segunda-feira, setembro 24, 2007

Mourex is back to the UK...

A VERDADEIRA VACA VELHA INGLESA...! Não, não é a CAMILLA...


E enquanto práqui estou - completamente abondonado e perdido num lugarejo chamado The Chequers em Kiln Lane, Wooburn Green, High Wycombe (...) - os meus amigos fazem passeiozinhos de Domingo em Belas e nem se dignam contar-me como foi...! Como foi?! Quantos Kms? Quantos bikers apareceram? E quantas VACAS? E historietas?! Vá lá; alegrem-me o dia...! Amanhã á noite volto aqui á procura de vocês meus prezados amigos!!! Até lá, Mourex

quarta-feira, setembro 19, 2007

CONVERSA DA TRETA Á VOLTA DE UMA BIKE Á VENDA...

Deu direito a 10 emails de conversa da treta a temática do "VENDE-SE BICICLETA; VAMOS A CASA - MOTIVO Á VISTA"! E porque nós tambem vivemos de non sense e palhaçada, aqui ficam - na íntegra - os emails que trocámos.

Os textos são da responsabilidade do seu autor...!


E vá lá que desta vez foram só 10; ás vezes - quando o Marmax decide expor as suas ideias - isto sobe aos 27 mails...! E se o Moitex for metido ao barulho então são no minimo 379...
------------------------------------


1 - De: Luis Aguiar
Carissimos,
Tenho um colega meu do trabalho, que está a vender um Specialized Epic Comp 2007 Junho
Quadro M com cerca de 300Kms!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se souberem de alguem que esteja interessado.....
Um abraço

2 - De: Nuno Garcia
Tu????

3 - De: Luis Aguiar
O quadro é pequeno!
Para mim tem que ser o L

4 - De: Luis Moura
Que mania tu tens das grandezas...
Dá-lhe 1000 Euros e não se fala mais nisso pá...

5 - De: Nuno Garcia
Olha, tá com as manias das grandezas.... vê lá se um tamanho M não te chega.... O Mourex andou com uma SCOTT Octane tamanho S servia...

6 - De: David Courelas
Querem ver que ainda me serve a mim...

7 - De: Luis Moura
Eheheheheheeh!
É bem verdade; mas com o amortecedor e a suspensão a fazerem cursos de 150 mm a bike ficava mais alta....!!!

8 - De: Luis Aguiar
Para quem já viu o tamanho da minha piroca, percebe porque eu preciso de um L!!!!!!!!!!!!!!!!!!

9 - De: Luis Moura
EEEEEEEEEEEEEEEEHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
Sem argumentos, vem falar da mola.... Lamentável. É assim que querem atrair gajas para o nosso clube? Se calhar é!!!!!!!!!
Mas qual é a relação entre o size da piroca e o size da bike? Vais dar uma fodinha no quadro? E enfias por onde; pela pedaleira ou pela escora traseira?!

10 - De: Luis Aguiar
Vê-se mesmo quem já deu uma em cima da bike e quem não deu!!!!!!!
EHEHEHEHEHHEHEHHHEHEEHHEHEHEHHE


------------------------------------

O Gizé fez ontem 40 anos. Foi uma bela festa!
E como para além de ser um bom amigo, já jantou com as Vacas Velhas e os Olavos (na Trattoria) e é um leitor assíduo do nosso blog (lamenta não saber andar de bike para se poder escapar...) e para além disso tem uma foto épica aqui publicada -Outubro 2006 - aqui ficam os nossos parabens!!!
Aqui fica foto onde está Gizé, moi même e La Patrone e claro, o Moitex!


terça-feira, setembro 18, 2007

JULIETTE & THE LICKS NO RIO DE JANEIRO

Conforme prometido, aqui está ela (a bike mais avariada de Hollywood) agora ALIVE & KICKING:

Vacas Velhas e Olavo Bikers em Monsanto 08.09.2007

Com a visita dos nossos amigos Olavo Bikers de São Paulo, resolvemos mostrar-lhes alguns dos locais mais emblemáticos para a prática do MB na zona de Lisboa. Como não podia deixar de ser, Monsanto estava incluido no roteiro. Neste dia, saímos do Hotel Mundial em direcção à Praça dos Restauradores, para subirmos a Avenida da Liberdade e depois até ao alto do Parque Eduardo VII, de onde se podia avistar a Praça do Comércio... Daí seguimos para monsanto, por Campolide. Depois da apresentação de Monsanto aos Olavos, descemos até ao Restelo para uns merecidos pasteis de Belém! Com as baterias carregadas pelo pastelinho, rumámos pela Avenida Marginal até ao Guincho, onde nos foi servida uma mais que merecida refeição!! Ficam aqui as imagens recolhidas pelo Petrov.

segunda-feira, setembro 17, 2007

VVMBT - Nucleo Duro

O Nucleo Duro dos VVMBT reuniu-se este Domingo para um "rapid raid" no playground de Monsanto. Só não esteve presente o nosso Presidente Marmax por uma razão plausível; foi representar as nossas cores na Mini Maratona de Lisboa, que terminou ainda cheio de saúde!
Foi divertido e sempre a abrir. Fizemos +/- 16 kms em tempo canhão (1:30) e alguns trilhos de sempre foram pedalados ao contrário (...). O Aguiar desviou-se para pedalar até á Costa da Caparica (onde o esperava "a boia") e o Gonçalo retirou-se para ir almoçar ao Alcanena com a familia; se calhar na semana passada gostou...!

Ao chegarmos ao Parking do Califa, registou-se o momento do penteado do dia; o efeito depois de se retirar o capacete!!! Aqui estão os modelitos:

quarta-feira, setembro 12, 2007

Maratona Xurês/Gerês 2007 (as fotos...)

Meus caros, aqui ficam as fotos da mais Extreme maratona de BTT de Portugal, pela camera do Gonçalo "Bijagoz" Freitas... Também existem videos, mas não vinham no cd....














A vista da Pousada na sexta à tarde... lindo!









...o anoitecer no Gerês...
O Trips e o Jakas prontos para o inicio da prova...
...o aspecto das subidas....
O reporter dos Vacas Velhas... com ar cansado, porque será?
...as vistas essas eram espetaculares....
Afinal as Specialized Enduro também lá foram.... ;o)
A descida, os calhaus... acho que foi a meio desta descida que me espalhei... eheh!!
...mais uma parte do trilho... qual trilho perguntam vocês?!?!?
A fonte onde lavei as ,imhas feridas e me refresquei, muito à frente!
Os banhos improvisados numa praia fluvial....
...venha de lá o gel de banho!!! eheheh!!

segunda-feira, setembro 10, 2007

UM FIM DE SEMANA FANTÁSTICO!

Quem foi, esteve bem e gostou... quem não foi, fosse!

Este foi um fim de semana diferente, cheio de aventuras e de emoção ao longo de +/- 115 kms. e de outras tantas horas.

Não vamos descrever os 3 passeios que fizemos; a palavra é dos Olavo Bikers e a palavra deles é a nossa tambem. Por essa razão, os textos que apresentamos de seguida sairam directamente da pena do "reporter de serviço", o nosso amigo Tonico Ferreira.

Visitem o blog dos Olavo Bikers, abram o link Viagem á Europa e acompanhem a sua viagem em Portugal e a partir de agora em Itália, Austria e Alemanha.
Na secção Portugal / Lisboa, encontram todas as fotos deste fantástico final de semana!!!
Foi muito bom pelo pedal, pelo convivio e claro, pelos momentos de boa mesa!

Abram igualmente o blog do Portuga do Pedal; as suas descrições são excelentes; têm cheiros, aromas e dão para sentir o vento na cara e o calor nas pernas!




Parabens a todos quantos de uma forma ou de outra, participaram e tornaram possível este evento; Vacas Velhas e Olavo Bikers! E mais uma vez, os nossos agradecimentos aos Patrocinadores.

Por ultimo, uma palavra muito especial ás nossas mulheres, namoradas, amantes, amigas ou como lhes queiram chamar (...), por praticamente não nos terem posto os olhos em cima durante 3 dias e ainda terem que nos lavar as lycras! Vocês sabem que não sabemos viver sem vocês!!!!

