quarta-feira, junho 18, 2008

Vacas Velhas nas 24h de Monsanto

Uns devido ao aproveitamento dos dias festivos para descanso e outros a outros motivos, não foi possível aos Vacas Velhas M.B.T. estarem presentes na sua maior força neste tão prestigiado quanto duro evento passado no fim-de-semana de 14 e 15 de Junho em plena mata de Monsanto. Sendo um verdadeiro teste às capacidades físicas e anímicas de qualquer atleta assim como uma experiência memorável para qualquer entusiasta pelo BTT, coube ao David “Armstron”, ao Rui Baptista, ao Paulo Cachudo e ao Rui Maltês irem representar e defender as “cores” dos Vacas Velhas.
Aqui fica o texto na primeira pessoa descrito pelo grande “Armstrong”:

My First 24h BTT

Uma equipa de 4 elementos onde alguns só se conheceram 30 min antes de começar a prova.
Objectivo: Apenas participar!!
Time Table: 14 e 15 de Junho
Hora combinada em minha casa 9:30h
Hora combinada no local da prova 10:00h
Hora Briefing da prova 11:00h
Hora de inicio da prova 12:00h
Local da partida parque de Campismo do Monsanto
Quanto à classificação fizemos na realidade 12 voltas, não estão contabilizadas:
-1 volta ao Rui Baptista - tinha o sensor mal colocado;
-1 volta ao Paulo Cachudo - de noite fizemos três juntos e só contou uma;
-1 volta ao rui Maltês - de noite fizemos três juntos e só contou uma;

E os tempos da organização também não estão correctos, porque a minha melhor volta foi a segunda e não a primeira (51 minutos)

Na noite anterior à prova na minha garagem ultimavam-se os preparativos nas máquinas, a montagem de luzes e o meu novo computador com cardiofrequencímetro...

9:00h toca o despertador, hora combinada em minha casa 9:30h, já despachado aguardo a chegada do Paulo Cachudo, chega às 10:15h a dizer que se esqueceu das luvas e que vai voltar a casa... pediu-me para ir ao Decathlon comprar luz traseira para a bike dele (era obrigatório)... Lá vou eu ao Decathlon fazer as comprinhas... chego ao local da prova às 11:15h, o briefing já era... toca a preparar a bike e a logística para arrancar... encher pneus por o suporte do cantil na bike, vestir a camisola do clube do coração (Vacas Velhas), enfiar o capacete e quase à hora de inicio bora lá prá partida no parque de campismo do Monsanto.

Estava um calor do caraças e só ía arrancar para uma prova de 24h dasssssssss... havia muitos concorrentes mas pensei que pudessem ser mais, para quem já tinha participado na Maratona de Portalegre com 5.000 participantes... Mas dada a dureza anunciada desta prova compreendia-se o menor numero de participantes.

