segunda-feira, setembro 27, 2010

O rescaldo do Geo-Raid Montalegre

People,

começar por vos agradecer as palavras de conforto e encorajamento. Aqui, na quietude do meu sofá, depois de já ter ido correr uns bons 25 minutos (para ver se o ácido láctico me larga mais depressa!) li as vossas palavras e confesso ter ficado emocionado...

Ainda faltam algumas fotos para vos mostrar, mas prometo que assim que elas chegarem - uma em particular, à chegada da 2ª etapa, vem logo para aqui! - mas garanto-vos que este "sonho" que me tirava do sério já está cumprido!



 Ao todo foram quase 180 kms em dois dias, 5500 m de D+ (lê-se desnível positivo), quase 15000 kcal, muitos litros de água, frutos secos, uma barra ou outra, um chocolate e muita adrenalina! Como sempre o desafio foi cumprido na íntegra, FELIZMENTE!, e até correu melhor do que esperava. O espírito Geo-Raid é inexplicável para quem não vive a soul do BTT, a magia de se perder na natureza, a dureza de suportar o esforço, o cansaço e a alegria do companheirismo, da dedicação, do esforço e de alguma glória. O Geo-Raid, na minha humilde opinião, é um teste à nossa resistência...

Adorei este desafio! Ainda sinto partes do corpo em que já não sabia que existiam músculos... e fiquei com vontade de ir fazer o Geo-Raid Series em 2011... mas isso, logo se vê!

Foram 2 dias em que à partida a temperatura chegou aos -1ºC e a geada pintou de branco a vegetação do planalto barroso. O cenário é brutal, com grandes fragas de granito, as famosas vacas (barrosãs, claro!) e serras a perder de vista. Na 1ª etapa, em que contabilizamos no GPS 111kms percorridos, saímos de Montalegre e entrámos no Parque Nacional da Peneda-Gerês, passámos várias vezes a fronteira entre Portugal e Espanha, para fazer um break em Pitões das Júnias ao km 61. Comemos uma sopa de legumes caseira, um queijinho, um cesto de pão e duas Coca-Colas; foi pela vidinha! Nessa altura já levávamos quase 2000m de D+.... faltavam 1500m D+ em 51 kms! Neste dia fizemos duas passagens a 1400m de altitude...

No primeiro dia terminámos em último lugar, quando faltavam 20 minutos para fechar o controlo da chegada. Tivemos direito a "escolta"... o Tiago Lajes, o finisher dos Finishers deste Geo-Raid Series 2010, mais conhecido como bike-vassoura, apanhou-nos a 8 kms do fim, quando já parecia que não havia fim! À chegada, as quase 20 pessoas da organização brindaram a nossa passagem pelo arco da meta com um valente coro de palmas e muitas palavras de incentivo! Valeu o esforço e soube bem a recompensa!!!!

No 2º dia, a história já foi outra... a Vacaria galvanizou-se, apesar das temperaturas negativas à partida e das carnes já muito bem batidas... E não só não chegámos em último, como terminamos na 89ª posição (em 177 equipas) e não vimos o Tiago Lajes!!!!! O ponto alto da "festa" foi a subida à Serra do Larouco, a 3ª mais alta de Portugal (e tá tudo dito!) e para terminar, novamente o Alto do Facho!

Parecíamos uns putos à chegada.... depois vêem nas fotos! Se não fosse o Togu, não sei se teria conseguido terminar o final da 1ª etapa... aquele empeno final até ao Alto do Facho.... XIÇA!

Para terminar em beleza,  ganhámos 2 GPS no sorteio final... só mesmo com o Togu, porque eu não tenho sorte nenhuma nos concursos... Mas o gajo tava cheio de fé e PUMBA!


Agora, meus amigos, vou tratar da minha burra, dar-lhe o merecido tratamento, pô-la a descansar destas longas aventuras durante uns tempos e dedicar-me a outros carnavais. O gosto pelo desafio vai estar cá sempre (espero eu!) e o corpo vai tentar fugir-me para o que melhor conhece, mas vou tentar descansar um bocadinho mais. Estou a precisar, apesar de me sentir em grande forma!

Um abraço forte a todos e uma palavra especial ao Togu que tem sido um companheirão, verdadeiro merecedor da camisola da Vacaria que envergou neste Geo-Raid pela primeira vez!

1 Comments:

At 21:56, Blogger Ricardo Dinis said...

Grande Hugo, estiveste em grande no Geo-Raid. Abraço, RD.

 

Enviar um comentário

<< Home

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...