Serra Arrábida, em Palmela, domingo 09-07

Foi um passeio delicioso, com muita subida, pedras soltas e estradas de terra. Pedalamos 35 km por quintas e bosques. Veja as fotos ao clicar ao lado em Palmela.
Saímos de Lisboa de manhã em um autocarro (ônibus) para a cidadezinha de Palmela, ao sul de Lisboa. Logo no início do passeio, subimos uma serra e entramos em um caminho com vários moinhos, alguns deles ainda ativos.
Depois, entramos em uma linda região de mata mediterrânea, com estradas estreitas e single tracks.
Além da companhia agradável, prestativa, amiga, dos vacas velhas tivemos a assistência de três bikers locais que nos serviram de guias.
Essa região de Setubal é o paraíso dos ciclistas de Mountain Bike (cruzamos com dezenas de colegas) e do vinho Moscatel – doce, para sobremesa. Com um sabor simplesmente fantástico. Pena que não pudemos levar algumas garrafas para Sampa. Conhecemos o dono da adega, o simpático Horácio, de 86 anos.
O almoço, bem tarde, foi em Palmela, no Alcanena, com presunto Pata Negra, variados doces de ovos com amêndoas e com sangria geladinha.
À noite, um banquete lisboeta e imperial no Hotel Mundial, oferecido pelos Vacas Velhas, com show de J.P.
Um domingo inesquecível!

Lisboa a Cascais, sábado 08/09/2007
Um longo passeio neste sábado. 51 km, do centro de Lisboa até a praia do Guincho em Cascais.
Veja as fotos no álbum aeroporto e Lisboa, as novas fotos estão na sequência.
A primeira parada com foto foi no alto do Parque Eduardo VII, com a vista do centro da cidade. Depois, cortamos o Parque Monsanto, uma mata de pinheiros que é o pulmão de Lisboa. Seguimos por uma das centenas de trilhas de terra que lá existem. Foram várias subidas e descidas em single track. Os nossos anfitriões, os Vacas Velhas, mostraram que não são vacas e nem velhas. Andam sim muito bem em MTB. Têm técnica e treino.
Do outro lado do Monsanto, fomos parar em Belém, para experimentar o famoso Pastel de Belém. Vimos o Mosteiro dos Jerónimos e continuamos o passeio pela orla do Tejo, até além do ponto onde o rio encontra o mar.
Foi uma seqüência de praias e cidades: Oeiras, Praia da Torre, Carcavelos, Parede, Azarujinha, a conhecida Estoril, Cascais (uma vila charmosa) e Praia do Guincho, onde almoçamos. Sardinhas e muita cerveja para hidratar.
A volta foi de ônibus, com alguns dos pedalantes no maior sono!
A última foto da sequência mostra o gigante David (2 metros de altura), dos Vacas, com a camiseta dos Olavos. Ele tentou enfrentar o Golias de apenas um metro e meio, mas se viu frente a frente com o nosso Ivan, o Terrível.
Amanhã tem mais.
Um dos momentos grandes - e altos - do almoço; Ivan se preparando para ser demolido pelo nosso David "Armstrong", no momento em que a camiseta dos Olavos lhe serviu como uma luva!

Lisboa chegada - September 7th, 2007

Estamos em Portugal!!
A saída foi divertida. Dez bikes embarcadas na TAP e, milagre, todas chegaram ao Aeroporto de Lisboa. A montagem das bikes foi no estacionamento do Hotel Mundial e, em meio à confusão, um momento de alegria e satisfação: uma cervejinha para todos nós. Com as mãos cheias de graxa, bebemos com satisfação. Depois, almoço. Favas!!! Uma feijoada portuguesa, bem light… E pegamos um ônibus para voltar ao hotel e iniciar o primeiro passeio com os nossos amigos Vacas Velhas.
Eles foram ótimos, bicicletamos por toda a Lisboa Velha. Fomos ao Chiado e ao bairro da Alfama e, em seguida, uma pedalamos pela beira do Rio Tejo. Vinte e poucos km depois de uma viagem transatlântica!!!
Amanhã, sairemos às sete e meia da manhã. Estamos mortos… e felizes.
Beijos para todos.
Olavos.
A troca de camisetas; a dos VVMBT foi entregue por cima do Rio... Tejo.
..............................................................................