Buzina da partida, aí vou eu mais a cambada toda para o trajecto de 12km e qq coisa.... para os gajos da frente parecia que a estrada ia acabar naquele momento tal era a ganância com que pedalavam... Primeira dificuldade a subida inicial Longa subida em estradão com um single track no final antecedido por uma subida íngreme que se faz em 1 x 2 ou 1 x 1 e onde começam as primeira paragens devido ao aglomerado de bttistas, (foi a única paragem devido a aglomerado), ainda assim perdeu-se 10 minutos... o single track acabava ao largo do restaurante luneta do panças onde de seguida se desciam as escadas, os mais cuidadosos desmontavam, senti-me especial porque ao descer em grande estilo com os meus 120 kg a carregar em cima da minha bike (coitadinha) ouvi uma voz a dizer "...um dia também vou conseguir descer assim..." (era pq ainda não me tinham visto a subir todo roto)... 200m a seguir curva à esquerda e o single track desta vez a descer um bocado acidentado com pedras e ramos mas agradável e rápido... de seguida um estradão de 500 m talvez mas a subir, curva à direita entra noutra estrada sobe mais e eis que se chega aquela zona onde tem uns campos de basket uma das zonas mais altas do Monsanto talvez com uma bela vista sobre a ponte 25 de Abril e à noite é fabulosa mesmo, eu começava as subidas nas calmas mas depois tentava sempre acompanhar alguns, só que a pulsação começa a subir... eh eh eh não há milagres para 120kg, assim que aligeiravam as subidas passava uns quantos... e assim foi continuando a volta, passando pelo parque de merendas junto aos half-pipes tendo uma subidinha bem lixada antes, passado o parque, estradão a descer, toca a por mudanças pesadas a velocidade a aumentar começo a passar uma data de concorrentes, azar devia ter virado antes aí uns 500m antes, má sinalização do percurso, atrás de mim vieram alguns concorrentes tb (qd lá passei de novo na minha 2ª volta já tinham posto uma barreira, para melhor sinalizar) ... toca a subir fosgasse que doi, e ainda por cima esta nem conta... eh eh eh !!!!!!!! estradão de novo que vai dar ao Chimarrão do Monsanto e a seguir descida em single track todo cheio de pedra buracos ramos troncos e já uma data de malta com pneus furados... passasse pela estrada e toca a subir numa longa recta (na estrada que passa por baixo da auto estrada quando vimos do bairro da boavista) com o track todo marado pelas chuvas anteriores onde restava pouca margem de erro para ir direito há vala... sobe sobe balão sobe até lá acima e vira à esquerda ligeira subida e descansa as pernas é a direito graças a Deus... vejo uns gajos ali a 50 metros em sentido contrário a descer e penso boa isto agora começa a descer, errado ainda tinha de ir dar uma volta de 3 km eh eh eh. Ali seguia eu agora em direcção à ajuda umas subidas sigle tracks ligeira descidas e um estradão a descer junto a um muro boa!! Toca a ripar durante 300 metros... esquerda!!! Ouve-se alto... é pá só pedra!!!!!! Coitada da minha bike... pedra desce vira desce pedra outra vez... e de novo um single track rápido e suave vira à direita sóbe um bocado e controlo electrónico de passagem faltam 5km para a meta sobe de novo até à estrada passa no tal sitio onde eu tinha visto os tais gajo a 50 m em sentido contrário, um single track agradável uma vala com agua sobe de novo e começa a zona da morte decida rápida acidentadissima sempre a abrir falta cerca de 3km para a meta desce desce pedala acelera cuidado que cais... começo a ganhar distancia para os gajos de trás e penso se calhar vou depressa de mais o melhor é abrandar que ainda me fod# todo!!!! Já não venho fresco e gostava de sentar o cu no celim e endireitar a costas para aliviar os rins... mas o track não deixava e era continuar a ripar por entre troncos buracos, pedras etc... o engraçado é que me apetecia que a descida acabasse para descansar um cadinho os rins e a tensão das pernas (é que eu não tenho pedais de encaixe e faço uma força do camandro para não descolar os pés dos pedais naquelas descidas acidentadas) eis que finalmente acaba a descida começa a subir a subir a subir e fod@-se já podia era acabar a subida..eh eh eh e lá acaba para beber uma aguinha e só faltam 2km para o final.... e é a descer entra-se de novo na tal estrada que passa por de baixo de auto-estrada mas a descer e na estrada mesmo... pedaleira maior carreto mais pequeno 50km, 55km, 60km, 68km, 70km fod§-se é para virar à esquerda, travões a fundo 1kg de borracha queimada para o camandro!!!!!! Mais uma recta uma direita e uma recta a descer sempre a abrir um gajo a minha frente a dois metros vou passa-lo muita pedra e brita grossa solta vou muito perto do tipo da frente e vejo uma armadilha, derrapa a roda da frente entro em Ss levanto os pés dos pedais vou quase a estatelar-me todo e eis que bato numa pedra com a roda da frente que me catapulta para cima de novo de pés no ar consigo equilibrar-me tudo em fracções de segundo... ufa já passou...esquerda, direita e entro no alcatrão e lá passo o tipo... sempre a descer esquerda, ultima direita (um cavalinho em aceleração) desce e está feita a primeira volta 58 minutos. E Arrancou o segundo elemento Rui Baptista, depois o Paulo Cachudo e em seguida o Rui Maltês.

