão feliz por pedalar naquele alcatrão, do qual já tantas e tantas vezes havia reclamado! Avistamos as luzes de Serpa, e sem sabermos como, estamos a subir a 14km/h, algo que nos parecia completamente surreal!Foram necessárias 9 sandes, um twix, 5 sumos, 2 batidos supreme gainers, 1,5L bebida isotónica, 4L de água, uma dose de loucura acima do nível e muita pertinácia e preserverança.Para trás ficam as cólicas intestinais, um rabo muito assado e dorido (sim Cristóvão, abençoado bpantene ), um "furo", uma corrente partida, 12h28min a pedalar e cerca de 3h30 parados (não bate certo com o GPS porque desliguei numa paragem + longa ).Às 23:28 do sábado de 27 de Março, sentimos o sentimento de realização que só os finishers do SRP160 compreendem, e que bom que é!(Ao Km 90, e já "só" faltavam 72 até ao fim )Com este meu relato do nosso reconhecimento integral do percurso do SRP160 2010 a pedalar, fica mais uma vez patente aquilo que tenho dito sobre a importância da companhia ao longo do percurso. Muito cuidado com o factor psicológico!Naturalmente, enquanto organizador, tenho a dizer: "Não tentem fazer isto em casa"Ou seja, no dia 17 de Abril os participantes dos 160Km devem estar em melhores condições físicas que nós, pois terão um limite de 12h para concluir o percurso estes mesmos 162km, justamente por questões de segurança que estão relacionadas com o limite de horas solares disponíveis nesta altura do ano.Já falta pouco "

Abraços

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...