Gostava só de nomear quem - das Vacas Velhas MBT - teve o prazer e o previlégio de participar nos passeios do fds:

6ª FEIRA - Bruno Pires, Pedro Trek, Mário Max, Luis Moura, António Neves, João Pedro Amorim e Pedro Silva

SÁBADO - Leonel Gaspar, Mário Max, Luis Moura, Nuno Garcia, Pedro Silva, Luis Aguiar, João Pedro Amorim, António Neves, Gonçalo Freitas e vá lá... David Courelas!

DOMINGO - Mário Max, Luis Moura, Nuno Garcia, Adriano, Pedro Silva, JPAmorim, António Neves e Gonçalo Freitas

Foram grandes! Mas talvez o maior tenha sido o JPAmorim; para quem nunca tinha andado de bike é de Homem. Tendo ou não sido untado até ao fisting na noite de Sábado...!!!!
Ele diz que não anda mais... não acreditamos. Pelo menos todos nós gostaríamos que assim não fosse. A sua presença é uma inspiração para todos e sobretudo, a alegria nos trilhos aumenta bastante...

sexta-feira, setembro 07, 2007

"1ª Estafeta BTT Alvaladense / AlgarvCycles", 07 Outubro 2007



Amigos betetistas, A Secção de BTT do FC Alvaladense informa que já abriram as inscrições para a "1ª Estafeta BTT Alvaladense / AlgarvCycles", a decorrer dia 07 Outubro 2007, na espectacular Serra do Cercal do Alentejo.

Trata-se de uma prova de Estafetas constituída por equipas de três elementos. É disputada por um elemento da equipa de cada vez, fazendo-se a passagem de testemunho entre o atleta que termina o percurso e o que vai iniciar. Serão atribuídos prémios às três primeiras equipas classificadas de cada categoria (masculino e feminino).

Atrevam-se a participar neste desafio / novidade!

As inscrições encerram dia 01 Outubro, comecem já a formar equipas!!!

Todas os detalhes em: www.bttalvaladense.com Contacto: 9 6 6 5 2 5 7 3 3 A Organização, F. C. Alvaladense Secção de BTT Rua da Juventude, Lote 2 7565-049 Alvalade Telef/Fax 269 595 267 www.bttalvaladense.com e-mail: btt.alvaladense@gmail.com

video

quarta-feira, setembro 05, 2007

ENCONTRO TRANSATLANTICO VACAS VELHAS vs. OLAVO BIKERS

Os Olavo's que estão a caminho de Lisboa!



















Caros VACAS VELHAS,
Os OLAVO BIKERS de São Paulo estão quase a chegar a Lisboa!
É já nos próximos dias 7, 8 e 9 de Setembro (de 6ª a Domingo) e o programa final é o seguinte:

07 SETEMBRO 2007 (6ª Feira)
- Chegada a Lisboa ás 06:50; transfer em autocarro para o Hotel Mundial.
- Local para armazenamento de bikes.
- Os Olavo Bikers têm programado um almoço de favas. Há candidatos lusos para os acompanhar?

1º PASSEIO:
Objectivo: Reconhecimento da cidade.
17:30 - Encontro no Hotel no Mundial; partida ás 18:00.

1º Troço: Rossio / Chiado / Largo de Camões / Bairro Alto / Rua da Misericórdia / Teatro São Luiz / Cais do Sodré / Praça do Municipio / Praça do Comércio.
2º Troço: Sé Catedral / Miradouro de Santa Luzia / Alfama (descida) / Praça do Comércio
3º Troço: Cais do Sodré / River front (Meninos do Rio / Kais / Doca do Espanhol / BBC / Museu da Electricidade / Monumento ás Descobertas / Torre de Belem
Regresso ao Hotel Mundial pelas 20:30
KMS. ESTIMADOS: 25

JANTAR: Esta é a noite de aniversário da Mary Max, a 1ª dama do Team, esponja do Xor Presidente Marmax. Por essa razão não há jantar oficial do evento...

08 SETEMBRO 2007 (Sábado)

2º PASSEIO:
Objectivo: Almoço no Guincho.
08:30 - Meeting point: Hotel Mundial. Partida ás 09:00.