Na minha segunda volta foi tudo mais calmo já sem confusões, com andamento mais controlado e ainda assim melhorei o tempo para 51 minutos.

Ao fim do segundo turno infelizmente sofremos o primeiro contratempo desistiu um dos nossos colegas de equipa, ficámos três, eu ainda arranquei para a terceira volta, eram 20:45h já era obrigatório levar luzes... Foi um turno de bom samaritano para mim, dei uma lata de spray de enchimento rápido a um concorrente que estava parado sem ferramentas e sem câmara de ar... (nunca mais o vi) e na passagem por um dos postos de abastecimento que parei para beber agua em conversa com o comissário ele disse que estava desde manhã sem comer, já eram 21h parei e dei-lhe umas barras ele só queria uma, devia ter vergonha, tive de lhe empurrar a segunda... pois quem não é para comer não é para trabalhar... eh eh eh
Cheguei ao fim à volta de 1 hora mais ou menos...

Chegado do meu terceiro turno, o grupo preferiu ir comer e uma vez que era a primeira vez para todos andar de noite havia um certo receio... então eu propus irmos os três restantes assim que se fizesse a digestão, assim já não havia medos!!!!!!

Lá arrancámos novamente à 01:45 para a volta mais saborosa!!!!!! Andar à noite é realmente maravilhoso e a vista sobre o rio e a ponte??????? FABULOSA





Espetacular, não deve ser? Fica a promessa de agendarmos esta prova no nosso calendário e efectuarmos uma preparação séria e atempada, boa? Para finalizar, resta deixar aqui os PARABÉNS aos 4 participantes que foram defender e bem a camisola dos Vacas Velhas! Temos Vacas novas a acompanhar a manada? ;o)

8 Comments:

At 09:22, Blogger Trips said...

Parabéns ao Armstrong e seus companheiros em tão épica prova.
A Vossa participação já é uma vitória.
Proponho que estejamos com atenção à divulgação desta prova para 2009, pois pode ser uma "cena" engraçada para fazermos.
Um abraço

 
At 11:30, Blogger Jakas said...

Malta, bora lá participar em 2009! Levamos uma bela de uma autocaravana, uns enchidos e umas febras à maneira, regadas com um tintol para dar alma à coisa, com um somzito catita a bombar, que tal??

 
At 14:55, Blogger Mar Max said...

PARABÉNS para toda a equipa,
E claro que vamos tratar disso,
Podem contar comigo,
Deve ser lindo andar em monsanto á noite,
Abçs
MM

 
At 11:14, Blogger EL MOUREX said...

O ARMSTRONG É DE FACTO O MAIOR!
Parabens companheiro, já ganhaste! Sendo Monsanto o nosso playground e conhecendo-o nós tão bem (...), é fantástico o que aquele parque tem sempre de novo para nos oferecer não é?! Já pedalei várias vezes á noite em Monsanto mas nunca ás 3 da manhã; se para o ano a prova não calhar no meio das férias (lol), tambem gostava de ir! Abraço, Mourex

 
At 17:23, Blogger Mar Max said...

Onde estão as fotos?

 
At 14:44, Anonymous Anónimo said...

Obrigado malta, aquilo é mesmo maravilhoso, e como disse o Garcia, com uma autocaravana para o ano é ouro sobre azul!!!
Devo dizer que fui para a prova só de T-Shirt, tipo à campeão, lixei-me que apanhei uma gripe... eh eh eh
Temos de combinar ir lá um destes dias a Monsanto, para fazermos o circuito da prova para vocês conhecerem...

Gostava de para um ano se conseguir fazer pelo menos 24 voltas, para a nossa (minha) preparação é puxado mas não é impossivel... e há noite é o mais fácil em termos de desgaste fisico.

 
At 10:28, Blogger Jorge Menau said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 10:31, Blogger Jorge Menau said...

Vejam lá se encontram fotos vossas por aqui.

http://picasaweb.google.com/video.btt/24HBTTMonsanto

Se quiserem alguma(s) mandem mail com o link ou o nº da foto para:
jorge.menau@gmail.com

Abraços em especial para o "Grande" David.

JM
http://rtpbike.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...