1º Troço: Rossio / Restauradores / Avenida da Liberdade / Parque Eduardo VII / Campolide / Monsanto
2º Troço: Mata de Monsanto (Alto da Serafina / Pedreira / single track Clube de Tiro / Downhill da Mata de Benfica* / Estradão de Pina Manique / Miradouro Moinho do Mocho
* Existe um percurso alternativo
3º Troço: Restelo / Jerónimos / Belem (Stop para café e Pasteis de Belem) / Algés
4º Troço: Oeiras / Praia da Torre / Carcavelos / Parede / São Pedro / Azarujinha / Tamariz (Estoril) / Cascais (Vila / Baía) / Boca do Inferno / Guia (Ciclovia do Guincho) / Guincho
Opcional: Subida até perto da Malveira da Serra para a realização do downhill do Abano.
KMS. ESTIMADOS: 40

14:00 - ALMOÇO: Restaurante O Pucaro. Mesa no terraço. Preço médio p.p.: 35,00 €
ESPECIALIDADES: Sopa de Peixe, Ameijoas, Mexilhões, Camarão e Cerveja!
16:00: O autocarro recolhe bikes e ciclistas no Guincho e regressa ao Hotel Mundial pelas 16:45.
21:00 - JANTAR: Restaurante La Trattoria. Mesa reservada para 25 pessoas. Jantar aberto a acompanhantes. Preço médio p.p.: 25,00 €
ESPECIALIDADES: Restaurante Italiano; pastas, pizzas e... vinho!

Luis / Mário / Nuno / Aguiar: Ás 20:45 encontramo-nos no Mundial para dar uma carona aos nossos convidados OK?

09 SETEMBRO 2007 (Domingo)

3º PASSEIO:
Objectivo: Fazer (mesmo) BTT e... almoço de Domingo!
08:00 - Meeting point: Hotel Mundial. Partida de autocarro ás 08:30.
O percurso na Serra da Arrábida está a ser preparado por um biker local que conhece bem a Serra. É o grande Adriano!
O desafio não será exigente; rolante, estradões de terra batida e alguns percursos (single tracks, pedra solta) de pouca exigência técnica.

KMS. ESTIMADOS: 40

14:00 - ALMOÇO: Restaurante Alcanena. Preço médio p.p.: 25,00 €
ESPECIALIDADES: 20 pratos quentes e saladas frias, bem como três mesas de queijos, enchidos e doces. E vinho! Ao melhor estilo Tromba Rija !
16:00: O autocarro recolhe bikes e ciclistas na Quinta do Anjo e regressa ao Hotel pelas 16:45.

20:30 - JANTAR DE DESPEDIDA: Restaurante Varanda de Lisboa do Hotel Mundial. Mesa reservada para 20 pessoas.
ESPECIALIDADES: É tudo bom; Menu pré definido. Sobretudo o vinho!

10 SETEMBRO 2007 (2ª Feira)
Dia livre; os Olavo Bikers vão dar uma "volta"; quem os quiser acompanhar será bem vindo!
11 SETEMBRO 2007 (3ª Feira)
06:30 - Transfer em autocarro para o Aeroporto. Os Olavo Bikers vão pedalar troços entre a Itália, Austria e Alemanha de forma a "chegarem a horas" ao Festival da Cerveja em Munique!!!
YEESSSSSSSSSS! Boy's alive!

INSCRIÇÕES:
1. Queiram p.f. informar em que passeios querem participar (incluindo almoço e transfer)
2. Queiram p.f. informar em que jantares querem estar presentes. No caso do jantar de Sábado, com ou sem acompanhante?

DESPESAS:
- Para além dos almoços e jantares que cada um de nós irá "deglutir", será necessário pagar uma percentagem dos transportes (a dividir pelo numero de presenças).
- O valor que for definido (ainda não recebi o orçamento...!) deverá ser pago ao Luis Moura para que este o faça chegar á empresa de transportes.

Os custos são:
6ª Feira: TRANSFER DE CHEGADA
A dividir por 11 Olavo Bikers: 150,00 € = 13,70 € p.p.
Sábado: TRANSFER GUINCHO / LISBOA
A dividir por app. 20 Bikers: 200,00 € = 10,00 € p.p.
Domingo: TRANSFER LISBOA / PALMELA + QUINTA DO ANJO / LISBOA
A dividir por app. 20 Bikers: 300,00 € = 15,00 € p.p.
3ª Feira: TRANSFER DE PARTIDA
A dividir por 11 Olavo Bikers: 150,00 € = 13,70 € p.p.

BRINDES:
- T-shirt Vacas Velhas / Olavo Bikers alusiva ao evento
- Jersey oficial Olavo Bikers (oferta para as Vacas Velhas)

Aguardamos os V. contactos / respostas com urgência!
PF. enviem este mail aos V. contactos.

PARTICIPEM!
Visitem o blog dos OLAVO BIKERS http://www.olavobikers.blogspot.com/ e vejam como eles se organizam! Nos seus passeios "espontaneos" chegam a aparecer mais de 150 "Olavos" e muuuuuuuuuuitas senhoras!!!!!
Visitem ainda o blog do Portuga do Pedal (link no nosso blog) e leiam o entusiasmo com que este pessoal está!
A bike do Portuga do Pedal devidamente "embalada"! O homem sabe o que está a fazer...!!!

segunda-feira, setembro 03, 2007

NASCEU + 1 VITELO!

O ARTISTA

Senhoras e Senhores,
Eis JPAmorim; a mais recente VACA VELHA do nosso pasto!
JP tornou-se ontem um VITELO ao decidir espontaneamente juntar-se á nossa manada.
JP sabe andar de bicicleta e embora nunca tenha feito BTT revelou uma certa boa forma fisica. Em Monsanto nem pestanejou ao subir a "ladeira da Decathlon" e depois a do "Chimarrão"...! Temos Vaca! Sobretudo nas condições em que o fez.
Senão vejamos:

1 - Bike completamente desafinada; depois da coça que o Leónidas deu á boa e velha Scott Octane - que nunca mais foi afinada e que como todos sabem só faltava desintegrar-se á chegada á Portalegre - não deve ter sido fácil. A bike até fazia raters eheheheheh!

2 - Depois descobriu-se que em 3ª as mudanças já não saltavam nem estalavam tanto... pernas para que te quero; foi sempre em 3ª...!!!

3 - Depois o desviador da frente começou a roçar na pedaleira (vá-se lá saber porquê). Á mão puxou-se para trás e seguiu-se caminho.

4 - Entretanto, o JP furou! Praxe...

5 - And the last but not the least, como não tinhamos uma chave para trocar os pedais automáticos para pedais de plataforma, o JP aceitou calçar os sapatos Shimano do Mário e arrancar com pedais de encaixe. Tudo bem? Não! Como todos sabem "a 1ª vez" é sempre lixada por isso imaginem este filme com uns sapatos 2 numeros abaixo...!!! Até uivava! Para além disso as luvas tambem lhe apertavam os cotos...

Fica aqui a foto dos pézinhos:




Depois foi sempre a curtir; os 20 kilómetros da praxe (Monsanto, Belem, Downtown) e almoço com direito a litro e meio de vinho verde - gelado - por caveira!

O JP está aprovado e em forma para nos acompanhar com os OLAVO BIKERS já a partir da próxima 6ª Feira. De bike afinada, claro!!!

OH pra ele a curtir:

Extreme Xures/Geres 2007 (dados técnicos)

Aqui ficam os dados recolhidos do Garmin do Jakas:

O resumo...
3.838 calorias????? Isso dá quanto em favas?








a altimetría... aquela malta não brinca!!











cerca de 1h a subir?? Pra inicio de conversa não está mal... o pior é o resto que ainda faltava vir!!











o percurso visto no mapa... daqui até parece fácil!! eheh!



















...e no Google Earth!
















Extreme Xures/Geres 2007 (Classificação Oficial)

Acabei de fazer download da classificação final do site www.geapro.com (na àrea de download).
Aparentemente houve muita gente a mudar de planos, tendo-se inscrito nas distâncias maiores, devido ao EXTREMISMO da prova, mudaram de planos. Segundo indicação da organização, estas situações dariam lugar a desclassificação... assim se percebe também os saltos nos lugares de chegada publicados...



domingo, setembro 02, 2007

Extreme Xures/Geres 2007

Sexta-feira, 31.08.2007

Por volta das 14h, eu, o Trips e o Bijagóz, os únicos Vacas Velhas a estarem presentes em tão EXTREMO evento, saímos de Lisboa em direcção à Pousada da Caniçada! Chegados à Pousada, sem dobresaltos, resolvemos antecipar as tarefas burocráticas da prova e dirigimo-nos de imediato ao local onde se encontrava o secretariado da prova para levantarmos os dorsais... A estrada da Pousada até lá era EXTREMAMENTE sinuosa e demorada... apesar da curta distância!! Chegámos finalmente ao local onde se iria dar lugar ao EXTREMO evento. O Secretariado estava bem sinalizado e o atendimento EXTREMAMENTE simpático. Após entrega do comprovativo do pagamento da inscrição levantámos os dorsais e o chip que iria controlar o nosso tempo. Aconselhados pelo Director da prova, que foi EXTREMAMENTE simpático e solícito, jantámos EXTREMAMENTE bem no restaurante do Hotel Lusitano. De regresso à Pousada, aconteceu um episódio EXTREMAMENTE caricato, o Sr. da recepção, o Xôr Costa, fez-me sair da cama onde já dormia, para vir fazer o check out antecipado, sob o pretexto de irmos sair muito cedo de manhã e de adiantarmos assim as coisas...
Na manhã seguinte, depois do pequeno-almoço tomado na sala da Pousada, com um cenário EXTREMAMENTE belo... o sol a raiar sob os montes e serras próximos, fizemo-nos à estrada. Chegados ao local de partida, com tempo de sobra, estacionámos o carro no parque da Guardia Civil e dirigimo-nos para a partida, após um pequeno aquecimento e alguns alongamentos... o pessoal, esse foi chegando, tendo-se formado um aglomerado de participantes com nós o 3 a encabeçarmos o pelotão de partida. Após um curto briefing com avisos para a dureza dos primeiros 60kms (e últimos para nós...), deu-se inicio à partida. Arrancámos na frente e a moral estava EXTREMAMENTE alta. O Bijagoz, numa primeira descida de alcatrão, quando entrou em terra ultrapassou-me em derrapagem EXTREMAMENTE controlada. Estava dado o sinal de que os Vacas Velhas estavam ali para mostrar serviço!!! Mas, digamos que foi Sol de pouca dura... de seguida entrámos na primeira subida EXTREMA da prova... foram mais de 50min. a subir... uma subida EXTREMAMENTE longa e por vezes EXTREMAMENTE acentuada e outras ainda EXTREMAMENTE técnica... Fruto das últimas noticías do falecimento de um jogador de futebol em Espanha, optei por activar o alarme do cardio-frequencímetro cada vez que atingia o máximo de BPM aconselhável para um jovem da minha idade... o que não foi dificíl de atingir nesta subida, tendo perdido o Trips para a frente e o Bijagoz para trás... digamos que os Vacas ficaram tresmalhados... eheh!! Depois desta EXTREMAMENTE longa subida, houve lugar a uma breve descida, com passagem por algumas localidades com moradores EXTREMAMENTE simpáticos e que nos gritavam "Ânimo! Ânimo!" para de novo voltarmos a uma subida EXTREMAMENTE inclinada em alcatrão e atingirmos o 1º abastecimento por volta do km 25. Pensava econtrar lá o Trips, mas tal não aconteceu. Comi duas barritas de chocolate, bebi uma garrafa de àgua de 75ml, enchi novamente o Camel Back e fiz-me de novo à estrada. O inicio desta 2ª fase começou por descer quase nada para logo vir mais uma daquelas subidas EXTREMAS. E curiosamente, a cada gancho para a direita, uma nova, EXTREMA e mais inclinada subida se abria diante dos meus olhos... sendo que já me sentia EXTREMAMENTE cansado. O Sol, esse também não dava tréguas... Pelo caminho, quando desmontava, dava para desfrutar de algumas paisagens EXTREMAMENTE belas, que sempre me ajudavam a ganhar algum ânimo... Houve ainda a passagem por uma barragem, que fiz na companhia de uns ciclistas do Boavista, que eram EXTREMAMENTE bem dispostos! Depois disso, antes do km40, deu-se inicio a mais uma subida EXTREMA, que terminou no lugar mais EXTREMO e alto da prova, passámos os 1.070m... É obra!!! Mas como tudo o que sobe, desce, iniciou-se aí uma descida EXTREMAMENTE bem vinda... não fosse a mesma EXTREMAMENTE perigosa!!! Aliado ao EXTREMO declive, havia ainda EXTREMA falta de aderência (podia ser dos meus pneus...) e seguindo o serpentear da mesma encosta abaixo, havia imensa pedra solta... numa dessas curvas com pedra solta, ZÁS!! fui ao tapete!! Acabei por ficar com a bela pernoca assim pró raspado, foi uma espécie de esfoliação, só que com pedras maiores e deixou ferida!! eheh!! Mas a maior de todas a feridas foi na alma. Os níveis de confiança diminuiram EXTREMAMENTE, especialmente porque cerca de 100mts depois do meu tralho, um outro companheiro tinha caído ribanceira abaixo e estava com um lenho no joelho que deixava ver parte do osso... EXTREMAMENTE arrepiante!! Daí para a frente devo ter queimado tanto travão como no ano e meio que tenho a bicicleta... Dassse! É que nem nas descidas um gajo podia relaxar da EXTREMIDADE da coisa!!! Mas ainda havia pior para vir... Mais umas subidas feitas, que nesta altura devido ao EXTREMO cansaço me pareciam EXTREMAS, e eis nova EXTREMIZAÇÃO... uma descida, em jeito de single track, feita sobre calhaus do tamanho de bolas de futebol... alguns do tamanho de bolas de basket! Ora isto depois de um gajo se ter mandado pró chão, não vinha mesmo nada a calhar... de modo que, na dúvida, quando a bike abanava, eu tremia, e vá de desmontar... parece que o único que curtiu mesmo largo esta secção foi o Bijagoz, que literalmente diz que voou sobre as cabronas das pedras!! Depois disto, como se não bastasse, havia ainda que fazer uma subida que aqui e ali tinha pedras do mesmo tamanho... ora aquilo mais parecia uma prova de trial... bom, lá fui andando com a minha companheira ao meu lado e pensando no bem que os meus primos tinham feito em ficar refastelados no sofá a ouvir as explicações do sr. dos alarmes, na Sofia que já devia estar à espera de noticias minhas, no Aguiar que já devia de ter passado por ali e se também tinha sofrido como eu estava a sofrer, no Bijagoz que vinha mais a trás e se também ele iria sofrer o que eu estava a sofrer, enfim ía pensando com os meu botões... Passada esta secção EXTREMA, ouve depois lugar a um pequeno intervalo a que me impus. Desmontei-me numa sombra, perto de uma fonte que corria de dentro de uma arvore. Comi uma barrita que levava comigo, lavei a ferida nessa fonte, onde enchi também o camel back e molhei a cabeça, para esfriar os pensamentos!! E segui, junto com mais um companheiro de ocasião... fomos rolando até chegar a nova descida e eu cravar as unhas nos travões, no fosse o diabo tece-las outra vez!! tendo-o apanhado em mais uma subida EXTREMA em alcatrão, onde passados alguns aglomerados de casas cheguei ao segundo, e último (para mim), abastecimento!!! Sabia que agora faltavam apenas cerca de 2km para terminar este sofrimento EXTREMO. Comi novamente uma barrita, bebi um àgua... e apressei-me a fazer-me à chegada, onde já me esperava o Trips a fazer alongamentos!!! Grande Trips, ou perna fina para os amigos, mais uma vez revelou estar à altura dos acontecimentos... Depois, foi só esperar pelo Bijagoz. Para finalizar, dirigirmo-nos a uma praia fluvial cheia de gente a tomar banho, onde nós em calções de ciclismo tomámos um banho muito refrescante, diria mesmo EXTREMAMETE frio... só faltou levarmos o sabonte para termos a colónia toda a desatinar connosco... eheheh!! Antes do regresso, passagem pela Cruz Roja para desinfectar os meus arranhões e um bocadillo com duas Colas para viagem...
Esta prova fica EXTREMAMENTE longe! foi EXTREMAMENTE dura! com algumas paisagens EXTREMAMENTE belas! com subidas EXTREMAMENTE longas e inclinadas! com descidas EXTREMAMENTE técnicas e declinadas! E foi assim, em suma, o resumo de 5h e 30min de EXTREMA dureza e sacrificio!

Nota: As fotos e videos capturados pelo reporter de serviço aos Vacas Velhas, impossibilitando-o assim de lutar por um lugar no pódio, o Bijagoz, serão publicadas oportunamente...

Frankie Goes to Hollywood - Welcome To The Pleasure Dome

É Sempre a curtir...